Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5073 - Educação em Saúde
Education for Health

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Espera-se que ao finalizar a disciplina o estudante seja capaz de:
Conhecer,compreender e problematizar os conceitos de educação à saúde,promoção da saúde e vulnerabilidade ;
Elaborar projetos e materiais educativos que dialoguem com a pluralidade de sentidos dos diferentes dos diferentes grupos e comunidades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2796301 - Jacqueline Isaac Machado Brigagão
 
Programa Resumido
Promoção da saúde e vulnerabilidade: histórico e paradigmas contemporâneos. Educação em saúde: histórico e abordagens. Educação crítica e pós-crítica: diálogos com a saúde. Obstetrícia: educação em saúde de grupos e comunidades. Projetos e materiais educativos. Pesquisa-ação em educação em saúde.

 
 
 
Programa
Unidade I
Conceitos Básicos
Promoção à saúde, Educação em Saúde e Vulnerabilidade

Unidade II
Educação e Saúde histórico e abordagens contemporâneas
Educação crítica e pós crítica- diálogos com a saúde.

Unidade III
Elaboração de Projetos de Intervenção comunitária
Pesquisa-ação em Educação e Saúde.

Unidade IV
Obstetrícia educação e saúde de grupos e comunidades
Práticas e materiais

 
 
 
Avaliação
     
Método
• Participação em aula: assiduidade e contribuições em discussões e interação grupal.
• Participação nos exercícios dirigidos:leituras, filmes, dinâmicas de grupo, discussão de situação-problema.
• Avaliações individuais.
• Elaboração de projeto de trabalho
Critério
• Média ponderada dos itens de avaliação. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e a freqüência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
AYRES, JRCM, FRANÇA-JUNIOR I, CALAZANS, GJ, SALETTI-FILHO HC. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia D, Freitas CM, organizadores. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003. p. 117-39.

BAGNATO, M. H. S. . Educação em Saúde e Cidadania: que discursos circulam nos espaços educativos?. In: Ana Maria Faccioli de Camargo, Márcio Mariguela. (Org.). O cotidiano escolar: emergência e invenção.. 1 ed. Piracicaba: Jacintha, 2007, v. 1, p. 163-182.

GAZZINELI,Maria Flavia.REIS,Dener C. dos. MARQUES, Rita de Cássia. (org.)Educação em Saúde.Teoria,Método e Imaginação Belo Horizonte:editora UFMG,2006

Bibliografia complementar
ALVES,Vânia Sampaio Alves. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial .Interface (Botucatu) vol.9 no.16 Botucatu Sept./Feb. 2005
BUSS,Paulo M. Promoção da saúde e qualidade de vida Ciênc. saúde coletiva v.5 n.1 Rio de Janeiro 2000.
CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira Conceitos de educação e de promoção em saúde:mudanças individuais e mudanças organizacionais Rev. Saúde Pública, 31 (2): 209-13, 1997

FREIRE, P.R. Educação como Prática de liberdade. Editora Paz e Terra, SP, 1996

GORE,Jennifer. Foucault e educação- fascinantes desafios.In: SILVA, Tomas Tadeu da.O sujeito da educação-estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes,2002.

MARTINS,Sueli Terezinha Ferreira Martins Processo grupal e a questão do poder em Martín-Baró Psicol. Soc. vol.15 no.1 Belo Horizonte Jan./June 2003
MARTINEZ-HERNÁEZ,Angel. Dialógica, etnografia e educação em saúde Rev. Saúde Pública vol.44 no.3 São Paulo June 2010 Epub May 21, 2010
MEYER,D.E.E.;MELLO, D.F.; VALADAO,M.M.;AYRES,J.R.C.M.“Você aprende. A gente ensina?”Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade .Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(6):1335-1342, jun, 2006

OLIVEIRA,Maria Waldenez de (Organizadora)EDUCAÇÃO NAS PRÁTICAS E NAS PESQUISAS EM SAÚDE:
CONTRIBUIÇÕES E TENSÕES PROPICIADAS PELA EDUCAÇÃO POPULARCad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 79, p. 297-306, set./dez. 2009 297
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
TENÓRIO, Fernando G. Elaboração de Projetos comunitários -abordagem prática .São Paulo.Ed. Loyola,1995
 

Clique para consultar os requisitos para ACH5073

Clique para consultar o oferecimento para ACH5073

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP