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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5084 - Cuidado integral ao longo do ciclo da vida à luz das Práticas Integrativas
Comprehensive Health Care throughout the life cycle stages in the light of Integrative Practices

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina optativa apresentada no projeto: Programa de Estímulo à Modernização e Reformulação das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação da USP - Novos Currículos para um Novo Tempo - Edital PRG 01/2020-2021, aprovada em 02/03/2021 pela Pró-Reitoria de Graduação, tem como objetivos:
• Geral: construir oportunidades de formação moderna, híbrida, intra e interinstitucional, mais abrangente, que satisfaça as recentes demandas da sociedade contemporânea nas diferentes áreas do conhecimento, com vistas à integralidade do cuidado, em consonância com a promoção do bem-estar para todos e em todas as idades.
• Específicos: Colaborar com a adequação das estruturas curriculares oportunizando a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e internacionalidade; fortalecer a integração dos cursos de Gerontologia (EACH/USP), Obstetrícia (EACH/USP), Farmácia (FCF/USP), Enfermagem (EE/USP) e Faculdade de Medicina (FM); experienciar disciplina com redução de conteúdos expositivos e uso de estratégias ativas que fortaleçam a aprendizagem dos estudantes; desenvolver na formação do estudante a premissa de trabalho multiprofissional para promoção e desenvolvimento da saúde integral na prática assistencial; aprofundar o aprendizado interdisciplinar que envolve a temática das práticas integrativas; criar oportunidades vivenciais para o diálogo intersetorial e a prática interprofissional colaborativa, explorando novos espaços e estratégias de intervenção para a Promoção da Saúde, refletindo os benefícios dessa intervenção em todo o curso de vida; desenvolver projetos de pesquisas multi e interdisciplinares no âmbito das práticas integrativas, propiciando o engajamento dos discentes de diversos cursos nas atividades de pesquisa; estimular o pensamento crítico sobre o uso das Práticas Integrativas e Complementares nos diferentes contextos de atenção à saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
161192 - Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez
5614629 - Christiane Borges do Nascimento Chofakian
222018 - Dora Mariela Salcedo Barrientos
2918077 - Edna Tomiko Myiake Kato
2919791 - Eliane Ribeiro
72832 - Paulo Chanel Deodato de Freitas
1846019 - Rosemeire Sartori de Albuquerque
 
Programa Resumido
Bases teóricas de novas formas de cuidado inter e multiprofissional à luz das melhores evidências. Promoção da saúde de caráter intersetorial e interunidades. Possibilidade terapêutica complementar que favoreça a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o restabelecimento do equilíbrio energético e recuperação adequada e possível da saúde e do bem-estar. Analisa a saúde como um fenômeno transdisciplinar, complexo e sistêmico. Relaciona o fenômeno da saúde com os paradigmas integrativos presentes na sociedade contemporânea. Introduz princípios filosóficos que ajudam a estruturar o pensamento integrativo. Apresenta o conceito de racionalidades médicas. Fornece embasamento teórico/prático para o diálogo entre as racionalidades vitalistas e a biomédica. Apresenta as evidências científicas das PICS. Conhecimento sobre algumas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem parte da medicina tradicional chinesa.
 
 
 
Programa
1. Bases teóricas de novas formas de cuidado inter e multiprofissional à luz das melhores evidências; 2. Promoção da saúde, prevenção de doenças, restabelecimento do equilíbrio energético e recuperação adequada e possível da saúde e do bem-estar; 3. Saúde como um fenômeno transdisciplinar, complexo e sistêmico; 4. Princípios filosóficos e o pensamento integrativo; 5. Da teoria à Prática: diálogo entre as racionalidades vitalistas e a biomédica; 6. Fundamentos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: aspectos históricos, conceituais e éticos; 6.Bases teóricas de novas formas de cuidado inter e multiprofissional à luz das melhores evidências; 7.Novas Racionalidades Médicas e suas evidências científicas; 8.Bases teóricas das Práticas institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS); 9. Bases Práticas da Medicina Tradicional Chinesa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por aulas online, aulas teórico-práticas e pela realização de atividades em ambientes virtuais e presenciais. O estudante será avaliado de forma contínua no desenvolvimento das atividades, considerando os objetivos propostos, utilizando-se instrumento próprio de avaliação.
Critério
A avaliação será composta pela média ponderada relacionada a participação do estudante no ambiente online, semipresenciais e presenciais. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e a frequência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
Recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (PNUD Brasil) Disponível em: http://www.agenda2030.com.br/ods/3/
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de implantação de serviços de práticas integrativas e complementares no SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 56p.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Brasília, DF: MS; 2006.
4. World Health Organization. Traditional, Complementary and Integrative Medicine. [Internet]. 2018 [cited Fev 18, 2020]. Available from: https://www.who.int/health-topics/traditional-complementary-and-integrative-medicine
5. CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. 2014.
6. AUTEROCHE, B.; NAVAILH, P. O Diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.
7. BERLINGUER, G. Questão de Vida, ética, ciência e saúde. São Paulo: Hucitec Cebes, 1993.
8. LEE, M. L. Lian Gong em 18 Terapias – Forjando um Corpo Saudável. Editora Pensamento, São Paulo, 1997.
9. LUZ, M.T & BARROS, Racionalidades e práticas integrativas em saúde. RJ: UERJ/IMS/LAPPIS, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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2. Turrini RNT, Silva MJP. Aromatherapy and nursing: historical and theoretical conception. Rev Esc Enferm USP. 2016; 50 (1): 130-6. Doi: https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000100017
3. Dacal MPO, Silva IS. Impacts of integrative and complementary practices on the health of chronic patients. Health debate. 2018; 42 (118): 724-7
11. Salles LF, Silva MJP, Araújo EAP. The prevalence of iridologic signs in individuals with
Diabetes Mellitus. Acta Paul Enferm. 2013; 21 (3): 474-80. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103- 21002008000300015
12. Calado RSF, Silva AAOB da, Oliveira DAL et al. Teaching of integrative and complementary practices in nursing education. Rev Enferm UFPE on line., Recife, 13 (1): 261-7, Jan., 2019. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i01a237094p261-267-2019
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5. Liao WC, Wang L, Kuo CP, Lo C, Chiu MJ, Ting H. Effect of a warm footbath before bedtime on body temperature and sleep in older adults with good and poor sleep: an experimental crossover trial. Int J Nurs Stud. 2013; 50 (12): 1607-16. doi: 10.1016 / j.ijnurstu.2013.04.006
6. Global mapping of interventions to improve quality of life using mind-body therapies during 1990–2018. Complementary Therapies in Medicine. 2020; 49 https://doi.org/10.1016/j.ctim.2020.102350. [cited Feb 18, 2020]. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0965229919314086
7. Gontijo MBA, Nunes MF. Integrative and complementary practices: knowledge and professional credibility of the public health service. Health educ work. 2017 Jan / Apr; 15 (1): 301-20. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746- sol00040
8. TEIXEIRA, MARCUS ZULIAN. Homeopathic vitalism throughout the history of medicine. Homeopat. Bras, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2002.
9. MT light. Comparative study of Medical Rationalities (...). In: Pelizzoli, Marcelo. Health in a new paradigm. 1ed. Recife: Edufpe, 2011, v. 1, p. 151-175.
10. CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. The systemic view of life: a unified conception and its philosophical, political, social and economic implications. 2014.
11. PORTELLA, Caio Fábio Schlechta. Naturology, transdisciplinarity and transrationality. Notebooks on Naturology and Complementary Therapies, v. 2, n. 3, p. 57-65, 2013.
12. CAMARGO Jr. K.R. Biomedicine, science & knowledge: a critical approach. São Paulo: Hucitec, 2003.
13. CARVALHO, I.C.M; STEIL, C.A. The sacralization of nature and the ‘naturalization’ of the sacred: theoretical contributions to the understanding of the intersections between health, ecology and spirituality. Environment and Society, 2008; v.11, n.2; p.289-305.
14. CHAUÍ, M. Introduction to the History of Philosophy, from the pre-Socratics to Aristotle. São Paulo: Brasiliense, 2003.
15. WHO. WHO strategy on traditional medicine 2002-2005. Geneva, 2002.
16. RANCIÈRE, J. The Ignorant Master. Belo Horizonte: Authentic, 2005.
17. RINPOCHE, S. The Tibetan Book of Living and Dying. São Paulo: Talento, 2001.
18. ROSS, J. Zang Fu, Organ Systems and Viscera of Traditional Chinese Medicine. Sao Paulo: Roca, 1994.
19. SANTOS, B. S. The criticism of indolent reason: against the waste of experience. 2. ed. São Paulo: Cortez; 2000.
20. SOUZA, E.F.A.A .; LUZ, M.T. Sociocultural bases of alternative therapeutic practices. Hist. Cienc. Saúde, Manguinhos, v.16, n. 2, p. 393-405, 2009.
21. SPETHMANN, C. N. Alternative Medicine from A to Z. Uberlândia: Natureza, 2004.
22. TESSER, C. D .; BARROS, N. F. Social medicalization and alternative and complementary medicine: therapeutic pluralization of the Unified Health System. Rev Saúde Pública, v. 42, n. 5, p. 914-20, 2008.
 

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