- Vivenciar a gestão de recursos, processos e pessoas nos serviços de atenção à saúde;- Identificar os modelos de planejamento nos serviços de atenção à saúde e correlacionar a gestão de modelos de atenção em obstetrícia;- Desenvolver atividades inerentes ao gerenciamento de serviços de atenção à saúde.
Eixos do gerenciamento dos serviços de saúde: gerenciamento do cuidado/ gestão de modelos de atenção em obstetrícia II; gerenciamento dos processos; gerenciamento de pessoal. Processo gerencial em recursos humanos: dimensionamento, recrutamento, seleção, educação permanente, tipos de avaliação, liderança, supervisão e motivação, comunicação e informação nas relações profissionais. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas no gerenciamento de serviços de atenção à saúde da mulher e à saúde materna e perinatal.
I. Gerenciamento do cuidado: planejamento da assistência à mulher/ Modelos de planejamento e Gestão de modelos de atenção em obstetrícia IIII. Gerenciamento dos processos/ Normas, fluxos, rotinas, procedimentosIII. Gerenciamento de pessoalAtribuiçõesDimensionamentoRecrutamento e seleçãoEscalas diárias e mensaisTipos de avaliaçõesSupervisão Comunicação e informação nas relações profissionaisAssédio moralNR 32 – norma regulamentadora / Ministério do TrabalhoIV Educação PermanenteV Liderança VI MotivaçãoVII Atividades teórico- práticas em campo / serviços de atenção à saúde da mulher e à saúde materna e perinatal.
Bibliografia Básica:CHIAVENATO, Idalberto. Teoria, processo e prática. 5 ª ed. São Paulo: Manole, 2014.DRUCKER, PETER. Tecnologia, administração e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. KURCGANT, Paulina (coord). Gerenciamento em enfermagem. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2005.Bibliografia Complementar:ALBUQUERQUE, Lindolfo, FRANÇA, Ana Cristina Limongi (1998), Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total.BELFORT, Jordan. O lobo de wall street. São Paulo: Ed. Planeta, 2014.BLUMENTHAL, Karen. Steve Jobs para jovens. Barueri: Novo Século Editora, 2012.BURBRIDGE, Anna M. Gestão de conflitos, desafio do mundo corporativo. São Paulo: Saraiva, 2012.DUTRA, J S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2009.FLEURY & FISCHER. Processo e Relações do Trabalho no Brasil. São Paulo: Atlas, 1985 (cap. 01)FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (1992), Relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das questões atuais, RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez. MANAGING Henry, M. Desvendando a dia a dia da gestão. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2010. OLIVEIRA, Djalma P. R. O. Administração de Processos- conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2013.PROTOCOLO de atenção integral a saúde da mulher. / Secretaria Municipal de Saúde. - - Tubarão : Ed. Copiart, 2010.SILVA, E. A. Sociologia aplicada à enfermagem. Ed. Manole: São Paulo, 2012.SILVA, E. A. ; ROMANINI, A. V. A formação do profissional de saúde na perspectiva da semiótica.Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2 (2014).