O Curso visa oferecer aos alunos o conhecimento das principais transformações ocorridas nas artes plásticas na Europa e no continente americano, no período do Impressionismo até hoje, destacando a contribuição de artistas, teóricos e críticos, em diálogo com o desenvolvimento histórico da arquitetura. Propicia-se complementação da formação dos alunos integrando e complementando os conteúdos apresentados pelas outras disciplinas obrigatórias ministradas pelo departamento na mesma sequência.
O curso abordará o período do Impressionismo aos dias de hoje nas artes plásticas na Europa e no continente americano destacando a contribuição de artistas e tratadistas, de modo a sublinhar transformações das artes figurativas no contexto da cultura do tempo e suas relações com o desenvolvimento histórico da arquitetura.
As fontes do século XX: Paul Cézanne As fontes do século XX: O pós-impressionismo Art Nouveau e simbolismo. Os Fauves e os expressionismos O Cubismo, oFuturismo e a revisão dos paradigmas estéticos. Dadá A Metafísica e o Retorno à Ordem O Surrealismo O Construtivismo e as vanguardas soviéticas Informalismo, Expressionismo abstrato, Action Painting A Pop Art e o Nouveau Realisme Minimalismo Arte Povera e Arte Conceitual Land Art, Body Art, Arte ambiental Arte Satélite e Videoarte: os espaços midiatizados Artes em rede (net art e dispositivos móveis): territorialização e agenciamento Estéticas dos bancos de dados: a arquitetura como interface
1. Dicionários, manuais e referências RCHER Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. 1770-1970. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. AZEVEDO, Ricardo Marques de. Metrópole: abstração. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Estudos, 224). _______. Nefelomancias: ensaios sobre arte dos romantismos. São Paulo: Perspectiva, 2009. BEIGUELMAN, G.; LA FERLA, J. Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Senac, 2011. BELTING, H. O fim da história da arte: uma visão dez anos depois. Tradução de Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006. BOSMA, J. Nettitudes: Let's talk net art. Amsterdam: NAi Publishers, 2011. BULHÕES, M. A. Web arte e poéticas do território. Porto Alegre: Zouk, 2012. CASSOU, Jean. Panorame des arts plastiques contemporains. Paris: Gallimard, l960. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CHIPP, Herschel B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, l998. CONRADS, Ulrich. Programas y manifestos de la arquitetura del Siglo XX. Barcelona: Lumen, l973. DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Presença, l988. DE MICHELI, Mário. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 2002. DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. Tradução de Mateus Araújo e Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004. FOSTER, H. Design and Crime. In: FOSTER, H. Design and Crime (And Other Diatribes). London: Verso, 2003. p. 13-26. FRANCASTEL, Pierre. Pintura y sociedad. nascimento y destruiccion de un espacio plástico. Del renascimento al cubismo. Buenos Aires: Emebé, l969. GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar, l979. HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colônia: Taschen, 1992. HESS, Walter. Documentos para a compreensão da pintura moderna. Lisboa: Livros do Brasil, s.d. KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990. LE CORBUSIER. A Arte Decorativa. São Paulo: Martins Fontes, 1996 MARCHAN FIZ, Simón. La arquitetura del Siglo XX. Madrid: A. Corazón, l974. _______. Del arte objetual a arte de concepto. Madrid: A. Corazón, l974. MANOVICH, L. The Language of New Media. Massachusetts: MIT Press, 2002. READ, Herbert. & STANGOS, Nikos. Dicionário da arte e dos artistas. Lisboa: Edições 70, 1990. READ, Herbert. História da pintura moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. SCHAPIRO, MEYER. A arte moderna. Séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1996. SEDLMAYR, Hans. A revolução da arte moderna. Lisboa: Livros do Brasil, sd. STANGOS, Nikos (org.) Conceitos de arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1986. 2. Sobre os movimentos artísticos APOLLINARE, G. Os pintores cubistas. Porto Alegre: L&PM, 1990. BATTCOCK, Gregory (org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975. _______. Minimal art: a critical anthology. New York: Dutton, 1968. BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo: Cosak &Naif, 1999. CELANT, Germano. Art Povera. Milano: Gabriela Mazzotta, Publishers, 1969 CIRLOT, J.E. La pintura cubista. Barcelona: Omega, l968 COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004. COOPER, Douglas. The cubist epoch. Londres: Phaidon, l970. FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: MACUSP/Iluminuras, 2000. GOLDING, J. Le cubisme. Paris: Julliard, l962. GRAY, Camilla. The Russian Experiment in Art (l863-l922). London: Thames e Hudson, l986. GREENBERG Clement. Arte e cultura. São Paulo: Edusp, 1995. HENDRICKS, J. (org). O que é fluxus? O que não é! O porquê. Brasília/ Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. HOME, Stewart. Assalto à cultura: utopia subversão guerrilha na (anti) arte do século XX. São Paulo: Conrad, 2004. KAYE, Nick. Sit-Specific Art, Performance, Place and Documentation. London: G. Britaini, 2000. KWON, Miwon. One Place After Another, Site-Specific and Vocatton Identity. Cambridge, USA: Mit Press, 2002. LIPPARD, Lucy R e outros. A arte pop. Rio de Janeiro: Verbo, 1973. LOVEJOY, M. Digital Currents: Art in the Electronic Age. 3rd edition. New York: Routledge, 2004. LUCIE-SMITH, Edward. Arte Simbolista. Barcelona/London: Destino/Thames, 1991. MARZONA, Daniel. Arte minimalista. London: Taschen, 2003. MEYER, Ursula. Conceptual Art. New York: Dulton Paperbanck, l972. NAVAS, E. The Aesthetics of Sampling. Wien/New York: Springer, 2012. OLIVA, Achille Bonito. Transavangarde international. Milano: Giancarlo Polit, l982. PAUL, C. Digital Art. 2nd revised and expanded edition. New York: Thames & Hudson, 2008. RESTANY, Pierre. Os Novos Realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979, RICHTER, Hans. Dada: arte e anti-arte. São Paulo: Martins Fontes, 1993. SONFIST, Alan. Art in the land. New York: E. P. Dutton, Inc., 1983. SMITHSON, Robert. Entropy And The New Monuments. In: SMITHSON, R. Robert Smithson: The Collected Writings. 2nd. edition. Berkeley: University of California Press, 1996. Disponível em: . ZOLA, Émile. A batalha do Impressionismo, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989. 3. Textos de época e de criadores BAUDELAIRE, Charles. A modernidade em Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. _______. Escritos sobre arte. São Paulo: EDUSP, 1991. _______. Poesia e prosa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. BLAKE, William. Escritos de William Blake. Porto Alegre: L&PM, 1984. BENJAMIN, Walter.A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. BRETON, André. Manifesto Surrealista (1924). In: CHIPP, Herschel B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. DALI, Salvador. Diário de um gênio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. DELACROIX, Eugène. Journal de Eugène Delacroix. Paris: Plon, 1932 DELAUNAY, Robert. Cubisme et l’art abstrat. Paris: S.E.V.P.E.N., l957. DUCHAMP, Marcel. Notas. Madrid: Technos, 1989 GAUGUIN, Paul. Noa Noa. Lisboa: ETC., 1977. São Paulo: Martins Fontes, l998 GABO & PEVSNER. Manifesto Realista. In: CHIPP, Herschel B. Teorias da arte . São Paulo: Martins Fontes, 1988. JUDD, Carl. Complete writtings: 1959-75. New York: Halifax, 1975. KANDINSKY, Wassily. Ponto, linha, plano. São Paulo: Martins Fontes, 1970. _______. Olhar sobre o passado. São Paulo: Martins Fontes, 1991. KLEE, Paul. Teoria del arte moderno. Buenos Aires: Calden, 1976 LÉGER, Fernand. Funções da pintura. São Paulo: Difel, 1965. MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre a arte. Lisboa:Ulissea, s.d. MONDRIAN, Piet. Arte plástico y arte plástico puro. Buenos Aires: Leru, 1957. OZENFANT, Amedèe et JEANNERET, Charles Édouard (Le Corbusier). Depois do Cubismo. São Paulo: Cosac Naify, SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon: a brutalidade do fato. São Paulo: Cosac & Naify, 1995. TZARA, Tristan. Sete manifestos dada. Lisboa: Hiena, 1963. WORRINGER, Wilhem. Abstracción y naturaleza. México: V.C/E., 1955.