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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH8632 - Fundamentação do Processo de Cuidar I
Grounding of Women’s Health Care Process I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina deve instrumentalizar o aluno para:
•	Discutir o conceito de cuidar e os instrumentos necessários para a prática do cuidar.
•	Descrever as considerações éticas gerais para o cuidar.
•	Discutir os propósitos do levantamento de dados para a prática do cuidar.
•	Apontar as considerações gerais na abordagem do cliente durante entrevista.
•	Relacionar as técnicas e instrumentos necessários para o exame físico e sua organização.
•	Descrever o exame físico geral: aparência geral e comportamento, tipo morfológico, dados antropométricos, postura e expressão facial.
•	Executar o exame físico considerando as seguintes estruturas: pele, cabeça e pescoço; aparelho circulatório; aparelho respiratório; aparelho urinário feminino; genital feminino, aparelho locomotor e neurológico.
•	Discutir os fatores a serem considerados no registro dos resultados do exame físico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1523412 - Maristela Belletti Mutt Urasaki
 
Programa Resumido
Bases para o processo de cuidar. Levantamento de dados e abordagem do cliente. A entrevista. O exame físico geral e por seguimentos. Registro de dados.
 
 
 
Programa
Unidade I – Apresentação geral
- Apresentação do programa da disciplina;
- Apresentação dos docentes;
Unidade II – Bases para o processo de cuidar
- Conceito de cuidar;
- Considerações éticas para o cuidar;
- Instrumentos necessários para o cuidar;
Unidade III – Levantamento de dados: abordagem do cliente
- O processo de comunicação;
- Fatores que interferem no processo de comunicação;
- A entrevista como instrumento de investigação para coleta de informações;
Unidade IV – Levantamento de dados: exame físico geral
- Técnicas e instrumentos necessários para o exame físico: inspeção, palpação, percussão e ausculta;
- Organização do exame físico;
- Posições do examinador e cliente para o exame físico;
- Divisão da superfície corporal em regiões;
- Exame físico geral: aparência geral e comportamento, tipo morfológico, dados antropométricos, postura e expressão facial;
Unidade V: Levantamento de dados: exame físico por seguimento
- Pele;
- Linfonodos;
- Cabeça e pescoço;
- Tórax: aparelho respiratório e cardiocirculatório;
- Abdome: aparelho digestório e urinário;
- Articulações e extremidades: aparelho locomotor;
- Exame neurológico;
- Exame físico da mulher: genitais femininos e mamas;
Unidade VI: Registro de dados
- Instrumentos de coleta de dados sistematizados;
- Terminologias e glossário;
Unidade VII: Prática do exame físico
- Execução de entrevista e exame físico em atividade prática;
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Avaliação escrita (prova).
• Elaboração de relatórios das atividades práticas
Critério
• O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e tiver freqüência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
Norma de recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
Prova substitutiva
• Não está prevista nesta disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica 
BARROS, A.L.B.L et al. Anamenese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto alegre: Artmed, 2002.
BICKLEY, L.S.; HOEKELMAN, R.A. BATES – Propedêutica médica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003.
PORTO, C.C. Semiologia médica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001.

Bibliografia complementar
CIACIARULLO, T.I. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade da assistência. São Paulo: Atheneu, 2005.
LAMAS, J.L.T. et al. Erros cometidos por profissionais de enfermagem na medida rotineira da pressão arterial. Rev. Paul. Enf 2003, n. 22, v. 2, p. 141-8, 2003.
POTTER, P.A. Semiologia em Enfermagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed., 2002.
POTTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processos e práticas. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
STEFANELLI, M. C. A comunicação nos diferentes contextos da enfermagem. Barueri- SP, Manolo, 2005.

 

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