Suscitar o interesse pelo tratamento das áreas de uso comum das cidades; analisar casos significativos para uma introdução ao estudo da praça no Brasil.
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO . DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO - AUH .Disciplina: AUH - 233 1993 " A Praça como Arquitetura".Natureza ....................................................................... OPTATIVACarga Horária ............................................................... 30 horas / aulaNº de créditos ................................................................ 02 (dois)Nº máximo por turma .................................................... 60Nº de turmas para as quais poderá ser lecionada........... 1 por professor .Semestre ideal ............................................................... 5o. ao 8o. semestre.PLANO DE ENSINO ( programa ) - Objetivos:Suscitar o interesse pelo tratamento das áreas de uso comum das cidades; analisar casos significativos para uma introdução ao estudo da praça no Brasil.- Conteúdo:1. Campos e cidade . Acrópole e agora . O surgimento e o desenho da praça. Urbs, civitas e fora romana.2. A praça do mercado e o "adro" na cidade medieval. Funções, implantação e característica espaciais.3. O desenho da área comum. Duas propostas: O Campo Santo em Piza e a Piazza del Campo em Siena.4. Volume e espaço vazio na Renascença . Intervenções na cidade existente.Florença e Roma, Flandres.5. A Cidade ideal. Novas armas e velhas muralhas. Uma estátua eqüestre e a Piazza del Campidogio.6. A "plaza de armas" e o traçado das cidades na América hispânica. Um Projeto de colonização .7. As praças romanas e o tratamento do espaço urbano. Prédio, praça e cidade no Vaticano .8. As "places royales", Karlsruhe e a Lisboa de Pombal. O jardim francês, Descartes e a pintura.9. O jardim inglês, Rousseau e a pintura. As reformas urbanas de Paris e Viena. Sitte, um Arquiteto.10. Urbanização intensa, industrialização e espaço público. Novas solicitações: praça ou jardim?- Métodos a utilizar :- aula expositivas.- seminários.- Atividades discentes:- participação em aulas.- participação nos seminários.- Critérios de avaliação de aprendizagem através de:- participação em seminários.- Participação em trabalho comum.- Bibliografia:CHOAY, Françoise - O urbanismo: utopias e realidades. São Paulo, perspectiva, 1979.CIAM, B. - II cuore delle città . Milano, Hoepli, 1954.HOLLANDA, Sergio B. de - Raízes do Brasil - 3a. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1956.LEVEDAN, Pierre - Historia de 1'urbanisme. Paris, 1941.SITTE, Camilo - Construcción de ciudades según principios artísticos. Barcelona, Gilli, 1980.ZUCKER, Paul - Tow and square. New York, Columbia University Press, 1959.AUH / fev. / 1990.
CHOAY, Françoise - O urbanismo: utopias e realidades. São Paulo, perspectiva, 1979.CIAM, B. - II cuore delle città . Milano, Hoepli, 1954.HOLLANDA, Sergio B. de - Raízes do Brasil - 3a. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1956.LEVEDAN, Pierre - Historia de 1'urbanisme. Paris, 1941.SITTE, Camilo - Construcción de ciudades según principios artísticos. Barcelona, Gilli, 1980.ZUCKER, Paul - Tow and square. New York, Columbia University Press, 1959.