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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5063 - Nutrição
Nutrition

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Espera-se que ao finalizar a disciplina o estudante seja capaz de:
- Construir com o(a)s estudantes alguns conceitos importantes sobre nutrição na gestação e lactação.
- Despertar no(a)s estudantes raciocínio científico e crítico, favorecendo a integração do conhecimento construído na disciplina com as demais do curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2341105 - Anna Karenina Azevedo Martins
4983370 - Viviane Abreu Nunes Cerqueira Dantas
 
Programa Resumido
Introdução à ciência da nutrição. Comportamento alimentar: aspectos psicológicos e transtornos alimentares. Composição bioquímica dos alimentos. Avaliação do estado nutricional da gestante. Nutrição durante a gestação e lactação. Hábitos alimentares e educação nutricional.
 
 
 
Programa
Introdução à ciência da nutrição: Bases teóricas para a compreensão do processo alimentação/nutrição. Importância nutricional dos alimentos, funções e recomendações de nutrientes. 
Comportamento alimentar – aspectos psicológicos e transtornos alimentares.
Composição bioquímica dos alimentos.
Peculiaridades nutricionais da mulher durante a gestação, parto e pós-parto.
Avaliação do estado nutricional, vigilância epidemiológica e nutricional. Nutrição durante a gestação e lactação.
Hábitos alimentares e educação nutricional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas expositivo-dialogadas e outras modalidades denominadas genericamente de Dinâmicas, incluindo práticas, discussão em grupos, seminários e mostras.
Serão realizadas, ao longo do semestre, avaliações com diferentes características, incluindo a “Mostra”: exercício de divulgação científica em que os grupos de alunos são convidados a pensar um problema da prática profissional que se articule com a disciplina e apresentar a questão e uma abordagem possível, adequando a linguagem acadêmica ao público escolhido.
Critério
• Média ponderada dos itens de avaliação. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e a freqüência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
Prova substitutiva
• É fundamental o envolvimento do estudante em todas as atividades propostas e na preparação dos seminários, contudo, caso o aluno não se comprometa com essa proposta pedagógica, a substituição das atividades não realizadas dar-se-á mediante a realização de prova substitutiva.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. [tradução Natália Rorigues Pereira et al.] – Rio de Janeiro, Elsevier. 2010.
Shils, Maurice E. ; Shike, Moshe ; Ross, A. Catharine ; Caballero, Benjamin ; Cousins, Robert J. Editores. Nutrição Moderna da Saúde e na Doença. 10ª edição, São Paulo, Editora Manole, 2009.
Bibliografia complementar
Balaban, G.; Silva, G.A.P. Efeito protetor do leite materno contra obesidade. Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº1, 2004.
Rea, M. F. Substitutos do leite materno: passado e presente. Rev. Saúde Públ., 24:241-9, 1990.
Toral, N. ; Slater, B. Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Ciência & Saúde Coletiva, 12(6):1641-1650, 2007.
Valente, F. L. S. Fome, desnutrição e cidadania: inclusão social e direitos humanos. Saúde e Sociedade v.12, n.1, p.51-60, 2003.
 

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