Geral: A disciplina tem por objetivo apresentar aos alunos um panorama das relações-étnico raciais em saúde e da importância da atuação profissional que contemple estas dimensões. Específicos • Compreender as teorias raciais, o conceito de racismo e seus desdobramentos; • Compreender epistemologias africanas e movimentos afrocêntricos no ocidente; • Discutir raça na perspectiva da interseccionalidade; • Compreender as concepções de saúde da população negra, a importância dos movimentos sociais na conquista de direitos e de politicas publicas que incluam nas determinações sociais de saúde a questão racial • Compreender a articulação entre raça/etnia e saúde e direitos sexuais e reprodutivos. • Analisar as políticas de combate ao racismo principalmente no âmbito da saúde e promover subsídios capazes de desenvolver a habilidade de se pensar em um modelo de saúde e sociedade antirracista.
A disciplina abordará os seguinte temas: teorias raciais, relações étnico-raciais,conceitos de racismo e branquitude; raça e intersecções com marcadores sociais da diferença; raça e saúde ; raça e direitos sexuais e reprodutivos de mulheres negras e índigenas
MÓDULO I- TEORIAS RACIAIS, CONCEITOS DE RACISMO E BRANQUITUDE SANTOS, Gislene Aparecida dos. Investigações sobre a natureza e a espécie humana. In: SANTOS, Gislene Aparecida A invenção do ser negro. São Paulo/Rio de Janeiro: Pallas/FAPESP/EDUC, 2002, cap. 1,p. 19-62. MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. 2003 KILOMBA, Grada. Dizendo o Indizível: Definindo o Racismo. In: KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano. 1. ed. Berlim: Cobogó, 2019. v. 1, cap. Capítulo 3, p. 71-92. ALMEIDA, Silvio. Raça e Racismo. In: ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. 1. ed. São Paulo: Pólen Livros, 2019. v. 1, cap. Capítulo 1, p. 18-37. CARONE, I. & BENTO, M. A. S. (Orgs.). (2002). Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil In.: Psicologia social do racismo. Petrópolis: Vozes, 189 p. MÓDULO II- RAÇA E INTERSECÇÕES COM MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA CUNHA, Estela Maria Garcia de Pinto da. Recorte étnico-racial: caminhos trilhados e novos desafios. In: BATISTA , Luís Eduardo; WERNECK, Jurema; LOPES , Fernanda. Saúde da População Negra. 2. ed. [S. l.]: ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, 2012. cap. 1, p. 22-33. CRIOLA. Saúde da População Negra: A Saúde da População Negra e o SUS. Rio de Janeiro: [Sl.], 2010. p. 14-17. WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. Revista da ABPN, [s. l.], v. 1, ed. 1, p. 8-17, 2010. KILOMBA, Grada. Racismo Genderizado: Conectando “raça e gênero”. In: KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano. 1. ed. Berlim: Cobogó, 2019. v. 1, cap. Capítulo 3, p. 93-110. CRENSHAW, Kimberlé. Background Paper for the Expert Meeting on Gender- Related Aspects of Race Discriminationion. 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Available from: doi: 10.7476/9788575416150.0009. Also available in ePUB from: http://books.scielo.org/id/dcc7q/epub/monteiro-9788575416150.epub. Literatura complementar INSTITUTO GELEDÉS. Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional. 1. ed. [S. l.]: Trama Design. 37 p. PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE-SÃO PAULO. Saúde da População Negra. 2018-2021. Disponível em:https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/acesso_a_informacao/index.php?p=284332. Acesso em: 18/08/2020 Política Municipal de Saúde Integral da População Negra de São Paulo. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/politicasaudedapopnegra.pdf. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana é pautado pela lei 10639/2003. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 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