O curso pretende propiciar uma aproximação direta com a obra de arte, e a reflexão sobre os problemas formais na cultura artística ocidental. Serão destacados aspectos da cultura figurativa que dizem respeito:
A especificidade desta disciplina provém do próprio percurso modernista: ver a forma como a conjugação de seus elementos constituídos ou seja, o ponto, a linha, a cor, o plano, a textura. Diante do equivoco semiológico que considera a atividade artística, como propiciadora de signos, propõem-se uma análise voltada à forma como referência central para a abordagem da obra de arte. O curso visa aprofundar a relação direta dos alunos com a obra.
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO.DISCIPLINA: AUH-321 "CONTRIBUIÇÃO ANÁLISE DA FORMA"PROFESSOR: LUCIANO MIGLIACCIO NATUREZA............................................................................OptativaCRÉDITOS..............................................................................04 (quatro)CARGA HORÁRIA.................................................................04 (horas)REQUISITOS..........................................................................AUH-308SEMESTRE IDEAL................................................................2o. (segundo)HORÁRIO...............................................................................4a. feira das 08 às l2:00 hs. 2º - SEMESTRE - 2000OBJETIVOS:O curso pretende propiciar uma aproximação direta com a obra de arte, e a reflexão sobre os problemas formais na cultura artística ocidental. Serão destacados aspectos da cultura figurativa que dizem respeito:1. A relação entre pintura, escultura e arquitetura.2. A relação entre arte figurativa e música.3. A relação entre desenho e cor.4. Idealização e realização.CONTEÚDO: As atividades serão desenvolvidas em dois módulos de trabalho:Módulo I - das 8:00 às 10:00 horasMódulo II - das 10:00 às 12:00 horasO primeiro módulo será dedicado à aula teórica. No segundo módulo os alunos discutirão textos e analisarão obras previamente atribuídas sob a direção do professor. Em ambos o módulos é previsto o uso de subsídios audiovisuais. Programa de TrabalhoSetembro: DIA 13 - A relação Pintura - escultura de Leonardo a Galileu20 - O naturalismo no começo do século XVII: Annibale Carracci, Caravaggio e seus seguidores27 - As primeiras esculturas de Gian Lorenzo Bernini: do Netuno e Tritão ao Davi BorgheseOutubro: DIA 4 - Escultura e arquitetura nas obras de Bernini para a Basílica de São Pedro (1624 - 1648)11 - A unidade das artes visuais: a Capela Raimondi18 - A unidade das artes visuais: a Capela Cornaro e o Êxtase de Santa Teresa 25 - Cenografia e urbanismo: Bernini e as fontes de RomaNovembro: DIA 1 - O teatro sacro: as obras para a Basílica de São Pedro (1660 - 1680) 8 - Roma e Paris 1666 22 - As últimas esculturas29 - Invenção, herança clássica e interpretação na escultura de BerniniDezembro: DIA 6 - Bernini teórico das artes 13 - Entrega dos TrabalhosAVALIAÇÃO DOS ALUNOS: Será realizada através da participação nas aulas, nos seminários, e do trabalho escrito.RECUPERAÇÃO: Prova de análise de textos e de imagens.BIBLIOGRAFIA - BÁSICA ALBERTI, L. B. - A Pintura, São Paulo, 1998.ARGAN, G.C. Rinascimento e Barocco, Roma, 1976Architettura e arte dei Gesuiti a c. di R. Wittkower, Milano, Electa, 1992AVERY, A. C. - Giambologna, London, 1993.BAIRATI, E. FINOCCHI, V. - Arte nel tempo, vol. 3, Milano, 1989.BAXANDALL, M.- O Olhar renascente, São Paulo, 1990.BELLORI, A. - Le vite de'pittori, scultori e architetti moderni, a c. di G. Previtali, Torino, 1983.BLUNT, A. - Art Theories of Italian Renaissance, London, 1968.BORSI, F. - Bernini architetto, Milano, Electa, 1997CHASTEL, A. A. - A Arte Italiana, São Paulo, Martins Fontes, 1996. GOMBRICH,E. W.- A História da Arte, São Paulo, 1995.HOLT, H.E.- La storia dell'arte attraverso i documenti, Milano, 1973.La Pittura del Cinquecento in Italia, a c. di F. Zeri, Milano, Electa, 1986.LEVIN, M. - Bernini and the Unity of the Visual Arts, Princeton, 1984MONTAGU, J. - Roman Baroque Sculpture, an Industry of the Art, London, 1996PONTANO, G. - I trattati delle virtù sociali, a c. di Tateo, F. Roma, 1976.Pope-Hennessy, A.J. - Italian High Renaissance and Baroque Sculpture, London, New York, 1995, 5 ed.; Idem, Cellini, London, 1992; Tolnay, M. De - Michelangelo, Madrid, 1990.Scritti d'arte del Cinquecento, a c. di P. Barocchi, Milano, Napoli, 1969.VASARI, G.- Le Vite de'più eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue in Qua, Torino, a c. di L. Bellosi Torino,1986. ed. 1568 a c. di G. Milanesi, vol. 9, Firenze, 1901.VECCHI, A. P.L. - CERCHIAI, P. - Arte in Italia, 3 voll., Milano, 1992.WITTKOWER, R. - Gian Lorenzo Bernini, el escultor del Barroco Romano, Madrid, Alianza, 1992WITTKOWER, B. A. - Arte y arquitetura en Italia, 1600-1750, trad. Margarida Suarez Carreño, Madrid, Catedra, 1988.
ALBERTI, L. B. - A Pintura, São Paulo, 1998.ARGAN, G.C. Rinascimento e Barocco, Roma, 1976Architettura e arte dei Gesuiti a c. di R. Wittkower, Milano, Electa, 1992AVERY, A. C. - Giambologna, London, 1993.BAIRATI, E. FINOCCHI, V. - Arte nel tempo, vol. 3, Milano, 1989.BAXANDALL, M.- O Olhar renascente, São Paulo, 1990.BELLORI, A. - Le vite de'pittori, scultori e architetti moderni, a c. di G. Previtali, Torino, 1983.BLUNT, A. - Art Theories of Italian Renaissance, London, 1968.BORSI, F. - Bernini architetto, Milano, Electa, 1997CHASTEL, A. A. - A Arte Italiana, São Paulo, Martins Fontes, 1996. GOMBRICH,E. W.- A História da Arte, São Paulo, 1995.HOLT, H.E.- La storia dell'arte attraverso i documenti, Milano, 1973.La Pittura del Cinquecento in Italia, a c. di F. Zeri, Milano, Electa, 1986.LEVIN, M. - Bernini and the Unity of the Visual Arts, Princeton, 1984MONTAGU, J. - Roman Baroque Sculpture, an Industry of the Art, London, 1996PONTANO, G. - I trattati delle virtù sociali, a c. di Tateo, F. Roma, 1976.Pope-Hennessy, A.J. - Italian High Renaissance and Baroque Sculpture, London, New York, 1995, 5 ed.; Idem, Cellini, London, 1992; Tolnay, M. De - Michelangelo, Madrid, 1990.Scritti d'arte del Cinquecento, a c. di P. Barocchi, Milano, Napoli, 1969.VASARI, G.- Le Vite de'più eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue in Qua, Torino, a c. di L. Bellosi Torino,1986. ed. 1568 a c. di G. Milanesi, vol. 9, Firenze, 1901.VECCHI, A. P.L. - CERCHIAI, P. - Arte in Italia, 3 voll., Milano, 1992.WITTKOWER, R. - Gian Lorenzo Bernini, el escultor del Barroco Romano, Madrid, Alianza, 1992WITTKOWER, B. A. - Arte y arquitetura en Italia, 1600-1750, trad. Margarida Suarez Carreño, Madrid, Catedra, 1988.