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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0127 - Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico
Conservation and Restoration of Architectural Heritage

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo o estudo da preservação do patrimônio cultural, por intermédio da análise dos critérios de restauração empregados no presente e sua repercussão na prática de intervenções, identificando as principais correntes do pensamento e teorias aplicadas à matéria. Ou seja, analisar os procedimentos teórico-metodológicos que deveriam fundamentar a ação projetual e a fase técnico-operacional da intervenção. Ademais, por ser disciplina não apenas de aprofundamento do conteúdo teórico, mas também de pesquisa, o intuito é que as monografias elaboradas para o curso sejam também produção de conhecimento sobre uma obra específica, ou sobre um conjunto arquitetônico, que poderão, por exemplo, fundamentar propostas de preservação.
O intuito é aprofundar a visão dos problemas ligados à preservação dos bens culturais e fornecer bases sólidas aos estudantes para intervenções em bens culturais responsáveis, adequadas e historicamente fundamentadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
282711 - Beatriz Mugayar Kuhl
91973 - Fernanda Fernandes da Silva
64502 - Maria Lucia Bressan Pinheiro
 
Programa Resumido
A disciplina analisa as principais correntes teóricas contemporâneas relativas à restauração do patrimônio arquitetônico e seu rebatimento na prática de intervenção no Brasil. São aprofundados, assim, aspectos do conteúdo da obrigatória AUH412. Procura-se verificar o rebatimento, ou não, da teoria na prática de intervenção através de casos de estudos em que as obras serão analisadas em sua consistência física (materiais, técnicas construtivas, sistemas construtivos), em seus aspectos formais e documentais, suas transformações ao longo do tempo, patologias e análise de projeto de intervenção. Serão tratados alguns instrumentos oferecidos pela historiografia e crítica da arquitetura para a análise de obras, com o intuito de oferecer bases para elaboração de inventário e para a análise histórico-crítica de edifícios, quesito essencial que deve informar todo projeto de restauro
 
 
 
Programa
1.1.	Preservação na atualidade: questões em aberto
1.2. A importância da unidade metodológica: Alois Riegl, Cesare Brandi; tendências atuais.
1.3. Leitura histórico-crítica de obras arquitetônicas
1.4. O inventário como instrumento de preservação
1.5. O levantamento métrico-arquitetônico como instrumento de aprofundamento cognitivo
1.6. A preservação em outros campos artísticos
1.7. O patrimônio industrial
1.8. A preservação no órgão municipal: os níveis de tombamento
1.9. Inserção de elementos contemporâneos em edifícios e contextos históricos.
1.10. Preservação e questões de escala: a cidade e o território
1.11. O tratamento de superfícies: a questão da cor na restauração
1.12. O patrimônio moderno
1.13. Problemas de preservação da arquitetura recente; o problema da reprodução de obras arquitetônicas
1.14. A Universidade de São Paulo e seu patrimônio
1.15. A intervenção como processo multidisciplinar - exame de casos de estudo: análise das obras em seus aspectos materiais – técnicas e sistemas construtivos – formais e documentais, sua transformação ao longo do tempo, patologias existentes, tratamentos e análise dos projetos de intervenção
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é estruturada através de aulas expositivas, em que são apresentados os conteúdos básicos referentes aos temas do programa, buscando evidenciar as impostações teóricas existentes e ilustrando a problemática através de exemplos práticos. São examinados de maneira pormenorizada casos de intervenção, abordando aspectos constitutivos da obra, sua transformação ao longo do tempo e o projeto de intervenção. Grande importância é dada à leitura de textos que tratem de problemas contemporâneos da preservação, que são analisados em sala de aula através de três seminários, conduzidos por equipes de alunos. São também feitas visitas técnicas (1 ou 2 dependendo do semestre) voltadas ao exame de obras restauradas há pouco ou em processo de restauração.
Critério
A avaliação será feita através de seminários (e das respectivas resenhas) e de trabalho de documentação.
Seminários. Serão realizados seminários distribuídos durante o semestre sobre alguns textos considerados de interesse para a compreensão de questões importantes para a preservação nos dias de hoje. Haverá um grupo de estudantes responsável por cada um dos seminários. Este tipo de avaliação se desenvolve através de leituras e resenhas individuais, que devem ser entregues no dia do seminário por todos os alunos, seguidas de apresentação e discussões em classe, conduzidas pelo grupo responsável. O objetivo é que o estudante tome conhecimento do texto antes do seminário e elabore suas próprias reflexões sobre o assunto para que se possa ter uma discussão produtiva. O debate será coletivo, envolvendo as variadas leituras que um dado texto permite, possibilitando um entendimento mais amplo e mais profundo do que aquele realizado individualmente. Lembre-se que o seminário é sobre textos, e não sobre temas; ou seja, a apresentação dos grupos responsáveis e o encaminhamento dos debates devem ser feitos em cima dos textos em pauta.
Resenha individual. Texto analítico dos escritos abordados no seminário. Uma resenha é diversa de um resumo: pressupõe um distanciamento crítico em relação aos textos analisados, não se tratando de mero arrolamento de fatos ou idéias. Deve, além de abarcar a síntese das principais idéias presentes nos textos, evidenciar o ponto de vista do autor e, ainda, estabelecer comparações com os outros textos abordados no curso (aproximações, discordâncias, oposições, contradições); devem ainda ser expostos questionamentos e dúvidas suscitados pelos textos.
Trabalhos de documentação
Trabalho em dupla que trata da descrição e análise de um edifício em São Paulo, a ser escolhido entre aqueles indicados pelos professores em uma lista que ficará no Departamento. Deverá ser feito um levantamento bibliográfico e de arquivo (Arquivo Histórico Municipal, e Divisão de Arquivo Municipal de Processos), entrevistas, além de visitas à obra para documentação iconográfica. A entrega consistirá de uma monografia na qual a obra deverá ser analisada em maior profundidade, abordando a concepção da obra, sua transformação ao longo do tempo e sua configuração atual analisando suas características formais, espaciais, seus materiais; a seguir deverão ser explicitadas as principais diretrizes que deveriam ser seguidas em um projeto de restauração, justificando-as. Essas análises e diretrizes deverão ser formuladas à luz dos temas abordados nas aulas teóricas e nos seminários.
Cada grupo deverá expor brevemente seu trabalho na última aula como parte da avaliação.
Por ser disciplina de pesquisa, com trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o semestre não haverá recuperação.
Norma de Recuperação
Por ser disciplina de pesquisa, com trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o semestre não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo, Ateliê, 2004.
CARBONARA, Giovanni. Avvicinamento al Restauro. Teoria, Storia, Monumenti. Napoli, Liguori, 1997.
______. Brandi e a restauração arquitetônica hoje, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 35-47.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo, UNESP. 2001.
DVORÁK, Max. Catecismo da Preservação de Monumentos. Cotia, Ateliê, 2008
HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Ascensión. La clonación arquitectónica. Madrid, Siruela, 2007.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo, Paz e Terra, 2002, , pp. 9-23; 271-316.
JOKILEHTO, Jukka Ilmari. A History of Architectural Conservation. Oxford, Butterworth-Heinemann, 1999.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização. Problemas teóricos de restauro. Cotia, Ateliê / FAPESP, 2009.
MONNIER, Gérard. O edifício-evento, a história contemporânea e a questão do patrimônio, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 11-18;
______. O edifício, instrumento do evento: uma problemática, Revista CPC, 2008, n. 7, pp. 7-19.
SALVO, Simona. Restauro e "restauros" das obras arquitetônicas do século XX: intervenções em arranha-céus em confronto, Revista CPC, 2007, n. 4, pp. 139-157.

Bibliografia complementar.

ANDRADE, Antonio Luiz Dias de. Um Estado Completo que Pode Jamais ter Existido. São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Tese de Doutoramento, 1993.
ANDRADE, Mario de. Cartas de Trabalho: correspondência com Rodrigo Mello Franco de Andrade (1936-1945). Rio de Janeiro, MINC/SPHAN/ Pró-Memória, 1981.
ARANTES, Antonio Augusto (org.). Produzindo o passado: Estratégias de Construção do Patrimônio Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1984.
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como história da cidade. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
BALDINI, Umberto. Teoria del Restauro e Unità di Metodologia, 2vols.. Firenze, Nardini; 1o vol, 1997, 8a ed. (1a ed. 1978); 2o vol., 1997, 6a ed. (1a ed. 1981)
BOITO, Camillo. Os Restauradores. São Paulo, Ateliê, 2002.
Cartas Patrimoniais, Rio de Janeiro: IPHAN, 1999.
CASTRO, Sonia R. O Estado na Preservação de Bens Culturais: o Tombamento. Rio de Janeiro, Renovar, 1991.
CERROTI, Alessandra. Construções residenciais públicas em Roma no Segundo Pós-Guerra: O bairro INCIS em Decima, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2008, n. 23, pp. 194-199.
CERVELLATI, Pier Luigi. La Città Bella. Il Recupero dell'Ambiente Urbano, Bologna, Mulino, 1991.
CERVELLATI, P. L. & MILANI, M. Centri Storici. Firenze, Guaraldi, 1977.
CUNHA, Maria Clementina Pereira (org). O Direito à Memória – Patrimônio Histórico e Cidadania. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.
DI STEFANO, Roberto. Il Recupero dei Valori Centri Storici e Monumenti-Limiti della Conservazione e del Restauro. Napoli, Edizione Scientifiche Italiane, 1979.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em Processo - Trajetória Política Federal de Preservação no Brasil. Rio de Janeiro, UFRJ/Minc/IPHAN, 1997.
GIOVANNONI, Gustavo. Vecchie città ed edilizia nuova. Torino: Utet, 1931
Historical and philosophical issues in the conservation of cultural heritage. Los Angeles, Getty, 1996.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo, Paz e Terra, 2002.
JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do Social. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
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LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, Ed. Unicamp, 1996.
LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo, Brasiliense, 1981.
MARCONI, Paolo. Dal Piccolo al Grande Restauro, Venezia, Marsilio, 1988.
_________. Il Restauro e l'Architetto, Venezia, Marsilio, 1993.
MEC/SPHAN/Pró-Memória. Restauração e Revitalização de Núcleos Históricos. Análise Face à Experiência Francesa. Brasília, 1980.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. A História, cativa da memória? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 1992, v. 34, pp. 9-23.
______. Identidade Cultural e Arqueologia, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 1984, n. 20, pp. 33-36.
______. Patrimônio ambiental urbano: do lugar comum ao lugar de todos, CJ Arquitetura, 1978, n. 19, pp. 45-46.
MILET, Vera. A teimosia das Pedras: um estudo sobre a preservação do Patrimônio Ambiental do Brasil. Olinda, Prefeitura de Olinda, 1988.
PERGOLI CAMPANELLI, Alessandro. O restauro do complexo monumental do Templo-Catedral de Pozzuoli, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2008, n. 23, pp. 187-193.
______. Restauro Contemporâneo: Algumas abordagens, Revista CPC, 2008, n. 7, pp. 20-42.
PEROGALLI, Carlo. Monumenti e Metodi di Valorizazione, Milano, Guerini, 1991.
PESSOA, José (org.). Lúcio Costa: Documentos de Trabalho. Rio de Janeiro, IPHAN, 1999.
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______. John Ruskin e as Sete Lâmpadas da Arquitetura. In: RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória. Cotia, Ateliê, 2008, pp. 9-48.
PIRES, Maria Coeli Simões. Da Proteção ao Patrimônio Cultural. Belo Horizonte, Del Rey, 1994.
RIEGL, Alois. Le Culte moderne des monuments, son essence et sa genèse. Paris, Seuil, 1984.
RODRIGUES, Marly. Imagens do Passado: a instituição do patrimônio em São Paulo: 1969-1987. São Paulo: Ed. Unesp / Imprensa Oficial / Condephaat / FAPESP, 2000.
RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória. Cotia, Ateliê, 2008.
SALVO, Simona. Arranha-céu Pirelli: crônica de uma restauração, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 69-86.
______. A intervenção na arquitetura contemporânea como tema emergente do restauro, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2008, n. 23, pp. 199-211.
______. A restauração do arranha-céu Pirelli: a resposta italiana a uma questão internacional, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2006, n. 19, pp. 201-210.
______. Restauro e 'restauros' das obras arquitetônicas do século 20. Intervenções em arranha-céus em confronto, Revista CPC, 2007, n. 4, pp. 139-157.
SCARROCCHIA, Sandro (ed.). Alois Riegl: Teoria e prassi della conservazione dei monumenti. Bologna, Accademia Clementina di Bologna, 1995
SITTE, Camillo. A Construção das Cidades Segundo seus Princípios Artísticos, São Paulo, Atica, 1992.
TORSELLO, B. Paolo. Che cos'è il restauro. Venezia, Marsilio, 2005
______. La Materia del Restauro. Venezia, Marsilio, 1988.
Alguns sítios úteis na Internet
www.usp.br/cpc
www.iphan.gov.br www.docomomo.com
www. iccrom.org www.ticcih.org
www. icomos.org www.socioambiental.org.br
Pesquisas bibliográficas: www.bcin.ca http://aata.getty.edu/
 

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