Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0245 - História do Planejamento Urbano no Municipio de São Paulo
History of Urban Planning in the City of São Paulo

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
O curso tem como objetivo central buscar formas de descrição e apreensão da realidade urbana visando aperfeiçoar a atividade de intervenção na cidade existente. Para alcançar este objetivo principal o curso buscara evidenciar as relações de reciprocidade, complementaridade e compromisso que rege a atividade de análise urbana e a atividade de proposta de intervenção urbana.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1716383 - Renato Cymbalista
 
Programa Resumido
O curso tem como objetivo central buscar formas de descrição e apreensão da realidade urbana visando aperfeiçoar a atividade de intervenção na cidade existente. Para alcançar este objetivo principal o curso buscara evidenciar as relações de reciprocidade, complementaridade e compromisso que rege a atividade de análise urbana e a atividade de proposta de intervenção urbana.
 
 
 
Programa
A análise do processo de urbanização paulistano, incluindo sua dimensão físico-espacial e socio-ambiental deverá estar associada à história da formação e desenvolvimento de um pensamento urbanístico e dos instrumentos de planejamento que conjuntamente representam o Urbanismo Paulistano.

A disciplina procura relacionar instrumentos de planejamento e o espaço construído. Procede ao levantamento e análise da história do planejamento urbano na cidade de São Paulo em suas dimensões físicas e sociais, desde a década de 1890, quando se consolida a Prefeitura como entidade administrativa até o presente.
Procura instrumentar os alunos para a formulação, equacionamento e viabilização de projetos urbanos.

O enfoque adotado pretende evidenciar:
· O conhecimento do processo de urbanização no nível intraurbano.
· A análise histórico espacial da malha urbana paulistana.
· O papel dos diversos instrumentos de planejamento e agentes sociais que atuaram na sustentação das políticas públicas - especialmente do planejamento intra-urbano do município de São Paulo.
· Os dois grandes conjuntos da ação municipal sobre o urbano: a) a ação executiva e os investimentos públicos promotores de valor imobiliário e do crescimento urbano através de projetos, programas e planos realizados; a evolução das ações controladoras do crescimento urbano, as ações normativas, principalmente as de controle do parcelamento uso e ocupação do solo (leis de loteamento, zoneamento e código de edificações).
· A incorporação da dimensão ambiental nos instrumentos de planejamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Desenvolver através do exercício de análise e avaliação da prática urbanística e do planejamento urbano, uma clara noção da complexibilidade do objeto sobre o qual se intervém e da especialidade do conhecimento profissional do arquiteto urbanista.
2. Criar um corpo teórico-conceitual que auxilie o aluno a constantemente realimentar de forma reflexiva a sua prática.
3. Proporcionar ao aluno uma visão ampla e crítica da trajetória da intervenção na cidade existente, levando-o a reconhecer através dos exemplos selecionados, os avanços, os recuos, os momentos revolucionários e as situações de impasse e comprometimento.
4. Enfatizar a indispensável relação entre o projeto de intervenção e as práticas sociais nos diversos contextos analisados.
Critério
Aulas, seminários, trabalhos práticos e provas.
Norma de Recuperação
Será possível apenas para alunos cuja freqüência, notas e estágio de desenvolvimento do trabalho configurem uma situação de trabalho em vias de conclusão.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro. A peste e o plano. O Urbanismo Sanitarista do Eng. Saturnino de Brito. . Dissertação de Mestrado, FAUUSP, 1992.
ANDRADE, Francisco de Paula Dias - Subsídios para o Estudo da Influência na Legislação e na Arquitetura das Cidades brasileiras. Politécnica/USP, 1986.
ARGAN, Giulio Carlo - História da Arte como História de la Ciudad. Editora Laia/Barcelona, 1984.
AYMONINO, Carlo - "O Significado das Cidades". Col. Dimensões, Editorial Presença, Lisboa, 1984.
AZEVEDO, Eurico de Andrade - "Direito de Propriedade e Planejamento Urbano", in: Revista SPHAN, Abril, 1980.
BOOKCHIN, Murray - "The Limits of the City". New York, Harper and Row, 1974.
BRUNDTLAND COMISSÃO Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1988.
CAMARGO, C.P.F. et alii. São Paulo 1975: crescimento e pobreza. São Paulo, Loyole, 1975.
CNEC - Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores S.A; JNS - Engenharia, Consultoria e Gerenciamento S/C Ltda.. Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da Bacia do Guarapiranga - Diagnóstico Ambiental. São Paulo, jan. 1997.
DEAN, Warren - A Industrialização de São Paulo (1880-1945). São Paulo, Difusão Européia do livro.
EMPRESA METROPOLITANA DE PLANEJAMENTO DA GRANDE SÃO PAULO - Reconstituição da Memória Estatística da Grande São Paulo. São Paulo, Emplasa, 2v.
GROSTEIN, M.D.; SOCRATES, Jodete Rios & TANAKA, Marta M. Soban. A cidade invade as águas: qual a questão dos mananciais ? São Paulo, FAU-USP, Sinopses/Edição Especial, 1985.
GROSTEIN, Marta Dora - A Cidade Clandestina: Os Ritos e os Mitos. O papel da irregularidade na estruturação do espaço urbano no município de São Paulo. 1900-1987. Tese de Doutoramento, FAUUSP, 1987.
GROSTEIN, Marta Dora- Uma cidade por refazer: a periferia paulistana. in Revista USP n 5, 1990, pg 33 a 38.
HALPERN, Kenneth - Downtown USA Urban Design in Nine American Cities. The Arquitectural Press Ltd/London, 1978.
HARVEY, David - A Justiça Social e a Cidade de São Paulo. Pioneira, 1973.
KEVIN, Lynch - "La Buena Forma Urbana". Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1985.
LABORATÓRIO DE URBANISMO DE BARCELONA. Teoria y experiência de la urbanización marginal. In: LEWIS. El crescimiento de las ciudads. Barcelona, Gili, 1971.
LANGENBUCH, Jurgen Richard. A Estruturação da Grande São Paulo, estudo de geografia urbana, São Paulo, Biblioteca Geográfica Brasileira.
LEFÉVRE, Henrique Neves - Influência na Legislação Urbanística sobre a Estruturação das Cidades: aplicação especial ao caso da cidade de São Paulo, São Paulo (Tese de Catedra Escola Eng. Mackenzie), 1951.
MAIA, Francisco Prestes - Estudo de um Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo. São Paulo, Melhoramentos, 1929.
MAIA, Francisco Prestes - Os Melhoramentos de São Paulo. São Paulo, Prefeitura Municipal, 1945.
MAIA, Francisco Prestes e CINTRA, João Florence:Os Grandes Melhoramentos de São Paulo. Boletim do Instituto de Engenharia, São Paulo, v.6, nº 26, pp. 56-60, out. dez. e também v. 27, nº 28, pp. 91-94, nº 29, pp. 121-132, nº 31, pp.225-232.
MARCONDES, Maria José A. Urbanização e meio ambiente: os mananciais da metrópole paulista. Tese (Doutorado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1995.
MELLO, Luiz Anhaia - O Plano Regional de São Paulo: uma contribuição da Universidade para o estudo de um código de ocupação lícita do solo, 1954.
MEYER, Regina - Urbanismo - à procura do espaço perdido. In Revista USP n 5, 1990, pg. 11 a pg. 20.
MEYER, Regina Maria Prosperi. Metrópole e Urbanismo - São Paulo - Anos 50. Tese de Doutorado, FAUUSP, 1991.
MONBEIG, Pierre - Aspetos Geográficos do Crescimento de São Paulo, São Paulo. Anhembi. Ensaios Paulistas. 1958.
MOREIRA, Antônio Cláudio. Política pública de proteção dos mananciais. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1990.
MORSE, Richard - Formação Histórica de São Paulo. São Paulo, Difel, 1970.
MOSES, Robert - Programas de Melhoramentos Públicos para a Cidade de São Paulo. New York, International Basic Economy Corporation.
MUKAI, T. Direito e Legislação Urbanística no Brasil. Ed. Saraiva, 1988.
PANERAI, P. DEPAULE J.C.; DEMORGÓN, M.; VEYERENCHE, M. "Elementos de Analisis Urbano". Col. Nuevo Urbanismo 42, Inst. de Estudos de Adm. Local, Madri, 1983.
PESSOA, Alvaro, org. Direito do Urbanismo: uma visão sócio-jurídica. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1981.
PESSOA, Alvaro - "Direito do Urbanismo". Ed. Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Rio de Janeiro, 1981.
Plano Diretor (Gestão Jânio Quadros)
PORTAS, Nuno- Notas sobre a intervenção na cidade existente. Revista Sociedade e Território. Lisboa n 2.
QUARONI, Ludovico - "La Torre de Babel". Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1970.
REIS FILHO, Nestor Goulart - org. São Paulo: Urbanismo. in: II Congresso da EN-NAP (Escola nacional de Habitação e Poupança) . Humanização das Cidades de São Paulo. São Paulo, 1985.
REIS FILHO, Nestor Goulart - Quadro da Arquitetura no Brasil. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1970.
SAGMACS, Sociedade para Análise Gráfica e Mecanizada do Complexos Sociais, Estrutura Urbana da Aglomeração Paulistana: estruturas atuais e estruturas racionais. São Paulo, PMSP, 1957.
São Paulo ( cidade) - Cadernos de Planejamento. Diário Oficial do Município de São Paulo. 24 de dezembro de 1992, Ano 37 n 243, 1992.
SÃO PAULO (cidade) - Coordenadoria Geral de Planejamento. O Planejamento urbano no município de São Paulo; memória seletiva de suas manifestações no período 1892-1964.São Paulo, 1979.
SÃO PAULO (cidade) - Coordenadoria Geral de Planejamento. Política de Controle de uso e ocupação do solo, políticas de preservação de bens culturais e paisagísticos. São Paulo, 1979.
SÃO PAULO (cidade) - Coordenadoria Geral de Planejamento. Política de controle de uso e ocupação do solo. São Paulo, 1979.
SÃO PAULO (cidade) - Coordenadoria Geral do Planejamento Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município de São Paulo. São Paulo, 1971.
SÃO PAULO (cidade) - Política de Desenvolvimento Social, Política de transporte e normas operacionais. São Paulo, 1979.
SÃO PAULO (cidade) - Prefeitura do Município. Plano Urbanístico Básico de São Paulo; relatório técnico. São Paulo, 1969.
SÃO PAULO (cidade) - Projeto de Lei do Plano Diretor do Município de São Paulo. Gestão Pref. Luiza Erundina. Diário Oficial do Município de São Paulo, D.O.M., São Paulo, 36 (37), quarta-feira, 27 de fevereiro de 1991. Suplemento.
SÃO PAULO (cidade) - Secretaria Municipal de Planejamento. Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado II, 1983.
SÃO PAULO (cidade) - Secretaria Municipal de Planejamento. Plano Diretor do Município de São Paulo: 1985/2000, 1985 (Gestão Mário Covas).
SÃO PAULO (cidade) - Secretaria Municipal de Planejamento. São Paulo: Crise e mudança. Ed. Brasiliense, 1991.
SÃO PAULO (cidade) - Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA). Crise e mudança. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1990.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Transportes (São Paulo Transportes) e Consórcio COWAN-VSA. TETRAPLAN Consultoria e Planejamento. Estudo de Impacto Ambiental - Corredores Rio Bonito e Guarapiranga. Volumes I, II, III e Anexos. São Paulo, Março de 1995.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A questão ambiental urbana: Cidade de São Paulo. São Paulo, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, 1993.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano (SDHU); Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo (EMPLASA); COBRAPE. Programa de Saneamento Ambiental da Bacia de Guarapiranga. São Paulo, 5 vols., COBRAPE, 1991.
SCHERER, Rebeca - Descentralização e Planejamento Urbano no Município de São Paulo. (Tese de doutoramento, FAUUSP) 1987.
SCHERER, Rebeca e GROSTEIN, Marta Dora - A Recuperação da História da Intervenção Pública no Urbano como Instrumento de Planejamento: o exemplo do município de São Paulo. Revista do Arquivo Municipal, São Paulo, v. 196 pp.46-53.
SICA, Paolo - "La Imagem de Lá Ciudad". Ed. Gustavo Gili, Barcelona. 1977.
SÓCRATES, J.; GROSTEIN, Marta D.; TANAKA, M. S. A cidade invade as águas: qual a questão dos mananciais?. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, Sinopses Ed. Especial, 1985.
SOMEKH, Nádia - A derverticalização de São Paulo. São Paulo
THE WORLD RESOURCES INSTITUTE; The United Nations Environment Programme; THE WORLD BANK. The urban environment: 1996-97. New York, Oxford University Press, 1996.
VIOLA, Eduardo J. A problemática ambiental no Brasil (1971-1991): da proteção ambiental ao desenvolvimento sustentável. In: Revista Polis. São Paulo, n.º 3, Polis, 1991.
VILLAÇA, Flávio - A Estrutura da Metrópole Sul-Brasileira, São Paulo, FFLCH/USP, 1978.
WEBBER, Melvin M. "Indagaciones sobre a Estrutura Urbana" Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1974.
ZMITROWICZ, Witold - As Funções Urbano-Rurais como Condição da Implantação do Zoneamento na Cidade de São Paulo. São Paulo (mimeo), tese de mestrado - Escola Politécnica/USP, 1979.
ZMITROWICZ, Witold - As Obras Públicas de Engenharia e a sua Função na Estruturação da Cidade de São Paulo. São Paulo, Politécnica/USP, Tese de Doutoramento, 1984.
 

Clique para consultar os requisitos para AUH0245

Clique para consultar o oferecimento para AUH0245

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP