Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0308 - História da Arte I
Art History I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O Curso visa oferecer aos alunos o conhecimento das principais transformações ocorridas nas artes plásticas na Europa e no continente americano, no período do Renascimento ao século XIX, destacando a contribuição de artistas e tratadistas, em diálogo com o desenvolvimento histórico da arquitetura. Propicia-se complementação da formação dos alunos do primeiro ano integrando e complementando os conteúdos apresentados pelas outras disciplinas obrigatórias ministradas pelo departamento na mesma sequência
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
78734 - Agnaldo Aricê Caldas Farias
919922 - Guilherme Teixeira Wisnik
2810081 - Luciano Migliaccio
57608 - Ricardo Marques de Azevedo
 
Programa Resumido
O curso abordará o período do Renascimento ao século XIX nas artes plásticas na Europa e no continente americano destacando a contribuição de artistas e tratadistas, de modo a sublinhar transformações das artes figurativas no contexto da cultura do tempo.
 
 
 
Programa
Giotto e as novas funções da arte na Itália do século XIV.
A introdução da perspectiva na arte do Renascimento e o tratado Da Pintura de Leon Battista Alberti.
As modificações do estatuto social do artista entre os séculos XVI e XIX.
Arte e ciência: debates sobre o conhecimento visual de Leonardo à Encyclopédie.
Arte, religiosidade e representação da vida cotidiana nos Países Baixos 
As Artes irmãs: diálogos entre pintura, escultura e arquitetura do séc. XV ao Barroco.
Michelangelo e o maneirismo na Europa.
O modelo romano e a formação do classicismo nos séculos XVI e XVII.
A dialética entre desenho e cor da pintura veneziana à Academia Francesa.
Caravaggio e o naturalismo na pintura europeia do séc. XVII.
Transformações dos gêneros artísticos nos séculos XVII e XVIII.
As metamorfoses do Barroco.
A cultura artística e a representação do espaço urbano no século das Luzes.
As poéticas do Sublime e do Pintoresco.
Clássicismo e Romantismo.
O Impressionismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aproveitamento será avaliado por meio de monografia a ser elaborada por cada aluno sobre uma obra de arte do período em tela, enfocando os materiais apresentados no curso, na base da realização de análises de documentos visuais e seminários de texto.
Critério
o aluno deverá evidenciar capacidade de perceber e descrever claramente as principais transformações estilísticas ocorridas nas artes plásticas do período considerado e estabelecer as relações propostas pelo debate historiográfico com a sociedade e a cultura do tempo.
Norma de Recuperação
Realização dos trabalhos previstos para a finalização do curso.
 
Bibliografia
     
ARGAN, Giulio Carlo. História del Arte como Historia de la Ciudad, Barcelona, Laia, 1983. 
_______. História da Arte Italiana, São Paulo, Cosak & Naify, 2002. 
_______. Clássico a Anti-Clássico. São Paulo, Cia. das Letras, 1999.
_______. Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco. São Paulo, Companhia das Letras, 2004. 
ÁRIES, Pierre & CHARTIER, Roger (org). História da vida privada 3: Da Renascença à Revolução Francesa. 8 ed. São Paulo, Cia. Das Letras, 1991. (1986). 
ALBERTI, Leone Battista (1404-1472). Da Pintura, Campinas, UNICAMP, 1988. 
ALPERS, Svetlana. A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo, Edusp, 1999. 
_______. O Projeto de Rembrandt. O Ateliê e o mercado, São Paulo, Companhia das Letras, 2010. 
AZEVEDO, Ricardo Marques de. Metrópole: abstração. São Paulo: Perspectiva, 2006.
_______. Antigos Modernos: estudo das doutrinas arquitetônicas nos séculos XVII e XVIII. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2009.
BATTISTI, Eugenio. L'Antirinascimento, Torino, Aragno, 2005. 
BAXANDALL, Michel. O Olhar Renascente: Pintura e experiência Social na Itália da Renascença, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. 
BAYLEY, Gauvin Alexander. Art of Colonial Latin America, New York, Phaidon Press, 2005. 
BELTING, Hans. Semelhança e presença. A história da imagem antes da era da arte, Rio de Janeiro, Ars Urbe, 2010.
BIALOSTOCKI, Jan. Estilo y iconografia: contribuición a una ciencia de las artes, Barcelona, Barral, 1973. 
BLUNT, Anthony. Teorias artísticas na Itália 1450-1600, São Paulo, Cosac & Naify, 2001. 
CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e Sociedade na Arte Italiana, São Paulo, Companhia das Letras, 2006. 
COLLARETA, Marco. Le arti sorelle. Teoria e pratica del paragone. in: La Pittura in Italia. Il Cinquecento, tomo II, a cura di Giuliano Briganti, Milano, Electa, 1988, pp. 569-580. 
DA VINCI, Leonardo. Tratado de la Pintura, trad. M. Pittaluga, Buenos Aires, Losada, 1943. 
DESWARTES, Sylvie. Ideias e imagens em Portugal na época dos descobrimentos, Lisboa, Difel, 1992. 
DUBY, George (org). História da vida privada 2; da Europa Feudal à Renascença. São Paulo, Cia das Letras, 1990. (1985) 
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. 
GARIN, Eugenio. Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo, Unesp, 1996. 
_______. Rinascite e Rivoluzioni: Movimenti culturali dal XIV al XVIII Secolo. Roma, Laterza/Mondadori, 1992. 
GOMBRICH, Ernst H. Norma y forma. Madrid, Alianza, 1984.
_______. El legado de Apeles. Madrid, Alianza, 1985.
_______. Imágenes simbólicas. Madrid, Alianza, 1990.
_______. Nuevas visiones de viejos maestros. Madrid, Alianza, 1985.
GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo, Unesp/Senac, 2007 (2001) 
FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa, São Paulo, Perspectiva/EDUSP, 1973.
_______.  La Figura y el lugar: El Orden Visual del Quattrocento, Caracas, Monte Avila, 1969. 
HELLER, Agnes. O homem do Renascimento. Lisboa, Presença, 1982 
JASMIN, Marcelo & PATUZZI, Silvia. Modernas tradições: percursos da cultura ocidental, séculos XV-XVII. Rio de Janeiro: Access, 2002 
KEMP, Martin. La Ciencia del Arte. Óptica en el arte ocidental de Brunelleschi a Seurat, Madrid, AKAL, 2012. 
_______. Art and evidence in the Italian Renaissance, New Haven, London, Yale University Press, 1997. 
LICHTENSTEIN, Jacqueline. A Pintura. Textos Essenciais. São Paulo, Editora 34, 2004.
LONGHI, Roberto. Breve mas veridica história da pintura italiana, São Paulo, Cosack & Naify, 2014.
_______. Caravaggio, São Paulo, Cosack & Naify, 2013.
MARAVALL, José Antonio. A cultura do barroco: análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997, 
MARQUES Luiz (org.). A fábrica do antigo. Campinas, EDUNICAMP, 2008.
PACHT, Otto. Early Netherlandish Painting, London, Harvey Miller, 1997. 
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais, São Paulo, Perspectiva, 2002. 
_______. Estudos de Iconologia, Lisboa, Estampa, 1982. 
_______. Idea: contribuición a la Historia de la teoria del Arte, Madrid, Cátedra, 1985. 
_______. A Perspectiva como Forma Simbólica, Lisboa, Ed. 70. 1993, 
_______. Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental, trad. F. Neves, Lisboa, Presença, 1981. 
PINELLI, Antonio. La bellezza impura. Arte e politica nell'Italia del Rinascimento, Bari, Laterza, 2004. 
POMMIER, Edouard. Theories du portrait. De la Renaissance aux Lumiéres, Paris, Gallimard. 1998. 
_______. Comment l'art devient l'art dans l'Italie da la Renaissance, Paris. Gallimard, 2007. 
SANZIO, Raffaello. Cartas sobre a arquitetura, (org. Luciano Migliaccio), Campinas, Edunicamp, 2011.
SEBASTIÁN, Santiago. El Barroco Iberoamericano: mensaje iconográfico, Madri, Ediciones Encuentro, 2007. 
SLIVE, Seymour. Pintura holandesa. 1600 – 1800, São Paulo, Cosac & Naify, 1998. 
VARCHI, Benedetto, BORGHINI, Vincenzo. Pittura e Scultura nel Cinquecento, Livorno, Sillabe, 1998. 
VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas, São Paulo, Martins Fontes, 2011. 
_______. Le Vite De´Piu Celebri Pittori, Scultori e Architettori da Cimabue in Quà.Torino, 1986. 
VENTURI, Lionello. Historia da la Crítica de Arte, Barcelona, Gustavo Gili, 1982. 
_______. La peinture de la Renaissance: de Bruegel au Greco, Genève, A. Skira, 1979. 
_______. La Peinture de la Renaissance: de Leónard de Vinci à Durer, Genève, A. Skira, 1979. 
WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
WITTKOWER, Rudolf. El arte en Itália 1600-1750, Madrid, Cáthedra, 1995. 
_______. A Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1994. 
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da Historia da Arte, São Paulo, Martins Fontes, 1984. 
_______. Renascimento y Barroco, Barcelona, Paidós, 1986.
 

Clique para consultar os requisitos para AUH0308

Clique para consultar o oferecimento para AUH0308

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP