Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
 
Astronomia
 
Disciplina: AGA0309 - Mecânica Celeste
Celestial Mechanics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Introdução ao estudo analítico dos movimentos dos corpos celestes tais como planetas (do Sistema Solar e extra-solares), satélites (naturais e artificiais), asteróides e cometas. Inclui o estudo detalhado de problemas de 2 e de 3 corpos em campo gravitacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
42776 - Sylvio Ferraz de Mello
1928841 - Tatiana Alexandrovna Michtchenko
 
Programa Resumido
Leis de Kepler do movimento planetário. Problema de 2 corpos: soluções elíptico, parabólico e hiperbólico. Campo gravitacional da Terra e movimento dos satélites. O problema de N-corpos: formulação e análise. Problema de 3 corpos: formulação, soluções de equilíbrio e análise de estabilidade. Aplicações ao estudo do movimento dos asteróides e cometas.
 
 
 
Programa
Três leis empíricas de Kepler do movimento planetário. Lei de Gravitação Universal de Newton. Formulação do problema de 2 corpos. Análise e solução do problema de 2 corpos, baseando-se nas leis de conservação de momento angular e de energia. Três tipos de movimento: elíptico, parabólico e hiperbólico. Aplicações para estudo dos movimentos dos planetas do Sistema Solar e extra-solares. Campo gravitacional da Terra. Introdução ao estudo do movimento dos satélites artificiais da Terra. Órbitas de transferência. Cálculo das órbitas a partir das posições e velocidades iniciais. O problema de N-corpos: formulação e análise. As leis de conservação do momento linear total, momento angular total e energia total. Teorema de virial e estabilidade do sistema de N-corpos. Função - perturbadora. Introdução em teoria de perturbações. Problema de três corpos: formulação, soluções de equilíbrio e análise de estabilidade. Aplicações ao estudo do movimento dos asteróides, objetos de cinturão de Kuiper e cometas. Simulação das órbitas dos planetas do Sistema Solar e extra-solares. Tipos de Ressonância no Sistema Solar e sistemas extra-solares. Zonas habitáveis nos sistemas planetários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e simulações computacionais. Resoluções de exercícios.
Critério
Provas e listas de exercícios.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não possui segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
ARCHIE, R.E., 1988, "Orbital Motion". Adam Higer; 3rd edition. DANBY, J.M.A., 1988, "Fundamentals of Celestial Mechanics", Willmann-Bell. SZEBEHELY, V.G. & MARK, H., 1998, "Adventures in Celestial Mechanics", 2nd Edition, John Wiley & Sons; 2nd edition. MURRAY, C.D. & DERMOTT, S.F., 2000, "Solar System Dynamics", Cambridge University Press. MORBIDELLI, A., 2002, " Celestial Mechanics: Dynamics in the Solar System (Advances in Astronomy and Astrophysics). Taylor & Francis; 1st edition. GOODSTEIN, D. & GOODSTEIN, J., 1996, "Feyman's Lost Lecture: The Motion of Planets Around the Sun". W.W. Norton & Company; Book and Cd edition. PATER, I. de & LISSAUER, J.J., 2001, "Planetary Sciences". Cambridge University Press; 1st edition.
 

Clique para consultar os requisitos para AGA0309

Clique para consultar o oferecimento para AGA0309

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP