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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0239 - Questões Gerais sobre Urbanização e Urbanismo
General Questions about Urbanization and Urbanism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Estudam-se na disciplina diferentes abordagens da urbanização, discutindo os paradigmas por elas utilizados, seus fundamentos, limites e potencialidades, bem como as teorias elaboradas e suas implicações para a atividade de projeto e planejamento das diferentes escalas do espaço urbano contemporâneo. 
 
 
 
Programa Resumido
Fornecer aos alunos base teórica e metodológica para o estudo da urbanização contemporânea enquanto quadro de referência indispensável para a análise e intervenção no universo urbano do presente.
 
 
 
Programa
Aula 1. Procedimentos para desenvolvimento da disciplina.
Aula 2. A relação entre teoria, pesquisa, planejamento e projeto.
Aula 3. A produção social das pesquisas e os paradigmas básicos nas Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
Aula 4. O conceito de urbanização. Estado, ideologia e mudança social. Leitura comentada: J. E. Hardoy.
Aula 5. Projetar a cidade. Urbanismo e cidadania nas cidades-estado gregas e no sistema urbano do Império Romano. Leituras comentadas: CHAUÍ, Marilena e VITRUVIO.
Aula 6. Cidade e projeto na passagem da Idade Média ao Renascimento.
Aula 7. Seminário I: Intervenções sobre a cidade existente (I). Leituras para debates: ARGAN, G. C. e ALBERTI.
Aula 8. Intervenções urbanísticas nos séculos XVII e XVIII.
Aula 9: Seminário II: A intervenção sobre a cidade existente (II). Leituras para debates: SALGADO, Ivone, LAUGIER e PATTE.
Aula 10. PROVA: sobre o conjunto de conceitos analisados e a intervenção na cidade pré-industrial.
Aula 11. Origens da urbanística moderna: a intervenção sobre o urbanismo no século XIX.
Aula 12. Urbanismo e planejamento na cidade industrial. O urbanismo dos CIAM.
Aula 13. Seminário III - Leitura para debate: “A Carta de Atenas”.
Aula 14. O pensamento sobre a cidade do terceiro quartel do século XIX até a 2ª. Guerra Mundial. Leitura Programada: Cartas Patrimoniais.
Aula 15. Urbanização, urbanismo e planejamento: conceitos e implicações. A questão da modernidade. O urbanismo racionalista e o urbanismo estratégico.
Leituras programadas: ARANTES, Otília.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso consta de 10 aulas expositivas, 3 seminários, 1 prova e 1 trabalho de conclusão. As aulas expositivas contextualizam o debate histórico e historiográfico sobre as diversas concepções de cidade e respostas urbanísticas e de planejamento urbano. São selecionados textos para leitura comentada nos seminários, em geral, fontes primárias e secundárias paradigmáticas para o estudo da temática. São eleitos tratados antigos - Vitrúvio, Alberti, Marc-Antoine Laugier, Pierre Patte – e livros clássicos sobre a ciência do Urbanismo - Camillo Sitte, Ildefonso Cerdà, Ebenezer Howard e a “Carta de Atenas” – e solicitadas sinopses do debate coletivo nos seminários. Os alunos devem ainda realizar um trabalho de conclusão da disciplina sobre um dos seguintes temas contemporâneos: Patrimônio; Monumento; Urbanismo Moderno; Urbanismo Contemporâneo; Requalificação Urbana; Recomposição do Tecido Urbano; Urbanidade e Espaço Público; Legislação e Projeto; Habitação Social; Mobilidade Urbana; Dispersão Urbana. O trabalho final consiste numa análise crítica do tema escolhido e sua aplicação em caso específico da cidade de São Paulo (espaço edificado), procurando elencar os instrumentos e alternativas de participação social em seu conhecimento.
Critério
A avaliação será feita com base na presença, participação nas aulas expositivas, qualidade das sinopses e da discussão sobre as leituras comentadas, prova e trabalho final. O trabalho final, sobre tema a ser definido em classe, deverá ser realizado em equipe composta de dois ou três alunos.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e freqüência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes.
 
Bibliografia
     
ALBERTI, L. B. - De re aedificatoria (1550) [Tradução de Javier Fresnillo Nuñez]. Madrid: Ediciones Akal, 1991.
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VIGARELLO, Georges - O limpo e o sujo. Uma história da higiene corporal. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
VITRUVIO, M. P. – Da Arquitetura. São Paulo, Hucitec, 1999.
VIVA O CENTRO – O Centro das Metrópoles. Reflexões e propostas para a cidade democrática do século XXI. São Paulo: Editora Terceiro Nome. Viva o Centro. Imprensa Oficial do Estado 2001.
 

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