Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5046 - Promoção da Saúde da Mulher e da Comunidade nos Contextos Rurais
Women and Comunity Health Care Promotion in rural areas.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
• Ampliar a leitura das/dos estudantes sobre as comunidades rurais do ponto de vista teórico e pratico; • Possibilitar aos estudantes observar as rotinas das mulheres nos territórios rurais e identificar as necessidades de saúde dessa população; • Acompanhar os itinerários terapêuticos possíveis para as gestantes e parturientes nas comunidades rurais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2796301 - Jacqueline Isaac Machado Brigagão
 
Programa Resumido
Visita técnica com duração de uma semana a comunidades rurais com foco em observar as necessidades de saúde da população, especialmente em relação ao acesso as políticas públicas de saúde, as estratégias locais de promoção da saúde, visualizar os itinerários terapêuticos disponíveis para as mulheres durante a gestação, parto e puerpério. Discussões teóricas sobre promoção de saúde, territórios.
 
 
 
Programa
• Discussão teórica sobre os seguintes temas: territórios rurais e a promoção da saúde da mulher que vive em contextos rurais e os movimentos de mulheres no Brasil, a pesquisa de campo; • Visita de campo a comunidade rural (acompanhada pela docente e por monitores da pós-graduação) com os seguintes objetivos: observar as necessidades de saúde da população, especialmente em relação ao acesso as políticas públicas de saúde, as estratégias locais de promoção da saúde, visualizar os itinerários terapêuticos disponíveis para as mulheres durante a gestação, parto e puerpério; • Discussão das visitas e principais aprendizagens.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será organizada do seguinte modo, uma aula teórica presencial antes da visita técnica para preparação da visita e discussão dos principais pontos a serem observados na visita. A visita terá duração de cinco a oito dias. Os/as estudantes serão acompanhados pela docente e por monitores vinculados a pós-graduação. Ao final da visita haverá duas aulas para a discussão das vivencias e elaboração do relatório final. Cada aula teórica terá duração de 4 horas e será realizada aos sábados. Avaliação: Relatório da visita em quatro partes: a) síntese das observações, b) impressões pessoais da vivencia, c) articulação com as discussões teóricas, d) reflexão sobre as aprendizagens para a parteria.
Critério
Análise do relatório.
Norma de Recuperação
Revisão do relatório a partir dos comentários da docente.
 
Bibliografia
     
ABROMOVAY, Ricardo. Para uma Teoria de Estudos Territoriais. In: MANZANAL, Mabel; NEIMAN, Guillermo; LATTUADA, Mario. Desarrollo rural – Organizaciones, instituciones y territorios, Ediciones Ciccus, pp. 51-70, Buenos Aires, 2006. BUSS PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência da Saúde Coletiva. 2000:5(1):163-177. BUSS PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Rev Saúde Coletiva. 2007: 17(1): 77-93. GRAZIANO, José. Velhos e Novos Mitos do Rural Brasileiro. Estudos Avançados. Volume 15. no. 43. p. 37-50. 2001. p.37-50. 2001. GROSSMAN et al. Rural Versus Urban Victims of Violence: The Interplay of Race and Region. Journal of Familiy Violence. Vol. 20, no. 2, April, 2005. Organização mundial de saúde. Atenção primária de saúde. Conferência internacional sobre atenção primária de saúde. Alma-Ata, 1978, URSS, 6-12. SCOTT, Parry; RODRIGUES, Ana Cláudia; SARAIVA, Jeiza. Onde mal se ouvem os gritos de socorro: notas sobre a violência contra a mulher em contextos rurais. In Scott, P; Cordeiro, R; Menezes, M. (Org.) Gênero e Geração em Contextos Rurais. Editora Mulheres. Ilha de Santa Catarina, 2010. SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construcionista. Psicol. Soc., Porto Alegre , v. 15, n. 2, p. 18-42, Dec. 2003 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822003000200003&lng=en&nrm=iso SPINK, M. J. P. (Org.); BRIGAGAO, J. I. M. (Org.); NASCIMENTO, V. L. V. (Org.); CORDEIRO, M. P. (Orgs.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH5046

Clique para consultar o oferecimento para ACH5046

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP