Espera-se que ao finalizar a disciplina o estudante seja capaz de:Conhecer,compreender e problematizar os conceitos de educação à saúde,promoção da saúde e vulnerabilidade ;Elaborar projetos e materiais educativos que dialoguem com a pluralidade de sentidos dos diferentes dos diferentes grupos e comunidades.
Promoção da saúde e vulnerabilidade: histórico e paradigmas contemporâneos. Educação em saúde: histórico e abordagens. Educação crítica e pós-crítica: diálogos com a saúde. Obstetrícia: educação em saúde de grupos e comunidades. Projetos e materiais educativos. Pesquisa-ação em educação em saúde.
Unidade I Conceitos BásicosPromoção à saúde, Educação em Saúde e VulnerabilidadeUnidade IIEducação e Saúde histórico e abordagens contemporâneasEducação crítica e pós crítica- diálogos com a saúde.Unidade IIIElaboração de Projetos de Intervenção comunitáriaPesquisa-ação em Educação e Saúde.Unidade IVObstetrícia educação e saúde de grupos e comunidadesPráticas e materiais
Bibliografia básicaAYRES, JRCM, FRANÇA-JUNIOR I, CALAZANS, GJ, SALETTI-FILHO HC. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia D, Freitas CM, organizadores. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003. p. 117-39.BAGNATO, M. H. S. . Educação em Saúde e Cidadania: que discursos circulam nos espaços educativos?. In: Ana Maria Faccioli de Camargo, Márcio Mariguela. (Org.). O cotidiano escolar: emergência e invenção.. 1 ed. Piracicaba: Jacintha, 2007, v. 1, p. 163-182.GAZZINELI,Maria Flavia.REIS,Dener C. dos. MARQUES, Rita de Cássia. (org.)Educação em Saúde.Teoria,Método e Imaginação Belo Horizonte:editora UFMG,2006 Bibliografia complementarALVES,Vânia Sampaio Alves. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial .Interface (Botucatu) vol.9 no.16 Botucatu Sept./Feb. 2005BUSS,Paulo M. Promoção da saúde e qualidade de vida Ciênc. saúde coletiva v.5 n.1 Rio de Janeiro 2000.CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira Conceitos de educação e de promoção em saúde:mudanças individuais e mudanças organizacionais Rev. Saúde Pública, 31 (2): 209-13, 1997FREIRE, P.R. Educação como Prática de liberdade. Editora Paz e Terra, SP, 1996GORE,Jennifer. Foucault e educação- fascinantes desafios.In: SILVA, Tomas Tadeu da.O sujeito da educação-estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes,2002.MARTINS,Sueli Terezinha Ferreira Martins Processo grupal e a questão do poder em Martín-Baró Psicol. Soc. vol.15 no.1 Belo Horizonte Jan./June 2003MARTINEZ-HERNÁEZ,Angel. Dialógica, etnografia e educação em saúde Rev. Saúde Pública vol.44 no.3 São Paulo June 2010 Epub May 21, 2010MEYER,D.E.E.;MELLO, D.F.; VALADAO,M.M.;AYRES,J.R.C.M.“Você aprende. A gente ensina?”Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade .Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(6):1335-1342, jun, 2006OLIVEIRA,Maria Waldenez de (Organizadora)EDUCAÇÃO NAS PRÁTICAS E NAS PESQUISAS EM SAÚDE:CONTRIBUIÇÕES E TENSÕES PROPICIADAS PELA EDUCAÇÃO POPULARCad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 79, p. 297-306, set./dez. 2009 297Disponível em http://www.cedes.unicamp.brTENÓRIO, Fernando G. Elaboração de Projetos comunitários -abordagem prática .São Paulo.Ed. Loyola,1995