Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
 
Geofísica
 
Disciplina: AGG0669 - Gravimetria e Magnetometria Aplicadas à Prospecção de Bens Minerais e Estruturas Crustais
Gravity and Magnetics for Mineral Resources and Crustal Studies

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos as bases teóricas e os princípios de operação dos métodos gravimétrico e magnetométrico, detalhando sua aplicação na prospecção de recursos minerais, hídricos e estudos de estruturas tectônicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
56009 - Eder Cassola Molina
55912 - Yara Regina Marangoni
 
Programa Resumido
O campo de gravidade terrestre; medidas associadas ao campo de gravidade; fórmula internacional da aceleração da gravidade; anomalias gravimétricas; modelagem gravimétrica direta e inversa; o campo magnético terrestre: características e variações; medidas dos elementos associados ao campo magnético terrestre; o IGRF; anomalias magnéticas; modelagem magnética direta e inversa; estudo de casos envolvendo a análise e a interpretação de dados gravimétricos e magnéticos.
 
 
 
Programa
Elementos do campo de gravidade terrestre: características e medidas. Teorema de Clairaut; fórmula internacional da aceleração da gravidade; anomalias gravimétricas; medição dos elementos do campo de gravidade: gravímetros, medidas terrestres, aéreas, por satélites e marinhas, levantamento gravimétrico; efeito gravimétrico de corpos simples: ponto de massa, esfera, e corpos estendidos, e ambiguidade da anomalia gravimétrica, Lei de Gauss, Teorema de Poisson, pseudoanomalias. Densidade de materiais da Terra: densidade do interior da Terra, densidade de rochas, medidas de densidade; anomalias gravimétricas, separação e realce; técnicas simples e modelagem de fontes de anomalias gravimétricas. O campo magnético terrestre: características e variações; efeito magnético de dipolos e de corpos simples, ambiguidade da anomalia magnética, combinação de potenciais gravimétricos e magnéticos. Modelos geomagnéticos. Magnetização de rochas e minerais, suscetibilidade magnética e medidas de propriedades magnéticas. Aquisição de dados magnéticos: magnetômetros, medidas terrestres, aéreas, por satélites e marinhas, levantamento magnético; anomalias magnéticas, separação e realce. Interpretação: parâmetros de interpretação, técnicas simples e modelagem de fontes de anomalias magnéticas. Estudo de casos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas computacionais e de análise e interpretação de dados.
Critério
Provas, relatórios e exercícios de fixação de conteúdo.
Norma de Recuperação
Prova a ser realizada após o término do semestre letivo. Critério de aprovação: a média aritmética entre a nota final obtida no curso regular e a nota da prova de recuperação tem que ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
Hinze et al., 2013 - Gravity and magnetic exploration, Principles, practices and applications, Cambridge U.P. BLAKELY, R.J., 1995 - "Potential Theory in Gravity and Magnetic Applications", Dobrin, M.; Savit, Carl H. - 1988 - Introduction to Geophysical Prospecting. 4th edition. McGraw-Hill. - material desenvolvido para o curso.
 

Clique para consultar os requisitos para AGG0669

Clique para consultar o oferecimento para AGG0669

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP