A disciplina optativa apresentada no projeto: Programa de Estímulo à Modernização e Reformulação das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação da USP - Novos Currículos para um Novo Tempo - Edital PRG 01/2020-2021, aprovada em 02/03/2021 pela Pró-Reitoria de Graduação, tem como objetivos: • Geral: construir oportunidades de formação moderna, híbrida, intra e interinstitucional, mais abrangente, que satisfaça as recentes demandas da sociedade contemporânea nas diferentes áreas do conhecimento, com vistas à integralidade do cuidado, em consonância com a promoção do bem-estar para todos e em todas as idades. • Específicos: Colaborar com a adequação das estruturas curriculares oportunizando a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e internacionalidade; fortalecer a integração dos cursos de Gerontologia (EACH/USP), Obstetrícia (EACH/USP), Farmácia (FCF/USP), Enfermagem (EE/USP) e Faculdade de Medicina (FM); experienciar disciplina com redução de conteúdos expositivos e uso de estratégias ativas que fortaleçam a aprendizagem dos estudantes; desenvolver na formação do estudante a premissa de trabalho multiprofissional para promoção e desenvolvimento da saúde integral na prática assistencial; aprofundar o aprendizado interdisciplinar que envolve a temática das práticas integrativas; criar oportunidades vivenciais para o diálogo intersetorial e a prática interprofissional colaborativa, explorando novos espaços e estratégias de intervenção para a Promoção da Saúde, refletindo os benefícios dessa intervenção em todo o curso de vida; desenvolver projetos de pesquisas multi e interdisciplinares no âmbito das práticas integrativas, propiciando o engajamento dos discentes de diversos cursos nas atividades de pesquisa; estimular o pensamento crítico sobre o uso das Práticas Integrativas e Complementares nos diferentes contextos de atenção à saúde.
Bases teóricas de novas formas de cuidado inter e multiprofissional à luz das melhores evidências. Promoção da saúde de caráter intersetorial e interunidades. Possibilidade terapêutica complementar que favoreça a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o restabelecimento do equilíbrio energético e recuperação adequada e possível da saúde e do bem-estar. Analisa a saúde como um fenômeno transdisciplinar, complexo e sistêmico. Relaciona o fenômeno da saúde com os paradigmas integrativos presentes na sociedade contemporânea. Introduz princípios filosóficos que ajudam a estruturar o pensamento integrativo. Apresenta o conceito de racionalidades médicas. Fornece embasamento teórico/prático para o diálogo entre as racionalidades vitalistas e a biomédica. Apresenta as evidências científicas das PICS. Conhecimento sobre algumas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem parte da medicina tradicional chinesa.
1. Bases teóricas de novas formas de cuidado inter e multiprofissional à luz das melhores evidências; 2. Promoção da saúde, prevenção de doenças, restabelecimento do equilíbrio energético e recuperação adequada e possível da saúde e do bem-estar; 3. Saúde como um fenômeno transdisciplinar, complexo e sistêmico; 4. Princípios filosóficos e o pensamento integrativo; 5. Da teoria à Prática: diálogo entre as racionalidades vitalistas e a biomédica; 6. Fundamentos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: aspectos históricos, conceituais e éticos; 6.Bases teóricas de novas formas de cuidado inter e multiprofissional à luz das melhores evidências; 7.Novas Racionalidades Médicas e suas evidências científicas; 8.Bases teóricas das Práticas institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS); 9. Bases Práticas da Medicina Tradicional Chinesa.
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