Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0327 - Preceptivas Artísticas
Artistic precepts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Por não se tratar propriamente de um curso sobre os eventos que informam a história da arte, mas sobre o pensamento acerca da disciplinaridade da arte, este curso pretende ¾ menos que ilustrar o estudante sobre discussões pretéritas ¾ colocar algumas questões que permanecem atuais. Se o mérito da obra de arte não decorre apenas do arbítrio, mas se funda na avaliação sóbria de valores assentes (ou  questionáveis),  então é  necessário apreciar a  pertinência de  tais valores que  informam  um conhecimento  específico  sobre  esta disciplina. Assim, pretende-se estudar as preceptivas artísticas que, oriundas em parte do século XVIII, nortearam os valores artísticos que circulam no século XIX e desembocam  no XX.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64197 - Mario Henrique Simao D'Agostino
57608 - Ricardo Marques de Azevedo
 
Programa Resumido

1. Introdução/apresentação do curso.
2. Poética e retórica na antigüidade.
3. O impirismo e os sistemas filosóficos.
4. Antigos x Modernos.
5. Razão e sensibilidade nas Luzes.
6. As teorias rigoristas: Lodoli e Laugier.
7. O belo e o sublime: arquitetos revolucionários.
8. A regra, o engenho e o gênio.
9. O século XIX preparando o século XX.
10. Os museus e a revista de arte no século XIX.
11. As descobertas arqueológicas e a valorização do artesanato.
12. A noção de estilo e a versatilidade dos estilos no século XIX.
13. Contribuição da filosofia, crítica dos conceitos históricos, filosóficos e artísticos.
14. A recuperação de temas iluministas no século XX.
15. As Luzes e as vanguardas construtivas.


 
 
 
Programa
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO.

DISCIPLINA: AUH-327 "PRECEPTIVAS ARTÍSTICAS"

PROFESSORES: LUIZ AMÉRICO DE SOUZA MUNARI
RICARDO MARQUES DE AZEVEDO
FERNANDA FERNANDES

NATUREZA...............................................Optativas
CRÉDITOS...................... ........................ 04 (quatro)
CARGA HORÁRIA.................................... 04 (horas)
SEMESTRE IDEAL.................................. 1º semestre
HORÁRIO........................................... 4ª feira das 8:00 às 12:00 hs.


2º - SEMESTRE - l999.

OBJETIVOS:

Por não se tratar propriamente de um curso sobre os eventos que informam a história da arte, mas sobre o pensamento acerca da disciplinaridade da arte, este curso pretende ¾ menos que ilustrar o estudante sobre discussões pretéritas ¾ colocar algumas questões que permanecem atuais. Se o mérito da obra de arte não decorre apenas do arbítrio, mas se funda na avaliação sóbria de valores assentes (ou questionáveis), então é necessário apreciar a pertinência de tais valores que informam um conhecimento específico sobre esta disciplina. Assim, pretende-se estudar as preceptivas artísticas que, oriundas em parte do século XVIII, nortearam os valores artísticos que circulam no século XIX e desembocam no XX.


CONTEÚDO:


Em fins do século XVII polemiza-se sobre a autoridade dos antigos na arte e, assim, questiona-se se as preceptivas artísticas deverão ser hauridas dos tratados de poesia e de retórica legados por gregos e romanos ou se caberia remontar à fonte na qual estes abeberaram-se: a própria natureza. Os autores das Luzes, confiando em que aquilo que seja conforme às leis na natureza será também consoante aos modos pelos quais opera o entendimento, pretendem reformar, racionalmente, o corpus disciplinar das artes (belas e aplicadas), renovando-lhes os procedimentos e os fins. Para tal, procuram delimitar com clareza os campos específicos atinentes à sensibilidade, à imaginação e à razão e também discenir o significado de conceitos como gosto, gênio, belo, sublime etc. As preceptivas artísticas no século XIX, constituem um amálgama de vários fatores teóricos, sociais, políticos e até históricos. Dentre estes pretende-se valorizar: o avanço tecnológico da industrialização; a descoberta de novos sítios arqueológicos no Oriente Próximo? A efetivação de cidades como centros da inteligência européia; a divulgação na imprensa de arte, com o aparecimento de revistas especializadas; as novas teorias da arte que privilegiam a matéria e o desenho: o desenvolvimento das artes visto retrospectivamente a partir do século XIX.


CRONOGRAMA:

1. Introdução/apresentação do curso.
2. Poética e retórica na antigüidade.
3. O impirismo e os sistemas filosóficos.
4. Antigos x Modernos.
5. Razão e sensibilidade nas Luzes.
6. As teorias rigoristas: Lodoli e Laugier.
7. O belo e o sublime: arquitetos revolucionários.
8. A regra, o engenho e o gênio.
9. O século XIX preparando o século XX.
10. Os museus e a revista de arte no século XIX.
11. As descobertas arqueológicas e a valorização do artesanato.
12. A noção de estilo e a versatilidade dos estilos no século XIX.
13. Contribuição da filosofia, crítica dos conceitos históricos, filosóficos e artísticos.
14. A recuperação de temas iluministas no século XX.
15. As Luzes e as vanguardas construtivas.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita a partir da participação dos alunos nas aulas, de seminários sobre textos específicos indicados pelos docentes e por um pequeno ensaio, a ser apresentado na última aula, sobre questões estudadas no decorrer desde curso.


RECUPERAÇÃO: Refazer o trabalho

Entrega de recuperação em 29.01.2000


BIBLIOGRAFIA:

ARGAN, Giulio Carlo - El arte moderno: 1770-1970. Tradução E. Carbonell. 2º ed. Valência: Fernando Torres, 1976.

ARISTÓTELES - Arte retórica e arte poética. Trad. A. Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.

ARISTÓTELES, Horácio, Longino - A poética clássica. Trad. J. Bruna. São Paulo: Cultrix/EDUSP, l981.

AZEVEDO, Ricardo Marques de - Metrópole e Abstração. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1993.

AZEVEDO, Ricardo Marques de - Fontes Iluminadas. Pesquisa inédita, Campinas: FAU/PUCCAMP, 1996.

BAUMGARTEN, Alexander Gottieb - Estética: a lógica da arte e do poema. Trad. M. S. Medeiros, Petrópolis: Vozes, 1993.

BIALOSTOCKI, Jan - Estilo e iconografia: contribución a una ciencia de las artes. Trad. José M. Pomares, Barcelona: Barral, 1973.

BOILEAU-DESPRÉAUX, Nicolas - A arte poética. Trad. C. Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 1979, (Elos).

BOULLÉE, Étienne - Louis - Architecture. Essai sur l'art. Paris: Hermann, 1968, (Miroirs de l"art).

BURKE, Rdmund - Indagación filosófica sobre el origen de nuestras ideas acerca de lo sublime y de lo belo. Trad. M. Balaguer, Madrid: Tecnos, 1987.

CASSIIRER, Ernst - Filosofia de la Ilustración. Trad. E. Imaz, 3ª ed., México: Fondo de Cultura Económica, l984.

D'AGOSTINHO, Mário Henrique Simão - Geometrias simbólicas: espaço, arquitetura e tradição clássica. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1995.

DIDEROT, Denis - Essais sur la peinture. Paris: Hermann, Éditeurs des Sciencies et des arts.

FRÉART, Roland Sieur de Chambary - Paralléle de l'architecture antique avec la moderne. Paris: L'impremerie d'Edme Martin, 1950 (ed. fac-simile. Geneve: Minkoff Reprint, 1973).

KAUFAMANN, Emil - De Ledoux a Le Cobusier: origen y desarollo de la arquitetura autónoma. Trad. R. Bernet. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (punto y linea).

KAUFAMANN, Emil - La arquitectura de la ilustración: barroco y posbarroco en Inglaterra, Itália y Francia. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Giti, 1874 (Biblioteca de arquitetura).

LAUGIER, Marc-Antoine - Essai sur l'architecture. 2ª ed. Paris: Duchesne Libraine, 1755 (ed. fac-simile - Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979).

LAUGIER, Marc-Antoine - Observations sur l'architecture. La Haye: Desaint Librairie, 1975 (edição fac-simile, Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979)

LE CORBUSIER - Vers une architecture. Paris: Editions Arthaud, 1977.

PERRAULT, Claude - Les dix livres d'architecture de Vitruve. 2ª ed. Paris: Jean Baptiste Coignard, 1973 (ed. fac-simile: Pierre Mardaga, 1988).

RYWERT, Joseph - La casa de Adán en el Paraiso. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (biblioteca de arquitetura).

RYWERT, Joseph - Los primeros modernos: los arquitectos del siglo XVIII. Trad. J. Beramenti. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (Biblioteca de arquitetura).

ROWE, Colin - Manierismo y arquitectura moderna y otros ensayos. Trad. F. Parcerisas, Barcelona: Gustavo Gili, 1978 (Arquitectura y Crítica)

SAINT-GIRONS, Baldine - Esthétique du XVIII e siécle: le modèle français. Paris: Philippe Sers, 1990.

SERRALLER, Francisco Calvo et alii (orgs.) - Ilustración y romantismo. Barcelna: Gustavo Gili, 1982 (Fuentes y documentos para la historia del arte).

STAROBINSKI, Jean - Les emblèmes de la raison. Paris: Flammarion, c 1979. Jean-Jacques Rousseau: la transpaarense et l'obstacle; suivi de sept essay sur Rousseau. Paris: Gallimard, 1971 (Bibliothèque des idées).

STAROBINSLI, Jean - L'invention de la liberte: 1700-1789. Genève: Editions d' Art Albert Skira, 1987.

SZAMBIEN, Werner - Symétric gout caracteère. Paris: Picardi, 1986.

VITRUVIO, Marco Lucio - Los diez libros de arquitetura. Trad. A. Blánquez, Barcelona: Iberia, 1986.

WINCKELMANN, Johann Joaquim - Reflexões sobre a arte antiga. Trad. H. Caro, Porto Alegre: Movimento/UFRGS, 1975.







SEMINÁRIOS:


1 - PLATÃO - Banquete

2 - PANOFSKY - Idea - I - Antigüidade.

3 - PANOFSKY - Idea - II - O renascimento.

4 - LEE, R.V. - Ut Pictura Poesi. I - Imitação.

5 - LEE, R.V. - Ut Pictura Poesis. V - Decoro.

6 - BIALOSTOCKI - Estilo e Iconografia - O Problema do "Modo" nas Artes Plásticas.

7 - HUME - Do padrão do Gosto.

8 - BURKE - Uma Investigação Filosófica sobre a Origem de Nossa Idéia do Sublime e do Belo - Introdução - sobre o gosto.

9 - RYWERT - Os Primeiros Modernos - I - O Clássico e o Neoclássico.

10 - ROUSSEAU, J.J. - Ensaio sobre a Origem da Lingua.

11 - ROUSSEAU, J. J. - Restabelecimento das Ciências e das Artes.

12 - HEGEL - Sistema de Las Artes - Arquitetura.












 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas, provas sobre os temas e textos dados previamente, monografias e leituras obrigatórias sobre oque consta no conteúdo do curso.
Critério
A avaliação será feita a partir da participação dos alunos nas aulas, de seminários sobre textos específicos indicados pelos docentes e por um pequeno ensaio, a ser apresentado na última aula, sobre questões estudadas no decorrer desde curso.
Norma de Recuperação
Para ter direito a recuperação o aluno deve obter mínimo de nota 3.0 e frequencia de 70% e refazer os trabalhos dados no decorrer do curso.
 
Bibliografia
     
ARGAN,  Giulio Carlo - El arte moderno: 1770-1970. Tradução E. Carbonell. 2º ed. Valência: Fernando Torres, 1976.

ARISTÓTELES  - Arte retórica e arte poética.  Trad. A. Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.
 
ARISTÓTELES, Horácio,  Longino -   A poética clássica. Trad. J. Bruna. São Paulo: Cultrix/EDUSP, l981.

AZEVEDO, Ricardo  Marques de - Metrópole e Abstração. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1993.

AZEVEDO, Ricardo Marques de  - Fontes Iluminadas. Pesquisa inédita, Campinas: FAU/PUCCAMP, 1996.

BAUMGARTEN,  Alexander Gottieb - Estética: a lógica da arte e do poema. Trad. M. S. Medeiros, Petrópolis: Vozes, 1993.

BIALOSTOCKI,  Jan - Estilo e iconografia: contribución a una ciencia de las artes. Trad. José M. Pomares, Barcelona: Barral, 1973.

BOILEAU-DESPRÉAUX,  Nicolas - A arte poética. Trad. C. Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 1979, (Elos).

BOULLÉE,  Étienne - Louis - Architecture. Essai sur l'art. Paris: Hermann, 1968, (Miroirs de l"art).

BURKE,  Rdmund - Indagación filosófica sobre el origen de nuestras ideas acerca de lo sublime y de lo belo. Trad. M. Balaguer, Madrid: Tecnos, 1987.

CASSIIRER, Ernst - Filosofia de la Ilustración. Trad. E. Imaz, 3ª ed., México: Fondo de Cultura Económica, l984.
  
D'AGOSTINHO, Mário Henrique Simão - Geometrias simbólicas: espaço, arquitetura e tradição clássica. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1995.

DIDEROT, Denis - Essais sur la peinture. Paris: Hermann, Éditeurs des Sciencies et des arts.

FRÉART,  Roland  Sieur de Chambary -  Paralléle de l'architecture antique avec la moderne. Paris: L'impremerie d'Edme Martin, 1950  (ed. fac-simile. Geneve: Minkoff Reprint, 1973).

KAUFAMANN,  Emil  -  De Ledoux a  Le Cobusier: origen y desarollo de la arquitetura autónoma. Trad. R. Bernet. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (punto y linea).

KAUFAMANN, Emil - La arquitectura de la ilustración: barroco y posbarroco  en Inglaterra, Itália y Francia. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Giti, 1874 (Biblioteca de arquitetura).

LAUGIER, Marc-Antoine - Essai sur l'architecture. 2ª  ed. Paris: Duchesne Libraine, 1755 (ed. fac-simile - Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979).

LAUGIER, Marc-Antoine - Observations sur l'architecture. La Haye: Desaint Librairie, 1975 (edição fac-simile, Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979)

LE CORBUSIER - Vers une architecture. Paris: Editions Arthaud, 1977.

PERRAULT,  Claude - Les dix livres d'architecture de Vitruve. 2ª ed. Paris: Jean Baptiste Coignard, 1973 (ed. fac-simile: Pierre Mardaga, 1988).

RYWERT, Joseph - La casa de Adán en el Paraiso. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (biblioteca de arquitetura).

RYWERT, Joseph - Los primeros modernos: los arquitectos del siglo XVIII. Trad. J. Beramenti. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (Biblioteca de arquitetura).

ROWE, Colin - Manierismo y arquitectura moderna y otros ensayos. Trad. F. Parcerisas, Barcelona: Gustavo Gili, 1978 (Arquitectura y Crítica)

SAINT-GIRONS, Baldine - Esthétique du XVIII e siécle: le modèle français. Paris: Philippe Sers, 1990.

SERRALLER, Francisco Calvo et alii (orgs.) - Ilustración y romantismo. Barcelna: Gustavo Gili, 1982 (Fuentes y documentos para la historia del arte).

STAROBINSKI, Jean - Les emblèmes de la raison. Paris: Flammarion, c 1979. Jean-Jacques Rousseau: la transpaarense et l'obstacle; suivi de sept essay sur Rousseau. Paris: Gallimard, 1971 (Bibliothèque des idées).

STAROBINSLI,  Jean - L'invention de la liberte: 1700-1789. Genève: Editions  d' Art Albert Skira, 1987.

SZAMBIEN, Werner - Symétric gout caracteère. Paris: Picardi, 1986.

VITRUVIO, Marco Lucio - Los diez libros de arquitetura. Trad. A. Blánquez, Barcelona: Iberia, 1986.

WINCKELMANN, Johann Joaquim - Reflexões sobre a arte antiga. Trad. H. Caro, Porto Alegre: Movimento/UFRGS, 1975.	
        






SEMINÁRIOS:


1 -	PLATÃO 	-	Banquete

2 -	PANOFSKY	-	Idea -	I - Antigüidade.

3 -	PANOFSKY	-	Idea - 	II - O renascimento.

4 - 	LEE, R.V.	-	Ut Pictura Poesi.  I - Imitação.

5 -	LEE, R.V.	-	Ut Pictura Poesis.	V  -  Decoro.

6 -	BIALOSTOCKI - 	Estilo e Iconografia - O Problema do "Modo" nas Artes Plásticas.

7 -	HUME	-	Do padrão do Gosto.

  8 -        BURKE          -       Uma Investigação Filosófica sobre a Origem de Nossa Idéia  do Sublime e do Belo - Introdução - sobre o gosto.

9 -	RYWERT	-	Os Primeiros Modernos -  I  - O Clássico e o Neoclássico.

10 - 	ROUSSEAU, J.J.  - 	Ensaio sobre a Origem  da Lingua.

11 -	ROUSSEAU, J. J. -	Restabelecimento das Ciências e das Artes.

12 - 	HEGEL	-	Sistema de Las Artes - Arquitetura.
 

Clique para consultar os requisitos para AUH0327

Clique para consultar o oferecimento para AUH0327

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP