Espera-se que ao finalizar a disciplina o estudante seja capaz de:- Construir com o(a)s estudantes alguns conceitos importantes sobre nutrição na gestação e lactação.- Despertar no(a)s estudantes raciocínio científico e crítico, favorecendo a integração do conhecimento construído na disciplina com as demais do curso.
Introdução à ciência da nutrição. Comportamento alimentar: aspectos psicológicos e transtornos alimentares. Composição bioquímica dos alimentos. Avaliação do estado nutricional da gestante. Nutrição durante a gestação e lactação. Hábitos alimentares e educação nutricional.
Introdução à ciência da nutrição: Bases teóricas para a compreensão do processo alimentação/nutrição. Importância nutricional dos alimentos, funções e recomendações de nutrientes. Comportamento alimentar – aspectos psicológicos e transtornos alimentares. Composição bioquímica dos alimentos.Peculiaridades nutricionais da mulher durante a gestação, parto e pós-parto. Avaliação do estado nutricional, vigilância epidemiológica e nutricional. Nutrição durante a gestação e lactação.Hábitos alimentares e educação nutricional.
Bibliografia básicaL. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. [tradução Natália Rorigues Pereira et al.] – Rio de Janeiro, Elsevier. 2010.Shils, Maurice E. ; Shike, Moshe ; Ross, A. Catharine ; Caballero, Benjamin ; Cousins, Robert J. Editores. Nutrição Moderna da Saúde e na Doença. 10ª edição, São Paulo, Editora Manole, 2009.Bibliografia complementarBalaban, G.; Silva, G.A.P. Efeito protetor do leite materno contra obesidade. Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº1, 2004. Rea, M. F. Substitutos do leite materno: passado e presente. Rev. Saúde Públ., 24:241-9, 1990.Toral, N. ; Slater, B. Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Ciência & Saúde Coletiva, 12(6):1641-1650, 2007.Valente, F. L. S. Fome, desnutrição e cidadania: inclusão social e direitos humanos. Saúde e Sociedade v.12, n.1, p.51-60, 2003.