Essa disciplina tem como objetivos apresentar aos alunos o ambiente de empreendedorismo e inovação, bem como capacitar o aluno em ferramentas básicas para planejar e colocar em prática uma empresa de base tecnológica. A disciplina deve permitir ao aluno desenvolver uma visão empresarial da sua área de atuação, bem como a competência para elaborar um estudo de viabilidade econômica e financeira (Plano de Negócios) de produtos ou processos.
Empreendedorismo, Inovação, incubação de empresas, patentes e plano de negócios
• Conceitos básicos de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica • Incubadora de Empresas, Parque Tecnológico, Agências de Inovação, Capital de Risco e Orgãos de Fomento • Aspectos Legais: Patenteamento, Transferência Tecnológica e Parcerias • Plano de Negócios
1) Aker, D. A. Administração estratégica de mercado. Bookman: 1999. 2) Bangs JR, D. H. Guia prático como abrir seu próprio negócio: um guia completo para novos empreendedores. São Paulo: Nobel, 1997. 3) Barki, R; Alzogaray, J. Guia completo de funcionamento de uma empresa: micro, média e grande. Petrópolis: Vozes, 1992. 4) Degen, R. Fundamentos da iniciativa empresarial. McGraw-Hill: 1989. 5) Degen, R. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8ª d. São Paulo: McGraw-Hill, 1989. 6) Filion, L. J. O empreendedorismo como tema de estudos superiores: empreendedorismo, ciência, técnica e arte. Campus: 2001. 7) Pereira, H. J; Santos, S. A (Orgs). Criando seu próprio negócio: como desenvolver seu potencial empreendedor. Brasília: Sebrae, 1995. 8) Salim, C. S. Construindo plano de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 9) Kotter, John P. Liderando mudanças. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1997. 10) Krames, Jeffey A. O estilo Jack Welch de liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 11) Manual do Sebrae de Empreendedorismo, 2007.