Por não se tratar propriamente de um curso sobre os eventos que informam a história da arte, mas sobre o pensamento acerca da disciplinaridade da arte, este curso pretende ¾ menos que ilustrar o estudante sobre discussões pretéritas ¾ colocar algumas questões que permanecem atuais. Se o mérito da obra de arte não decorre apenas do arbítrio, mas se funda na avaliação sóbria de valores assentes (ou questionáveis), então é necessário apreciar a pertinência de tais valores que informam um conhecimento específico sobre esta disciplina. Assim, pretende-se estudar as preceptivas artísticas que, oriundas em parte do século XVIII, nortearam os valores artísticos que circulam no século XIX e desembocam no XX.
1. Introdução/apresentação do curso.2. Poética e retórica na antigüidade.3. O impirismo e os sistemas filosóficos.4. Antigos x Modernos.5. Razão e sensibilidade nas Luzes.6. As teorias rigoristas: Lodoli e Laugier.7. O belo e o sublime: arquitetos revolucionários.8. A regra, o engenho e o gênio.9. O século XIX preparando o século XX.10. Os museus e a revista de arte no século XIX.11. As descobertas arqueológicas e a valorização do artesanato.12. A noção de estilo e a versatilidade dos estilos no século XIX.13. Contribuição da filosofia, crítica dos conceitos históricos, filosóficos e artísticos.14. A recuperação de temas iluministas no século XX.15. As Luzes e as vanguardas construtivas.
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO.DISCIPLINA: AUH-327 "PRECEPTIVAS ARTÍSTICAS"PROFESSORES: LUIZ AMÉRICO DE SOUZA MUNARI RICARDO MARQUES DE AZEVEDO FERNANDA FERNANDESNATUREZA...............................................OptativasCRÉDITOS...................... ........................ 04 (quatro)CARGA HORÁRIA.................................... 04 (horas)SEMESTRE IDEAL.................................. 1º semestreHORÁRIO........................................... 4ª feira das 8:00 às 12:00 hs. 2º - SEMESTRE - l999.OBJETIVOS:Por não se tratar propriamente de um curso sobre os eventos que informam a história da arte, mas sobre o pensamento acerca da disciplinaridade da arte, este curso pretende ¾ menos que ilustrar o estudante sobre discussões pretéritas ¾ colocar algumas questões que permanecem atuais. Se o mérito da obra de arte não decorre apenas do arbítrio, mas se funda na avaliação sóbria de valores assentes (ou questionáveis), então é necessário apreciar a pertinência de tais valores que informam um conhecimento específico sobre esta disciplina. Assim, pretende-se estudar as preceptivas artísticas que, oriundas em parte do século XVIII, nortearam os valores artísticos que circulam no século XIX e desembocam no XX.CONTEÚDO:Em fins do século XVII polemiza-se sobre a autoridade dos antigos na arte e, assim, questiona-se se as preceptivas artísticas deverão ser hauridas dos tratados de poesia e de retórica legados por gregos e romanos ou se caberia remontar à fonte na qual estes abeberaram-se: a própria natureza. Os autores das Luzes, confiando em que aquilo que seja conforme às leis na natureza será também consoante aos modos pelos quais opera o entendimento, pretendem reformar, racionalmente, o corpus disciplinar das artes (belas e aplicadas), renovando-lhes os procedimentos e os fins. Para tal, procuram delimitar com clareza os campos específicos atinentes à sensibilidade, à imaginação e à razão e também discenir o significado de conceitos como gosto, gênio, belo, sublime etc. As preceptivas artísticas no século XIX, constituem um amálgama de vários fatores teóricos, sociais, políticos e até históricos. Dentre estes pretende-se valorizar: o avanço tecnológico da industrialização; a descoberta de novos sítios arqueológicos no Oriente Próximo? A efetivação de cidades como centros da inteligência européia; a divulgação na imprensa de arte, com o aparecimento de revistas especializadas; as novas teorias da arte que privilegiam a matéria e o desenho: o desenvolvimento das artes visto retrospectivamente a partir do século XIX.CRONOGRAMA:1. Introdução/apresentação do curso.2. Poética e retórica na antigüidade.3. O impirismo e os sistemas filosóficos.4. Antigos x Modernos.5. Razão e sensibilidade nas Luzes.6. As teorias rigoristas: Lodoli e Laugier.7. O belo e o sublime: arquitetos revolucionários.8. A regra, o engenho e o gênio.9. O século XIX preparando o século XX.10. Os museus e a revista de arte no século XIX.11. As descobertas arqueológicas e a valorização do artesanato.12. A noção de estilo e a versatilidade dos estilos no século XIX.13. Contribuição da filosofia, crítica dos conceitos históricos, filosóficos e artísticos.14. A recuperação de temas iluministas no século XX.15. As Luzes e as vanguardas construtivas. AVALIAÇÃO:A avaliação será feita a partir da participação dos alunos nas aulas, de seminários sobre textos específicos indicados pelos docentes e por um pequeno ensaio, a ser apresentado na última aula, sobre questões estudadas no decorrer desde curso.RECUPERAÇÃO: Refazer o trabalhoEntrega de recuperação em 29.01.2000BIBLIOGRAFIA:ARGAN, Giulio Carlo - El arte moderno: 1770-1970. Tradução E. Carbonell. 2º ed. Valência: Fernando Torres, 1976.ARISTÓTELES - Arte retórica e arte poética. Trad. A. Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. ARISTÓTELES, Horácio, Longino - A poética clássica. Trad. J. Bruna. São Paulo: Cultrix/EDUSP, l981.AZEVEDO, Ricardo Marques de - Metrópole e Abstração. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1993.AZEVEDO, Ricardo Marques de - Fontes Iluminadas. Pesquisa inédita, Campinas: FAU/PUCCAMP, 1996.BAUMGARTEN, Alexander Gottieb - Estética: a lógica da arte e do poema. Trad. M. S. Medeiros, Petrópolis: Vozes, 1993.BIALOSTOCKI, Jan - Estilo e iconografia: contribución a una ciencia de las artes. Trad. José M. Pomares, Barcelona: Barral, 1973.BOILEAU-DESPRÉAUX, Nicolas - A arte poética. Trad. C. Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 1979, (Elos).BOULLÉE, Étienne - Louis - Architecture. Essai sur l'art. Paris: Hermann, 1968, (Miroirs de l"art).BURKE, Rdmund - Indagación filosófica sobre el origen de nuestras ideas acerca de lo sublime y de lo belo. Trad. M. Balaguer, Madrid: Tecnos, 1987.CASSIIRER, Ernst - Filosofia de la Ilustración. Trad. E. Imaz, 3ª ed., México: Fondo de Cultura Económica, l984. D'AGOSTINHO, Mário Henrique Simão - Geometrias simbólicas: espaço, arquitetura e tradição clássica. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1995.DIDEROT, Denis - Essais sur la peinture. Paris: Hermann, Éditeurs des Sciencies et des arts.FRÉART, Roland Sieur de Chambary - Paralléle de l'architecture antique avec la moderne. Paris: L'impremerie d'Edme Martin, 1950 (ed. fac-simile. Geneve: Minkoff Reprint, 1973).KAUFAMANN, Emil - De Ledoux a Le Cobusier: origen y desarollo de la arquitetura autónoma. Trad. R. Bernet. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (punto y linea).KAUFAMANN, Emil - La arquitectura de la ilustración: barroco y posbarroco en Inglaterra, Itália y Francia. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Giti, 1874 (Biblioteca de arquitetura).LAUGIER, Marc-Antoine - Essai sur l'architecture. 2ª ed. Paris: Duchesne Libraine, 1755 (ed. fac-simile - Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979).LAUGIER, Marc-Antoine - Observations sur l'architecture. La Haye: Desaint Librairie, 1975 (edição fac-simile, Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979)LE CORBUSIER - Vers une architecture. Paris: Editions Arthaud, 1977.PERRAULT, Claude - Les dix livres d'architecture de Vitruve. 2ª ed. Paris: Jean Baptiste Coignard, 1973 (ed. fac-simile: Pierre Mardaga, 1988).RYWERT, Joseph - La casa de Adán en el Paraiso. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (biblioteca de arquitetura).RYWERT, Joseph - Los primeros modernos: los arquitectos del siglo XVIII. Trad. J. Beramenti. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (Biblioteca de arquitetura).ROWE, Colin - Manierismo y arquitectura moderna y otros ensayos. Trad. F. Parcerisas, Barcelona: Gustavo Gili, 1978 (Arquitectura y Crítica)SAINT-GIRONS, Baldine - Esthétique du XVIII e siécle: le modèle français. Paris: Philippe Sers, 1990.SERRALLER, Francisco Calvo et alii (orgs.) - Ilustración y romantismo. Barcelna: Gustavo Gili, 1982 (Fuentes y documentos para la historia del arte).STAROBINSKI, Jean - Les emblèmes de la raison. Paris: Flammarion, c 1979. Jean-Jacques Rousseau: la transpaarense et l'obstacle; suivi de sept essay sur Rousseau. Paris: Gallimard, 1971 (Bibliothèque des idées).STAROBINSLI, Jean - L'invention de la liberte: 1700-1789. Genève: Editions d' Art Albert Skira, 1987.SZAMBIEN, Werner - Symétric gout caracteère. Paris: Picardi, 1986.VITRUVIO, Marco Lucio - Los diez libros de arquitetura. Trad. A. Blánquez, Barcelona: Iberia, 1986.WINCKELMANN, Johann Joaquim - Reflexões sobre a arte antiga. Trad. H. Caro, Porto Alegre: Movimento/UFRGS, 1975. SEMINÁRIOS:1 - PLATÃO - Banquete2 - PANOFSKY - Idea - I - Antigüidade.3 - PANOFSKY - Idea - II - O renascimento.4 - LEE, R.V. - Ut Pictura Poesi. I - Imitação.5 - LEE, R.V. - Ut Pictura Poesis. V - Decoro.6 - BIALOSTOCKI - Estilo e Iconografia - O Problema do "Modo" nas Artes Plásticas.7 - HUME - Do padrão do Gosto. 8 - BURKE - Uma Investigação Filosófica sobre a Origem de Nossa Idéia do Sublime e do Belo - Introdução - sobre o gosto.9 - RYWERT - Os Primeiros Modernos - I - O Clássico e o Neoclássico.10 - ROUSSEAU, J.J. - Ensaio sobre a Origem da Lingua.11 - ROUSSEAU, J. J. - Restabelecimento das Ciências e das Artes.12 - HEGEL - Sistema de Las Artes - Arquitetura.
ARGAN, Giulio Carlo - El arte moderno: 1770-1970. Tradução E. Carbonell. 2º ed. Valência: Fernando Torres, 1976. ARISTÓTELES - Arte retórica e arte poética. Trad. A. Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. ARISTÓTELES, Horácio, Longino - A poética clássica. Trad. J. Bruna. São Paulo: Cultrix/EDUSP, l981. AZEVEDO, Ricardo Marques de - Metrópole e Abstração. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1993. AZEVEDO, Ricardo Marques de - Fontes Iluminadas. Pesquisa inédita, Campinas: FAU/PUCCAMP, 1996. BAUMGARTEN, Alexander Gottieb - Estética: a lógica da arte e do poema. Trad. M. S. Medeiros, Petrópolis: Vozes, 1993. BIALOSTOCKI, Jan - Estilo e iconografia: contribución a una ciencia de las artes. Trad. José M. Pomares, Barcelona: Barral, 1973. BOILEAU-DESPRÉAUX, Nicolas - A arte poética. Trad. C. Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 1979, (Elos). BOULLÉE, Étienne - Louis - Architecture. Essai sur l'art. Paris: Hermann, 1968, (Miroirs de l"art). BURKE, Rdmund - Indagación filosófica sobre el origen de nuestras ideas acerca de lo sublime y de lo belo. Trad. M. Balaguer, Madrid: Tecnos, 1987. CASSIIRER, Ernst - Filosofia de la Ilustración. Trad. E. Imaz, 3ª ed., México: Fondo de Cultura Económica, l984. D'AGOSTINHO, Mário Henrique Simão - Geometrias simbólicas: espaço, arquitetura e tradição clássica. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1995. DIDEROT, Denis - Essais sur la peinture. Paris: Hermann, Éditeurs des Sciencies et des arts. FRÉART, Roland Sieur de Chambary - Paralléle de l'architecture antique avec la moderne. Paris: L'impremerie d'Edme Martin, 1950 (ed. fac-simile. Geneve: Minkoff Reprint, 1973). KAUFAMANN, Emil - De Ledoux a Le Cobusier: origen y desarollo de la arquitetura autónoma. Trad. R. Bernet. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (punto y linea). KAUFAMANN, Emil - La arquitectura de la ilustración: barroco y posbarroco en Inglaterra, Itália y Francia. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Giti, 1874 (Biblioteca de arquitetura). LAUGIER, Marc-Antoine - Essai sur l'architecture. 2ª ed. Paris: Duchesne Libraine, 1755 (ed. fac-simile - Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979). LAUGIER, Marc-Antoine - Observations sur l'architecture. La Haye: Desaint Librairie, 1975 (edição fac-simile, Bruxelles: Pierre Mardaga, 1979) LE CORBUSIER - Vers une architecture. Paris: Editions Arthaud, 1977. PERRAULT, Claude - Les dix livres d'architecture de Vitruve. 2ª ed. Paris: Jean Baptiste Coignard, 1973 (ed. fac-simile: Pierre Mardaga, 1988). RYWERT, Joseph - La casa de Adán en el Paraiso. Trad. J. Beramenti, Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (biblioteca de arquitetura). RYWERT, Joseph - Los primeros modernos: los arquitectos del siglo XVIII. Trad. J. Beramenti. Barcelona: Gustavo Gili, 1982 (Biblioteca de arquitetura). ROWE, Colin - Manierismo y arquitectura moderna y otros ensayos. Trad. F. Parcerisas, Barcelona: Gustavo Gili, 1978 (Arquitectura y Crítica) SAINT-GIRONS, Baldine - Esthétique du XVIII e siécle: le modèle français. Paris: Philippe Sers, 1990. SERRALLER, Francisco Calvo et alii (orgs.) - Ilustración y romantismo. Barcelna: Gustavo Gili, 1982 (Fuentes y documentos para la historia del arte). STAROBINSKI, Jean - Les emblèmes de la raison. Paris: Flammarion, c 1979. Jean-Jacques Rousseau: la transpaarense et l'obstacle; suivi de sept essay sur Rousseau. Paris: Gallimard, 1971 (Bibliothèque des idées). STAROBINSLI, Jean - L'invention de la liberte: 1700-1789. Genève: Editions d' Art Albert Skira, 1987. SZAMBIEN, Werner - Symétric gout caracteère. Paris: Picardi, 1986. VITRUVIO, Marco Lucio - Los diez libros de arquitetura. Trad. A. Blánquez, Barcelona: Iberia, 1986. WINCKELMANN, Johann Joaquim - Reflexões sobre a arte antiga. Trad. H. Caro, Porto Alegre: Movimento/UFRGS, 1975. SEMINÁRIOS: 1 - PLATÃO - Banquete 2 - PANOFSKY - Idea - I - Antigüidade. 3 - PANOFSKY - Idea - II - O renascimento. 4 - LEE, R.V. - Ut Pictura Poesi. I - Imitação. 5 - LEE, R.V. - Ut Pictura Poesis. V - Decoro. 6 - BIALOSTOCKI - Estilo e Iconografia - O Problema do "Modo" nas Artes Plásticas. 7 - HUME - Do padrão do Gosto. 8 - BURKE - Uma Investigação Filosófica sobre a Origem de Nossa Idéia do Sublime e do Belo - Introdução - sobre o gosto. 9 - RYWERT - Os Primeiros Modernos - I - O Clássico e o Neoclássico. 10 - ROUSSEAU, J.J. - Ensaio sobre a Origem da Lingua. 11 - ROUSSEAU, J. J. - Restabelecimento das Ciências e das Artes. 12 - HEGEL - Sistema de Las Artes - Arquitetura.