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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5061 - Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos
Gender, Sexuality and Human Rights

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar o conceito de gênero, suas interfaces com diferentes feminismos, identidades LGBTQIA+, produção de subjetividades, corpo, raça/etnia, geração e saúde. Problematizar a interface de gênero com sexualidade, maternidades e paternidades hegemônicas e não hegemônicas. Localizar a discussão da disciplina no âmbito dos direitos humanos, especialmente dos direitos sexuais e reprodutivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5997291 - Elizabete Franco Cruz
 
Programa Resumido
Matrizes do conceito de relações de gênero. Feminismos e gênero. Panorama atual do conceito de gênero e suas interfaces com raça/etnia, classe, geração e saúde. Sexualidade, dimensões históricas e produção de Subjetividades. Compreendendo o significado das identidades LGBTQI +; Sexualidade na gestação e pós-parto. Direitos humanos, gênero e sexualidade. Direitos sexuais e reprodutivos no âmbito da saúde.
 
 
 
Programa
Unidade I 
Matrizes do conceito de relações de gênero.
Feminismos e gênero.
Panorama atual do conceito de relações de gênero e suas interfaces com raça/etnia, classe, geração e saúde

Unidade II 
Identidades LGBTQIA+ Cisgeneridade e Heteronormatividade
Sexualidades, dimensões históricas e produção de Subjetividades.
A construção social da Maternidade e paternidade Hegemônicas e não hegemônicas.

Unidade III 
Sexualidade e marcadores sociais da diferença
Sexualidade na gestação e pós-parto
Direitos sexuais e reprodutivos no âmbito da saúde
Direitos humanos, gênero e sexualidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Participação em aula: assiduidade e contribuições em discussões e interação grupal. • Participação nos exercícios dirigidos: filmes, dinâmicas de grupo, discussão de situação-problema. • Avaliações individuais.
Critério
• Média ponderada dos itens de avaliação. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e a frequência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
LAQUEUR, Thomas: Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud, Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2001
SCHWENGBER, M. S. V. -Donas de si? a educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos. 2006. 192 f. Tese. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Rio Grande do Sul, 2006.

Bibliografia complementar
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. /, Vol. 1, Rio de Janeiro: Graal, 1977.
LOURO G.L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruralista. Petropólis, RJ Vozes 2003.
PISCITELLI, Adriana, Maria Filomena GREGORI e Sergio CARRARA, org. Sexualidade e saberes: convenções e fronteiras. Rio de Janeiro; Garamond, 2004.

SCOTT, Joan Gênero: uma categoria útil de análise histórica”, /Educação e Realidade/, Porto Alegre, 16 (2), jul-dez 1990, pp. 5-22

VILLELA,Wilza Vieira;ARILHA,Margareth.Sexualidade, gênero e direitos sexuais e reprodutivos.In:BERQUÓ,Elza(org.) Sexo & Vida.Panorama da Saúde Reprodutiva no Brasil.Campinas São Paulo: Editora da Unicamp, 2003



 

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