Introduzir o aluno na linguagem científica através de uma visão geral da experimentação e das várias formas de planejamento de pesquisa, tendo como objetivo terminal, instrumentalizar o aluno para elaborar projetos de pesquisa, redigir e apresentar relatórios de pesquisa, segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Reflexões sobre verdade, neutralidade científica, relação sujeito-objeto e conceitos fundamentais na operacionalização da pesquisa. O vínculo entre a prática e a pesquisa. A ciência e o método científico. Análise das etapas do processo de pesquisa e as opções relativas à metodologia no referencial positivista. A pesquisa bibliográfica. A leitura crítica e a organização de dados bibliográficos. Processo de amostragem. Classificação de variáveis. Instrumentos de coleta de dados quantitativos. Processamento de dados quantitativos e uso de pacotes estatísticos. A ética em pesquisa com humanos e animais. Fundamentos de estatística: Tipos de dados, estatística descritiva e inferencial, representação tabular e gráfica. Noções de probabilidade. Inferência estatística. Classificação das evidências científicas e sua importância na interpretação da literatura científica.
Desenvolvimento de habilidades para escrever um projeto de pesquisa. Iniciação à pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Análise das etapas do processo de pesquisa e as opções relativas à metodologia no referencial positivista. A pesquisa bibliográfica. A leitura crítica e a organização de dados bibliográficos. Instrumentos de coleta de dados. Ética e pesquisa. Normas de citações e referências bibliográficas. Comunicação científica: oral e escrita. Normas para a elaboração e comunicação de trabalhos científicos conforme normas da ABNT. Processo de amostragem. Classificação de variáveis. Instrumentos de coleta de dados quantitativos. Processamento de dados quantitativos e uso de pacotes estatísticos. Fundamentos de estatística: Tipos de dados, estatística descritiva e inferencial, representação tabular e gráfica. Noções de probabilidade. Inferência estatística. Classificação das evidências científicas e sua importância na interpretação da literatura científica.
Bibliografia básica Appolinário F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thompson Learning; 2006.Berquó ES, Souza JMP, Gotlieb SLD. Bioestatística. São Paulo: EPU, 1981.Chizzotti A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2005. Bibliografia complementarBrasil. Ministério da Saúde. Área de Economia da Saúde e Desenvolvimento. Avaliação econômica em saúde : desafios para gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Levin J, Fox JA. Estatística para ciências humanas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.Levine DM, Berenson ML, Stephan D. Estatística: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000.Massad E, Menezes RX, Silveira PSP, Ortega NRS. • Métodos quantitativos em Medicina. São Paulo: Manole, 2004.RIPSA [Rede Interagencial de informações para saúde]. Disponível em http://www.ripsa.org.br/php/index.php.Siegel S, Castellan Jr. NJ. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. São Paulo: Artmed, 2.ed, 2006. Laurenti R, Mello Jorge MHP, Lebrão ML, Gotlieb SLD. Estatísticas de saúde. São Paulo: EPU, 2.ed, 2005.STATSNetBASE [Statistical sciences online]. Disponível em http://www.statsnetbase.com/default.asp.Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas; 2003.Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Manual operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Brasília: Ed. MS, 2002.