Introduzir ao estudante os conceitos fundamentais da Epidemiologia, com foco no conceito de risco e no processo de envelhecimentoDesenvolver habilidades que permitam a interpretação crítica de estudos EpidemiológicosApresentar aplicações do método Epidemiológico em gestão e práticas de saúde coletiva para promover o envelhecimento ativo.
A disciplina apresentará a metodologia epidemiológica e desenvolverá o raciocínio em Saúde Coletiva, com foco no processo de envelhecimento; centrada no conceito de risco o qual é fundamental para instruir formulação de políticas públicas, planejamento e práticas de manejo de casos (microgestão). Introduzir ao estudante breve histórico e os conceitos centrais da Epidemiologia e desenvolver habilidades que permitam a interpretação de estudos clínico-epidemiológicos, bem como apresentar algumas aplicações práticas do método epidemiológico.
-Histórico, definição e usos da Epidemiologia (estratégias de intervenção: estratégias de risco e populacional e vigilância à saúde)- O conceito de risco e os usos em saúde coletiva e gestão de casos- A pesquisa epidemiológica: estudos epidemiológicos. Apresentação e leitura crítica de estudos epidemiológicos - Diagnósticos de saúde: os inquéritos populacionais.
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à Epidemiologia 3ª Edição: Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002.BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJELLSTÖM, Epidemiologia Básica 2ª Ed. São Paulo: Editora Santos, 2003.CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz 2003.LIMA, A. M. M. L.; AYRES J. R. C. M.; LITVOC, J. Envelhecimento e práticas de saúde: o desafio de cuidar. Em Côrte, B.; Mercadante, E. F. & Arcuri (Org.), Envelhecimento e Velhice. São Paulo: Vetor, 2006. p. 89-110Rose, G. Sick individuals and sick population. Int. J. Epidemiology, 42:38-8, 1985TUGWELL, P. et al. The measurement iterative loop: a framework for the critical appraisal of need, benefitis and costs of heath interventions. Journal of Chronic Diseases, 38(4): 339-351, 1985.