Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0321 - Contribuição à Análise da Forma
Contribution to the Analysis of Form

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1989 Desativação:

Objetivos
O curso pretende propiciar  uma aproximação direta com a obra de arte, e a  reflexão sobre os problemas  formais na cultura artística ocidental. Serão destacados aspectos da cultura figurativa que dizem respeito:
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2810081 - Luciano Migliaccio
 
Programa Resumido
A especificidade desta disciplina provém do próprio percurso modernista: ver a forma como a conjugação de seus elementos constituídos ou seja, o ponto, a linha, a cor, o plano, a textura. Diante do equivoco semiológico que considera a atividade artística, como propiciadora de signos, propõem-se uma análise voltada à forma como referência central para a abordagem da obra de arte.  O curso visa aprofundar a relação direta dos alunos com a obra.
 
 
 
Programa
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO.


DISCIPLINA: AUH-321 "CONTRIBUIÇÃO ANÁLISE DA FORMA"


PROFESSOR: LUCIANO MIGLIACCIO


NATUREZA............................................................................Optativa
CRÉDITOS..............................................................................04 (quatro)
CARGA HORÁRIA.................................................................04 (horas)
REQUISITOS..........................................................................AUH-308
SEMESTRE IDEAL................................................................2o. (segundo)
HORÁRIO...............................................................................4a. feira das 08 às l2:00 hs.



2º - SEMESTRE - 2000


OBJETIVOS:

O curso pretende propiciar uma aproximação direta com a obra de arte, e a reflexão sobre os problemas formais na cultura artística ocidental. Serão destacados aspectos da cultura figurativa que dizem respeito:

1. A relação entre pintura, escultura e arquitetura.
2. A relação entre arte figurativa e música.
3. A relação entre desenho e cor.
4. Idealização e realização.


CONTEÚDO:

As atividades serão desenvolvidas em dois módulos de trabalho:

Módulo I - das 8:00 às 10:00 horas
Módulo II - das 10:00 às 12:00 horas

O primeiro módulo será dedicado à aula teórica. No segundo módulo os alunos discutirão textos e analisarão obras previamente atribuídas sob a direção do professor. Em ambos o módulos é previsto o uso de subsídios audiovisuais.


Programa de Trabalho


Setembro:

DIA 13 - A relação Pintura - escultura de Leonardo a Galileu

20 - O naturalismo no começo do século XVII: Annibale Carracci, Caravaggio e seus seguidores

27 - As primeiras esculturas de Gian Lorenzo Bernini: do Netuno e Tritão ao Davi Borghese

Outubro:

DIA 4 - Escultura e arquitetura nas obras de Bernini para a Basílica de São Pedro (1624 - 1648)

11 - A unidade das artes visuais: a Capela Raimondi

18 - A unidade das artes visuais: a Capela Cornaro e o Êxtase de Santa Teresa

25 - Cenografia e urbanismo: Bernini e as fontes de Roma

Novembro:

DIA 1 - O teatro sacro: as obras para a Basílica de São Pedro (1660 - 1680)

8 - Roma e Paris 1666

22 - As últimas esculturas

29 - Invenção, herança clássica e interpretação na escultura de Bernini

Dezembro:

DIA 6 - Bernini teórico das artes

13 - Entrega dos Trabalhos

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS: Será realizada através da participação nas aulas, nos seminários, e do trabalho escrito.

RECUPERAÇÃO: Prova de análise de textos e de imagens.

BIBLIOGRAFIA - BÁSICA


ALBERTI, L. B. - A Pintura, São Paulo, 1998.

ARGAN, G.C. Rinascimento e Barocco, Roma, 1976

Architettura e arte dei Gesuiti a c. di R. Wittkower, Milano, Electa, 1992

AVERY, A. C. - Giambologna, London, 1993.

BAIRATI, E. FINOCCHI, V. - Arte nel tempo, vol. 3, Milano, 1989.

BAXANDALL, M.- O Olhar renascente, São Paulo, 1990.

BELLORI, A. - Le vite de'pittori, scultori e architetti moderni, a c. di G. Previtali, Torino, 1983.

BLUNT, A. - Art Theories of Italian Renaissance, London,
1968.

BORSI, F. - Bernini architetto, Milano, Electa, 1997

CHASTEL, A. A. - A Arte Italiana, São Paulo, Martins Fontes, 1996.

GOMBRICH,E. W.- A História da Arte, São Paulo, 1995.

HOLT, H.E.- La storia dell'arte attraverso i documenti, Milano, 1973.

La Pittura del Cinquecento in Italia, a c. di F. Zeri, Milano, Electa, 1986.

LEVIN, M. - Bernini and the Unity of the Visual Arts, Princeton, 1984

MONTAGU, J. - Roman Baroque Sculpture, an Industry of the Art, London, 1996

PONTANO, G. - I trattati delle virtù sociali, a c. di
Tateo, F. Roma, 1976.

Pope-Hennessy, A.J. - Italian High Renaissance and Baroque Sculpture, London, New York, 1995, 5 ed.;
Idem, Cellini, London, 1992;

Tolnay, M. De - Michelangelo, Madrid, 1990.

Scritti d'arte del Cinquecento, a c. di P. Barocchi, Milano, Napoli, 1969.

VASARI, G.- Le Vite de'più eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue in Qua, Torino, a c. di L. Bellosi Torino,1986. ed. 1568 a c. di G. Milanesi, vol. 9, Firenze, 1901.

VECCHI, A. P.L. - CERCHIAI, P. - Arte in Italia, 3 voll., Milano, 1992.

WITTKOWER, R. - Gian Lorenzo Bernini, el escultor del Barroco Romano, Madrid, Alianza, 1992

WITTKOWER, B. A. - Arte y arquitetura en Italia, 1600-1750, trad. Margarida Suarez Carreño, Madrid, Catedra, 1988.


 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, projeções, visita a museus, seminários sobre textos e sobre as pesquisas. Seminários.
Critério
As atividades serão desenvolvidas em dois módulos de trabalho:

Módulo I - das 8:00 às 10:00 horas
Módulo II - das 10:00 às 12:00 horas

O primeiro módulo será dedicado à aula teórica. No segundo módulo os alunos discutirão textos e analisarão obras previamente atribuídas sob a direção do professor. Em ambos o módulos é previsto o uso de subsídios audiovisuais.
Norma de Recuperação
Terá direito a recuperação o aluno que obtever 70% de frequencia e nota mínima de 3.0
 
Bibliografia
     


ALBERTI, L. B. - A Pintura, São Paulo, 1998.

ARGAN, G.C. Rinascimento e Barocco, Roma, 1976

Architettura e arte dei Gesuiti a c. di R. Wittkower, Milano, Electa, 1992

AVERY, A. C. - Giambologna, London, 1993.

BAIRATI, E. FINOCCHI, V. - Arte nel tempo, vol. 3, Milano, 1989.

BAXANDALL, M.- O Olhar renascente, São Paulo, 1990.

BELLORI, A. - Le vite de'pittori, scultori e architetti moderni, a c. di G. Previtali, Torino, 1983.

BLUNT, A. - Art Theories of Italian Renaissance, London,
1968.

BORSI, F. - Bernini architetto, Milano, Electa, 1997

CHASTEL, A. A. - A Arte Italiana, São Paulo, Martins Fontes, 1996.

GOMBRICH,E. W.- A História da Arte, São Paulo, 1995.

HOLT, H.E.- La storia dell'arte attraverso i documenti, Milano, 1973.

La Pittura del Cinquecento in Italia, a c. di F. Zeri, Milano, Electa, 1986.

LEVIN, M. - Bernini and the Unity of the Visual Arts, Princeton, 1984

MONTAGU, J. - Roman Baroque Sculpture, an Industry of the Art, London, 1996

PONTANO, G. - I trattati delle virtù sociali, a c. di
Tateo, F. Roma, 1976.

Pope-Hennessy, A.J. - Italian High Renaissance and Baroque Sculpture, London, New York, 1995, 5 ed.;
Idem, Cellini, London, 1992;

Tolnay, M. De - Michelangelo, Madrid, 1990.

Scritti d'arte del Cinquecento, a c. di P. Barocchi, Milano, Napoli, 1969.

VASARI, G.- Le Vite de'più eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue in Qua, Torino, a c. di L. Bellosi Torino,1986. ed. 1568 a c. di G. Milanesi, vol. 9, Firenze, 1901.

VECCHI, A. P.L. - CERCHIAI, P. - Arte in Italia, 3 voll., Milano, 1992.

WITTKOWER, R. - Gian Lorenzo Bernini, el escultor del Barroco Romano, Madrid, Alianza, 1992

WITTKOWER, B. A. - Arte y arquitetura en Italia, 1600-1750, trad. Margarida Suarez Carreño, Madrid, Catedra, 1988.


 

Clique para consultar os requisitos para AUH0321

Clique para consultar o oferecimento para AUH0321

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP