Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
 
Geofísica
 
Disciplina: AGG0222 - Física do Interior da Terra
Physics of the Earth's Interior

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos de geofísica as principais aplicações de alguns tópicos da física clássica (ondas, mecânica de sólidos e mecânica de fluídos) ao estudo do interior da Terra.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087957 - Fernando Brenha Ribeiro
 
Programa Resumido
vibrações e ondas, sismometria, teoria da elasticidade, a estrutura interna da Terra (primeira parte), transferência de calor, calor liberado na desintegração radioativa, deformação de sólidos e escoamento de fluídos, a estrutura térmica da Terra, comportamento dos sólidos submetidos a altas pressões e temperaturas, a estrutura interna da Terra (segunda parte).
 
 
 
Programa
1 - Vibrações: movimentos periódicos, superposição de movimentos periódicos, vibrações livres e forçadas, ressonância. Sismometria. 2 - Ondas: ondas progressivas em uma dimensão, velocidade de propagação, reflexão, refração e transmissão, impedância mecânica, dispersão e velocidade de grupo, ondas estacionárias, ondas em duas e três dimensões, formação de ondas de choque. 3 - Teoria da elasticidade: deformações infinitesimais, propagação e atenuação de ondas elásticas. 4 - A estrutura interna da Terra: variação da velocidade das ondas sísmicas no interior da Terra, principais descontinuidades, variação de pressão e de densidade no interior da Terra. 5 - Condução de calor: condutibilidade térmica, difusividade térmica, calor específico. Transferência de calor por radiação. 6 - A deformação dos sólidos e o escoamento dos fluidos: comportamento reológico dos sólidos, sólidos rúpteis e dúcteis, fluidos ideais e reais, escoamento e viscosidade, escoamento em estado sólido, transporte de calor por convecção. 7 - o fenômeno da radiotividade e a liberação de energia em processos nucleares. 8 - a estrutura térmica da Terra: fluxo de calor proveniente do interior da Terra e a sua origem, distribuição de temperaturas, propriedades térmicas e mecânicas, convecção no manto e no núcleo. 9 - Materiais submetidos a altas pressões e temperaturas. 10 - Fundamentos da aplicação da física de alta pressão ao estudo do interior da Terra.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, práticas e exercícios, discussão do material proposto para leitura.
Critério
Média aritmética de 2 provas escritas, correspondendo a 60% da nota final, média aritmética das notas em listas de exercícios correspondendo a 20% da nota final, média aritmética das notas em relatórios, correspondendo a 20% da nota final
Norma de Recuperação
Prova escrita, realização da prova na primeira semana do semestre acadêmico posterior ao da matricula na disciplina desde que o aluno tenha atingido a média maior ou igual a 3,5. A nota final será dada como a média aritmética entre a primeira nota e a nota da recuperação. Aluno será aprovado se a média for maior ou igual a 5,0.
 
Bibliografia
     
1 – Curso de física básica, volume 2 (fluidos, oscilações e ondas, calor), Herch Moysés Nussenzveig, Editora Edgard Blucher
2 – Vibrações e ondas, A. P. French, Editora da Universidade de Brasília
3 – Notas de aula do curso
 

Clique para consultar os requisitos para AGG0222

Clique para consultar o oferecimento para AGG0222

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP