Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH8632 - Fundamentação do Processo de Cuidar I
Grounding of Women’s Health Care Process I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina deve instrumentalizar o aluno para: • Discutir o conceito de cuidar e os instrumentos necessários para a prática do cuidar. • Descrever as considerações éticas gerais para o cuidar. • Discutir os propósitos do levantamento de dados para a prática do cuidar. • Apontar as considerações gerais na abordagem do cliente durante entrevista. • Relacionar as técnicas e instrumentos necessários para o exame físico e sua organização. • Descrever o exame físico geral: aparência geral e comportamento, tipo morfológico, dados antropométricos, postura e expressão facial. • Executar o exame físico considerando as seguintes estruturas: pele, cabeça e pescoço; aparelho circulatório; aparelho respiratório; aparelho urinário feminino; genital feminino, aparelho locomotor e neurológico. • Discutir os fatores a serem considerados no registro dos resultados do exame físico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1523412 - Maristela Belletti Mutt Urasaki
 
Programa Resumido
Bases para o processo de cuidar. Levantamento de dados e abordagem do cliente. A entrevista. O exame físico geral e por seguimentos. Registro de dados.
 
 
 
Programa
Unidade I – Apresentação geral - Apresentação do programa da disciplina; - Apresentação dos docentes; Unidade II – Bases para o processo de cuidar - Conceito de cuidar; - Considerações éticas para o cuidar; - Instrumentos necessários para o cuidar; Unidade III – Levantamento de dados: abordagem do cliente - O processo de comunicação; - Fatores que interferem no processo de comunicação; - A entrevista como instrumento de investigação para coleta de informações; Unidade IV – Levantamento de dados: exame físico geral - Técnicas e instrumentos necessários para o exame físico: inspeção, palpação, percussão e ausculta; - Organização do exame físico; - Posições do examinador e cliente para o exame físico; - Divisão da superfície corporal em regiões; - Exame físico geral: aparência geral e comportamento, tipo morfológico, dados antropométricos, postura e expressão facial; Unidade V: Levantamento de dados: exame físico por seguimento - Pele; - Linfonodos; - Cabeça e pescoço; - Tórax: aparelho respiratório e cardiocirculatório; - Abdome: aparelho digestório e urinário; - Articulações e extremidades: aparelho locomotor; - Exame neurológico; - Exame físico da mulher: genitais femininos e mamas; Unidade VI: Registro de dados - Instrumentos de coleta de dados sistematizados; - Terminologias e glossário; Unidade VII: Prática do exame físico - Execução de entrevista e exame físico em atividade prática;
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Avaliação escrita (prova).
• Elaboração de relatórios das atividades práticas
Critério
• O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e tiver freqüência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
Norma de recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
Prova substitutiva
• Não está prevista nesta disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
BARROS, A.L.B.L et al. Anamenese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto alegre: Artmed, 2002.
BICKLEY, L.S.; HOEKELMAN, R.A. BATES – Propedêutica médica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003.
PORTO, C.C. Semiologia médica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001.

Bibliografia complementar
CIACIARULLO, T.I. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade da assistência. São Paulo: Atheneu, 2005.
LAMAS, J.L.T. et al. Erros cometidos por profissionais de enfermagem na medida rotineira da pressão arterial. Rev. Paul. Enf 2003, n. 22, v. 2, p. 141-8, 2003.
POTTER, P.A. Semiologia em Enfermagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed., 2002.
POTTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processos e práticas. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
STEFANELLI, M. C. A comunicação nos diferentes contextos da enfermagem. Barueri- SP, Manolo, 2005.

 

Clique para consultar os requisitos para ACH8632

Clique para consultar o oferecimento para ACH8632

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP