Analisar os preceitos que balizaram revivescência da Antiguidade a partir dos Quatrocentos, e os questinamentos sobre a validade das regras então formuladas, tomando como referência as obras dos artistas e arquitetos da Renascença italiana. Consolidar o entendimento do léxico da arquitetura dita clássica. Conhecer as arquiteturas portuguesa e espanhola do renascimento, o estilo-chão e o estilo desornarmentado. Compreeder as origens da sistematização teórica luso-hispânica. Capacitar os alunos para o estabelecimento das relações entre a produção luso-hispânica e a arquitetura colonial brasileira.
Estudo da renovatio da Arquitetura e dos movimentos artísticos que se estendem dos séculos XIV ao XVI na península itálica e de sua difusão em Portugal e Espanha. Estudo da cultura arquitetônica e da circulação dos tratados entre as penínsulas: resistências, modos de assimilação e inovações.
O primeiro RenascimentoBrunelleschi, Donatello, Ghiberti e o concurso para a cúpula de Santa Maria del Fiore.A “revivescência” do léxico antigo e as basílicas brunelleschianas.Os estudos vitruvianos e a “redescoberta” da antiga Roma.Leon Battista Alberti e o tratado De Re Ædificatoria.As obras albertianas em Rimini, Florença e Mântua.Bramante e a Roma dos papas: o apogeu do “classicismo”.A arquitetura de Rafael Sanzio.A fabrica de São Pedro. Michelangelo arquiteto.Léxico e sintaxeSerlio e seus livros de Arquitetura.As “Regras” de Vignola.A canonização das ordens e as licenças arquitetônicas.Os maneirismos de Giulio Romano e Sanmicheli.Palladio e o vêneto.A introdução do Renascimento em PortugalAndrea Sansovino e a via italiana.Nicolau Chanterene, João de Ruão, Hodart e a influência francesa.Estilo-chão e estilo desornamentado: Renascimento e Maneirismo na península ibérica A formulação da teoria do estilo-chão: Félix da Costa e Antonio RodriguesA tratadística do Renascimento em Portugal. Importações e traduções: Diego de Sagredo, Alberti e Cesare Cesariano.Francisco de Holanda e o caso holandiano. Relações com o mundo cultural e artístico romano.A assimilação da teoria renascentista nas aulas de arquitetura luso-hispânicas A arquitetura do Renascimento em Portugal: João de Castilho, Diogo de Castilho, Afonso Álvares, Baltasar Álvares e Miguel de Arruda.As obras de Diego de Siloé e Pedro Machuca na Espanha.Juan Bautista de Toledo e Juan de Herrera: o estilo desornamentadoA arquitetura maneirista em Portugal: Diogo de Torralva e as obras do convento de Cristo em Tomar. Um programa de arquitetura sóbria defendido na Companhia de Jesus.Filippo Terzi e o maneirismo de São Vicente de Fora
ARENAS, José Fernández (org.). Renacimiento y Barroco en España. Barcelona: Gustavo Gilli, 1982.ARGAN, G. C. História da Arte italiana. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, vols. II e III.___________. Clássico anticlássico – o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. BURY, John. “As Artes em Portugal – Arquitetura”. in Arquitetura e arte no Brasil colonial. São Paulo: Nobel, 1991, pp. 84-102.CORREIA, José Eduardo Horta. Arquitectura Portuguesa – renascimento, maneirismo, estilo chão. Lisboa: Editorial Presença, 1991.HEYDENREICH, L. H. Arquitetura na Itália 1400-1500, São Paulo: Cosac & Naify, 1998.KUBLER, George. A Arquitetura Portuguesa Chã – Entre as Especiarias e os Diamantes, 1521-1706. Lisboa, 1972.______________. Art and architecture in Spain and Portugal and their american dominions. 1500 to 1800.Harmondsworth, Penguin, 1959.LOTZ. Wolfgang. Arquitetura na Itália 1500-1600. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.MOREIRA, Rafael. “Arquitectura: Renascimento e Classicismo”, in História da Arte Portuguesa – vol. II (direcção de Paulo Pereira). Temas e Debates, 1995,p. 303- 373.SERRÃO, Vitor. História da Arte em Portugal. O Renascimento e o Maneirismo (1500-1620). Lisboa: Editorial Presença, 2002. TAVARES, Domingos. Juan de Herrera. Disciplina na arquitectura. Porto: Dafne Editora, 2005.WITTKOWER, Rudolf. Architectural Principles in the Age of Humanism, Great Britain: Academy Editions, 1988.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: A.A.V.V. História da Arte em Portugal. Lisboa: Alfa, 1989, 15 Vols.ARCAUTE, Agustín Ruiz de. Juan de Herrera. Arquitecto de Felipe II. Madrid: Instituto Juan de Herrera, 1997AZNAR, José Camón. “Arte del Renacimiento en España”, in GLÜCK, Gustav. Arte del Renacimiento fuera de Italia. Barcelona-Madrid: Editorial Labor, 1936, pp. 95-149.BLUNT, Anthony. Teoria Artística na Itália 1450-1600. São Paulo: Cosac&Naify, 2001.BUSTAMANTE, A. & MARÍAS, F. “Francisco de Mora y la Arquitectura Portuguesa”, in As Relações Artísticas entre Portugal e Espanha na Época dos Descobrimentos. II Simpósio Luso-Espanhol de História da Arte. Coimbra: Livraria Minerva, 1987, pp. 277-318.CHUECA GOITIA, Fernando. La Catedral de Valladolid. Una página del siglo de oro de la arquitectura española. Madrid, 1947.________________________. “El estilo herreriano y la arquitectura portuguesa”, in El Escorial, Madrid, 1965.CORREIA, José Eduardo Horta. “A arquitectura – maneirismo e ‘estilo chão’”, in História da Arte em Portugal, vol. 7, Lisboa: Publ. Alfa, 1986.GOITIA, Fernando Chueca. La Catedral de Valladolid. Una página del siglo de oro de la arquitectura española. Madrid, 1947.GONÇALVES, A. N. Estudos de História da Arte da Renascença. Coimbra, 1984.HAUPT, A. Arquitectura Portuguesa do Renascimento. Lisboa, 1983.HOLANDA, Francisco de. Da Pintura Antiga (1548). Lisboa, 1982.____________________. Diálogos em Roma (1548). Lisboa, 1982.JAM, José Corral. “Arquitectura y canon, el proyecto de Villalpando para el Templo de Jerusalem”, in Juan Bautista Villalpando – El Tratado de la Arquitectura Perfecta em la Vision del Profeta Ezequiel (traducido em el monasterio de San Lorenzo Real de El Escorial por Fray Luciano Rubio 0.S.A.). Madrid: Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, 1990.KUBLER, George. La obra de El Escorial. Madrid: Alianza Forma, 1983.KRÜGER, Mario. “As leituras e a recepção do De Re Aedificatoria de Leon Battista Alberti”, in Homeless Monalisa. Revista electrónica. Coimbra: CEARQ, 2003. Disponível no sítio http://homelessmonalisa.darq.uc.pt/MarioKruger/ParaumaLeituradoDeReAedificatoria.htmLOURENÇO, A.C., SOROMENHO, M. & MENDES, F.S. “Filipe II en Lisboa: Moldear la Ciudad a la Imagen del Rey”, in Pereira, P. B. (org.) Juan de Herrera, Arquitecto Real. Barcelona: Lunwerg Editores, 1997.MOREIRA, Rafael. “A Escola de Arquitetura do Paço da Ribeira e a Academia de Matemáticas de Madrid”, in As Relações Artísticas entre Portugal e Espanha na Época dos Descobrimentos. II Simpósio Luso-Espanhol de História da Arte. Coimbra: Livraria Minerva, 1987, pp. 65-77._______________. “A arquitectura militar do Renascimento em Portugal”, in A Introdução da Arte da Renascença na Península Ibérica. Coimbra: EPARTUR, 1981._______________. A Arquitectura do Renascimento no Sul de Portugal. A Encomenda Régia entre o Moderno e o Romano. Tese de doutorado. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 1991._______________. “D. Miguel da Silva e as origens da arquitectura do Renascimento em Portugal”, in Mundo da Arte, II Série, nº 1, Lisboa, Publicações Ciência e Vida, 1988.MURRAY, Peter. Renaissance Architecture. London, Faber & Faber/Electa, 1986. ______________. The Architecture of the Italian Renaissance. London, Thames & Hudson, 1994.PEREIRA, Paulo (org.) História da Arte Portuguesa. 2 vols. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.SANTOS, Reynaldo dos. Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1940-1943, vol. II.SILVA, Jorge Henrique Pais da. Estudos sobre o maneirismo. Lisboa, Estampa, 1983.TAFURI, Manfredo. Ricerca del Rinascimento. Principi, Città, Architetti, Torino: Einaudi, 1992.TAVERNOR, Robert. On Alberti and the art of building, Yale University Press, 1998.THOENES, Christof. Sostegno e adornamento. Saggi sull’architettura del Rinascimento. Milano, Electa, 1998.________________. Spezie e ordine di colonne nell’architettura del Brunelleschi. In AA.VV. Filippo Brunelleschi. La sua Opera e il suo Tempo, Firenze, 1980____________. & GÜNTHER, H. Gli ordini architettonici: rinascita o invenzione? In FAGIOLO, Marcello (a cura di) Roma e L’Antico nell”arte e nella cultura del Cinquecento, Istituto della Enciclopedia Italiana, 1985.VITERBO, Francisco Marques de Souza. Dicionário histórico e documental dos architectos, engenheiros e constructores portugueses ou a serviço de Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional, 1899-1922, 3 v.WIEBENSON, Dora. Los tratados de arquitectura de Alberti a Ledoux. Madrid: Herman Blumme, 1988.ZERNER, Catherine Wilkinson. Juan de Herrera. Architect to Philip II of Spain. New Haven/London: Yale University Press, 1993.