Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0310 - História da Arte II
Art History II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O Curso visa oferecer aos alunos o conhecimento das principais transformações ocorridas nas artes plásticas na Europa e no continente americano, no período do Impressionismo até hoje, destacando a contribuição de artistas, teóricos e críticos, em diálogo com o desenvolvimento histórico da arquitetura. Propicia-se complementação da formação dos alunos integrando e complementando os conteúdos apresentados pelas outras disciplinas obrigatórias ministradas pelo departamento na mesma sequência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
78734 - Agnaldo Aricê Caldas Farias
919922 - Guilherme Teixeira Wisnik
2810081 - Luciano Migliaccio
57608 - Ricardo Marques de Azevedo
 
Programa Resumido
O curso abordará o período do Impressionismo aos dias de hoje nas artes plásticas na Europa e no continente americano destacando a contribuição de artistas e tratadistas, de modo a sublinhar transformações das artes figurativas no contexto da cultura do tempo e suas relações com o desenvolvimento histórico da arquitetura.
 
 
 
Programa
As fontes do século XX: Paul Cézanne
As fontes do século XX: O pós-impressionismo
Art Nouveau e simbolismo.
Os Fauves e os expressionismos
O Cubismo, oFuturismo e a revisão dos paradigmas estéticos.
Dadá 
A Metafísica e o Retorno à Ordem 
O Surrealismo 
O Construtivismo e as vanguardas soviéticas
Informalismo, Expressionismo abstrato, Action Painting
A Pop Art e o Nouveau Realisme
Minimalismo 
Arte Povera e Arte Conceitual
Land Art, Body Art, Arte ambiental 
Arte Satélite e Videoarte: os espaços midiatizados
Artes em rede (net art e dispositivos móveis): territorialização e agenciamento
Estéticas dos bancos de dados: a arquitetura como interface
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aproveitamento será avaliado por meio de monografia a ser elaborada por cada aluno sobre uma obra de arte do período em tela, enfocando os materiais apresentados no curso, na base da realização de análises de documentos visuais e seminários de texto.
Critério
o aluno deverá evidenciar capacidade de perceber e descrever claramente as principais transformações estilísticas ocorridas nas artes plásticas do período considerado e estabelecer as relações propostas pelo debate historiográfico com a sociedade e a cultura do tempo.
Norma de Recuperação
Realização dos trabalhos previstos para a finalização do curso.
 
Bibliografia
     
1. Dicionários, manuais e referências
RCHER Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. 1770-1970. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
AZEVEDO, Ricardo Marques de. Metrópole: abstração. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Estudos, 224). 
_______. Nefelomancias: ensaios sobre arte dos romantismos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BEIGUELMAN, G.; LA FERLA, J. Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Senac, 2011.
BELTING, H. O fim da história da arte: uma visão dez anos depois. Tradução de Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BOSMA, J. Nettitudes: Let's talk net art. Amsterdam: NAi Publishers, 2011.
BULHÕES, M. A. Web arte e poéticas do território. Porto Alegre: Zouk, 2012.
CASSOU, Jean. Panorame des arts plastiques contemporains. Paris: Gallimard, l960.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIPP, Herschel B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, l998.
CONRADS, Ulrich. Programas y manifestos de la arquitetura del Siglo XX. Barcelona: Lumen, l973.
DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Presença, l988.
DE MICHELI, Mário. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. Tradução de Mateus Araújo e Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FOSTER, H. Design and Crime. In: FOSTER, H. Design and Crime (And Other Diatribes). London: Verso, 2003. p. 13-26.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura y sociedad. nascimento y destruiccion de un espacio plástico. Del renascimento al cubismo. Buenos Aires: Emebé, l969.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar, l979.
HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colônia: Taschen, 1992.
HESS, Walter. Documentos para a compreensão da pintura moderna. Lisboa: Livros do Brasil, s.d.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
LE CORBUSIER. A Arte Decorativa. São Paulo: Martins Fontes, 1996
MARCHAN FIZ, Simón. La arquitetura del Siglo XX. Madrid: A. Corazón, l974.
_______. Del arte objetual a arte de concepto. Madrid: A. Corazón, l974.
MANOVICH, L. The Language of New Media. Massachusetts: MIT Press, 2002.
READ, Herbert. & STANGOS, Nikos. Dicionário da arte e dos artistas. Lisboa: Edições 70, 1990.
READ, Herbert. História da pintura moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
SCHAPIRO, MEYER. A arte moderna. Séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1996.
SEDLMAYR, Hans. A revolução da arte moderna. Lisboa: Livros do Brasil, sd.
STANGOS, Nikos (org.) Conceitos de arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1986.

2. Sobre os movimentos artísticos
APOLLINARE, G. Os pintores cubistas. Porto Alegre: L&PM, 1990.
BATTCOCK, Gregory (org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975.
_______. Minimal art: a critical anthology. New York: Dutton, 1968.
BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo: Cosak &Naif, 1999.
CELANT, Germano. Art Povera. Milano: Gabriela Mazzotta, Publishers, 1969
CIRLOT, J.E. La pintura cubista. Barcelona: Omega, l968
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COOPER, Douglas. The cubist epoch. Londres: Phaidon, l970.
FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: MACUSP/Iluminuras, 2000.
GOLDING, J. Le cubisme. Paris: Julliard, l962.
GRAY, Camilla. The Russian Experiment in Art (l863-l922). London: Thames e Hudson, l986.
GREENBERG Clement. Arte e cultura. São Paulo: Edusp, 1995.
HENDRICKS, J. (org). O que é fluxus? O que não é! O porquê. Brasília/ Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.
HOME, Stewart. Assalto à cultura: utopia subversão guerrilha na (anti) arte do século XX. São Paulo: Conrad, 2004.
KAYE, Nick. Sit-Specific Art, Performance, Place and Documentation. London: G. Britaini, 2000.
KWON, Miwon. One Place After Another, Site-Specific and Vocatton Identity. Cambridge, USA: Mit Press, 2002.
LIPPARD, Lucy R e outros. A arte pop. Rio de Janeiro: Verbo, 1973.
LOVEJOY, M. Digital Currents: Art in the Electronic Age. 3rd edition. New York: Routledge, 2004.
LUCIE-SMITH, Edward. Arte Simbolista. Barcelona/London: Destino/Thames, 1991.
MARZONA, Daniel. Arte minimalista. London: Taschen, 2003.
MEYER, Ursula. Conceptual Art. New York: Dulton Paperbanck, l972. 
NAVAS, E. The Aesthetics of Sampling. Wien/New York: Springer, 2012.
OLIVA, Achille Bonito. Transavangarde international. Milano: Giancarlo Polit, l982.
PAUL, C. Digital Art. 2nd revised and expanded edition. New York: Thames & Hudson, 2008.
RESTANY, Pierre. Os Novos Realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979,
RICHTER, Hans. Dada: arte e anti-arte. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
SONFIST, Alan. Art in the land. New York: E. P. Dutton, Inc., 1983.
SMITHSON, Robert. Entropy And The New Monuments. In: SMITHSON, R. Robert Smithson: The Collected Writings. 2nd. edition. Berkeley: University of California Press, 1996. Disponível em: .
ZOLA, Émile. A batalha do Impressionismo, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.
3. Textos de época e de criadores
BAUDELAIRE, Charles. A modernidade em Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
_______. Escritos sobre arte. São Paulo: EDUSP, 1991.
_______. Poesia e prosa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
BLAKE, William. Escritos de William Blake. Porto Alegre: L&PM, 1984.
BENJAMIN, Walter.A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
BRETON, André. Manifesto Surrealista (1924). In: CHIPP, Herschel B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
DALI, Salvador. Diário de um gênio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
DELACROIX, Eugène. Journal de Eugène Delacroix. Paris: Plon, 1932
DELAUNAY, Robert. Cubisme et l’art abstrat. Paris: S.E.V.P.E.N., l957.
DUCHAMP, Marcel. Notas. Madrid: Technos, 1989
GAUGUIN, Paul. Noa Noa. Lisboa: ETC., 1977. São Paulo: Martins Fontes, l998
GABO & PEVSNER. Manifesto Realista. In: CHIPP, Herschel B. Teorias da arte . São Paulo: Martins Fontes, 1988.
JUDD, Carl. Complete writtings: 1959-75. New York: Halifax, 1975.
KANDINSKY, Wassily. Ponto, linha, plano. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
_______. Olhar sobre o passado. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
KLEE, Paul. Teoria del arte moderno. Buenos Aires: Calden, 1976
LÉGER, Fernand. Funções da pintura. São Paulo: Difel, 1965.
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre a arte. Lisboa:Ulissea, s.d.
MONDRIAN, Piet. Arte plástico y arte plástico puro. Buenos Aires: Leru, 1957.
OZENFANT, Amedèe et JEANNERET, Charles Édouard (Le Corbusier). Depois do Cubismo. São Paulo: Cosac Naify, 
SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon: a brutalidade do fato. São Paulo: Cosac & Naify, 1995.
TZARA, Tristan. Sete manifestos dada. Lisboa: Hiena, 1963.
WORRINGER, Wilhem. Abstracción y naturaleza. México: V.C/E., 1955.
 

Clique para consultar os requisitos para AUH0310

Clique para consultar o oferecimento para AUH0310

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP