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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5038 - Assistência às Urgências e Emergências
Care to Urgencies and Emergencies

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
A disciplina deve instrumentalizar o aluno para:
• Proporcionar conhecimento teórico-prático;
• Desenvolver habilidades práticas no atendimento básico de urgências e emergências cardiovasculares, obstétricas e neonatais.
• Compreender a base dos princípios de terapêutica geral e específica das situações clínicas mais comuns.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3248899 - Adriana Caroci Becker
595151 - Angela Megumi Ochiai
2507882 - Natalucia Matos Araujo
 
Programa Resumido
Perfil brasileiro de morbi-mortalidade geral e de morbi-mortalidade materna e perinatal. Estrutura organizacional de serviços de emergência pré-hospitalar e hospitalar. Limitações do atendimento em situações de emergência. Aspectos ético-legais relacionados às emergências. Definições de gravidade e prioridades na assistência. Emergências relacionadas a doenças do aparelho respiratório e circulatório e a complicações obstétricas e perinatais. Atendimento na parada cárdio-respiratória, nas emergências obstétricas e na reanimação neonatal.
 
 
 
Programa
• Atendimento especializado às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos que caracterizem uma situação de urgência e emergência.
• Suporte Básico de Vida (SBV)
• Atendimento nas hemorragias da gestação
• Atendimento nas hemorragias pós-parto
• Pré-eclâmpsia grave, eclâmpsia e síndrome HELLP
• Distócia de ombro, parto pélvico e prolapso de cordão
• Vigilância fetal intra-parto
• Reanimação neonatal
• Procedimentos em urgências e emergências e complementação diagnóstica
• Aspectos éticos-legais relacionados às urgências e emergências
• Aspectos emocionais relacionados às urgências e emergências
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Prova teórica
- pré e pós-teste prático das habilidades e simulações clínicas
Critério
• Média ponderada dos itens de avaliação. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e tiver freqüência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
Norma de recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
Prova substitutiva
• Não está prevista nesta disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
Smeltzer SC, Bare BG. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10. ed, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Urgências e Emergências Maternas: guia para diagnóstico e conduta em situações de risco de morte materna. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica da Saúde da Mulher, 2000. 119 p.
Kattwinkel, J. Manual de Reanimação Neonatal. São Paulo: Escola Paulista de Medicina (EPM), 2000.

Bibliografia complementar
Monahan FD et al. Phipps enfermagem médico-cirúrgica perspectivas de saúde e doença. 8 ed, Loures, Lusodidacta, 2010.
Nader, PJH et al. Manual para Auxiliares da Reanimação Neonatal. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 2002.


 

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