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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5048 - Administração de Serviços de Atenção à Saúde II
Administration of Health Care Services II

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
- Discutir a importância dos conceitos e processos em administração relacionando-os com a organização dos serviços de atenção à saúde, com o processo saúde – doença e com a gestão de modelos de atenção em obstetrícia;

-Discutir gestão de recursos nas organizações de atenção à saúde;

- Favorecer momentos reflexivos sobre a gestão de processos nos serviços de atenção à saúde;

- Discutir gestão de pessoas correlacionando-o aos modelos de planejamento e a gestão de modelos de atenção em obstetrícia.

- Discutir gerenciamento de riscos na Era pandêmica e pós pandêmica nos serviços de Atenção Hospitalar, com foco em unidades de saúde da mulher.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
224372 - Eunice Almeida da Silva
 
Programa Resumido
Gestão de recursos, processos e pessoas (incluindo gestão da diversidade humana); gestão de risco; gestão ambiental correlacionado ao descarte hospitalar. Como forma de estimular o graduando a articular à teoria aos cenários das práticas de gestão em saúde, esta disciplina prevê visitas técnicas a serviços públicos e privados de saúde, bem como, serviços de interesse a temática da disciplina.
 
 
 
Programa
Parte I: 
- Gestão de recursos 
- Recursos físicos e ambientais 
- Recursos materiais e financeiros. 

Parte II: 
- Gestão de processos: Normas, fluxos, rotinas, procedimentos. 
- Gestão de processos, organização do serviço de saúde, gestão de recursos articulado a gestão do cuidado em obstetrícia. 

Parte III: 
- Gestão de Pessoas (Gestão da Diversidade). 
- Modelos de planejamento hospitalar e em Saúde da Mulher. 
- Gestão estratégica de recursos humanos 
- Recrutamento e seleção 
- Educação permanente, desenvolvimento e treinamento de pessoas; escala diária e mensal. 
- Gerenciamento de conflitos e negociações; tomada de decisão; comunicação e informação nas relações profissionais. 
- Qualidade de vida e gestão de pessoas 

Parte IV: 
- Avaliação dos serviços de atenção à saúde na contemporaneidade. 
- Tipos de avaliação profissional 
- Avaliação de performance profissional. 

Parte V: 
- Noções básicas de gerenciamento de riscos na Era pandêmica e pós pandêmica nos serviços de Atenção Hospitalar, com foco em unidades de saúde da mulher. 
- Gestão ambiental correlacionado ao descarte hospitalar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas, dialogadas, com apresentação da teoria combinada com a resolução de problemas. -Vivências em campo por meio de visitas técnicas e elaboração de trabalhos fundamentados na articulação teoria-prática.
Critério
Média ponderada dos itens de avaliação. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e tiver freqüência maior ou igual a 70%. Prova substitutiva • Não está prevista nesta disciplina.
Norma de Recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria, processo e prática. 5 ª ed. São Paulo: Manole, 2014.
FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (1992), Relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das
questões atuais, RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez.
KURCGANT, Paulina (coord). Gerenciamento em enfermagem. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FILHO JMJ; Ávila AA; Algranti E; Garcia EG; Cézar Akiyoshi Saito CA; Maeno M. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. ISSN: 2317-6369 (online). https://doi.org/10.1590/2317-6369ED0000120 Mitano F.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, 2015.
BURBRIDGE, Anna M. Gestão de conflitos, desafio do mundo corporativo. São Paulo: Saraiva, 2012.
DUTRA, J S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALBUQUERQUE, Lindolfo, FRANÇA, Ana Cristina Limongi (1998), Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade
de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total.
FLEURY & FISCHER. Processo e Relações do Trabalho no Brasil. São Paulo: Atlas, 1985 (cap. 01)
MANAGING Henry, M. Desvendando a dia a dia da gestão. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2010.
OLIVEIRA, Djalma P. R. O. Administração de Processos- conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2013.
PROTOCOLO de atenção integral a saúde da mulher. / Secretaria Municipal de Saúde. - - Tubarão : Ed. Copiart, 2010.
MENDES DC. Teoria Queer e gestão da diversidade: uma aproximação possível. Revista Gestão e Planejamento, Salvador,
v. 23, p. 589-604, jan./dez. 2022 DOI: 10.53706/gep.v.23.7225
SARI, V; CAMPONOGARA, S. “Aspectos relevantes da educação ambiental na visão de educadores ambientais de uma
instituição hospitalar”, 2017. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e06410015
SILVA, E. A. ; ROMANINI, A. V. A formação do profissional de saúde na perspectiva da semiótica. Cadernos de Semiótica
Aplicada, v. 12, n. 2 (2014). Medeiros EA.
 

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