A produção da arquitetura contemporânea brasileira e internacional é parte do conteúdo básico das disciplinas obrigatórias do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Todavia, devido à amplitude dos conteúdos dessas disciplinas e a extensa cronologia abordada, faz-se necessário o aprofundamento do conhecimento e a crítica a essa produção ser objeto de uma estratégia mais dirigida. A disciplina pretende oferecer um espaço para analisar projetos de arquitetura e urbanismo, paisagismo e design, a partir de obras e textos de profissionais ativos na segunda metade do século 20. São objetivos identificar, a partir de estudos de caso, correntes atuais da arquitetura, urbanismo, paisagismo e design, tratando de temas como o valor simbólico, identidade arquitetônica, urbanística, paisagística, dos objetos, conceito de lugar e não-lugar, tipologias, ambiente e sustentabilidade, branding, etc. O conhecimento sobre arquitetos, urbanistas, paisagistas, designers e obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo e objetos de maneira mais sistemática constitui um processo de aperfeiçoamento do instrumental crítico e metodológico na formação humanística e profissional dos estudantes da FAU USP.
A produção da arquitetura contemporânea brasileira e internacional é parte do conteúdo básico das disciplinas obrigatórias do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Todavia, devido à amplitude dos conteúdos dessas disciplinas e a extensa cronologia abordada, faz-se necessário o aprofundamento do conhecimento e a crítica a essa produção ser objeto de uma estratégia mais dirigida. A disciplina pretende oferecer um espaço para analisar projetos de arquitetura e urbanismo, paisagismo e design, a partir de obras e textos de profissionais ativos na segunda metade do século 20. São objetivos identificar, a partir de estudos de caso, correntes atuais da arquitetura, urbanismo, paisagismo e design, tratando de temas como o valor simbólico, identidade arquitetônica, urbanística, paisagística, dos objetos, conceito de lugar e não-lugar, tipologias, ambiente e sustentabilidade, branding, etc.
O conteúdo do programa deverá ser pormenorizado conforme a dinâmica e interesses relacionados ao desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas obrigatórias, como aprofundamentos desejáveis conforme tópicos de pesquisa dos docentes e discentes. Dentro do escopo cronológico definido nos objetivos, arquitetos, urbanistas, paisagistas e designers, suas obras, seus textos, deverão ser examinados em aulas expositivas, seminários e visitas a obras, ambientes, museus e espaços culturais.
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