O curso tem a finalidade de ampliar o conhecimento da produção e das teorias artísticas na Itália nos séculos XV, XVI e XVII , e de capacitar os alunos para estabelecerem as oportunas relações com a arte em outros países, em particular os de cultura ibérica, e com os desdobramentos da arte contemporânea.
Através de um excursus das principais obras e das fontes mais importantes para teoria da arte do renascimento italiano. O curso tem a finalidade de ampliar o conhecimento da produção e das teorias artísticas na Itália nos séculos XV, XVI e XVII, e de capacitar os alunos para estabelecerem as oportunas relações com a arte em outros países, em particular os de cultura ibérica, e com os desdobramentos da arte comtemporânea.
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULODEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO.DISCIPLINA: AUH-329 "ARTE ITALIANA DO RENASCIMENTO E DO BARROCO"PROFESSOR : LUCIANO MIGLIACCIONATUREZA................................................................OptativaCRÉDITOS..................................................................04 (quatro)CARGA HORÁRIA.................................................... 60 (horas semestrais)REQUISITOS..............................................................HORÁRIO.....................................................4ª feira das 8 às 12 hs. 1º SEMESTRE DE 2001OBJETIVOS:O curso tem a finalidade de ampliar o conhecimento da produção e das teorias artísticas na Itália nos séculos XV, XVI e XVII , e de capacitar os alunos para estabelecerem as oportunas relações com a arte em outros países, em particular os de cultura ibérica, e com os desdobramentos da arte contemporânea.CONTEÚDO: O curso do primeiro semestre de 2001 analisará a relação entre pintura de perspectiva e arquitetura a partir da obra de Rafael, enfocando em particular a formação da pintura de vista urbana até as gravuras de Giovanni Battista Piranesi. Será analisado o texto da carta de Rafael ao papa Leão X (1519), sobre o estudo e a preservação da arquitetura antiga, visando oferecer aos alunos uma abordagem aos métodos de estudo da tradição clássica no Renascimento e suas relações com a imagem da cidade. Serão tratados os seguintes tópicos: 1. Rafael, Baldassar Castiglione e a carta ao papa Leão X sobre a arquitetura de Roma antiga. 2. Rafael e o estudo da arquitetura antiga no Renascimento. A Capela Chigi. A arquitetura de mármore: a fachada de San Lorenzo em Florença. 3. A arquitetura pintada: o Casamento da Virgem, a Stanza della Segnatura, a Stanza dell'Incendio di Borgo, a Stanza di Eliodoro, as tapeçarias para a Capela Sistina.4. Rafael e a vila: a Farnesina, Vila Madama. Rafael e a decoração no estilo antigo: as Logge Vaticane5. A pintura de vistas urbanas na Europa do Norte: o instinto do mapa.6. Roma, Veneza e a vista urbana de Caspar Van Wittel a Canaletto7. A Veneza imaginária de Canaletto8. Canaletto, Bellotto, Guardi e a vista urbana9. Vista dal naturale, capriccio e invenzione em Giovanni Battista Piranesi. 10. Piranesi e RomaPROGRAMA: As aulas serão divididas em dois módulos de duas horas. No primeiro terá lugar a aula teórica, no segundo os alunos, sob a orientação do professor, analisarão imagens e comentarão textos previamente estabelecidos. TRABALHO DISCENTE:Seminários sobre as fontes principais da história da arte na época considerada. Aulas teóricas, projeção comentada das obras principais. leitura comentada das fontes mais importantes. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita por meio de uma prova escrita de reconhecimento de obras com comentário crítico. O aluno deverá demonstrar capacidade de reconhecer e comentar as obras tratadas nas aulas, estabelecendo as oportunas relações com os fenômenos culturais da época e com outras obras. Também o aluno deverá apresentar, no final do curso, o texto escrito do seminário realizado.NORMAS DE RECUPERAÇÃO:Será considerado aprovado o aluno que reconheça e comente 80% das imagens apresentadas e apresente o texto escrito do seminário realizado. A prova será realizada no final do curso, com direito a recuperação depois de 60 dias. ENTREGA DE TRABALHO - DIA 29 de junho.BIBLIOGRAFIA BÁSICAACKERMANN, F., The Architecture of Michelangelo, London, 1978ALBERTI, L. B. - De Sculptura, a cura di M. Collareta, Firenze, 1982.ALBERTI, L. B. - A Pintura. São Paulo: 1998.ALPERS, S. - A arte de descrever: a pintura holandesa do século XVII, São Paulo, Edusp, 1999ARGAN, G. C. - Clássico e anticlássico, São Paulo, 1988ARGAN, G. C., Michelangelo Architetto, Milano, 1996AVERY, A. C. - Giambologna. London: 1993.BAIRATI, A. , FINOCCHI, E. G. - Arte nel tempo. Milano: vol. 3, 1989BAKER, Ch - Canaletto, London, Phaidon, 1994BELLORI, A. A. - Le vite de'pittori, scultori e architetti moderni. a c. di PREVITALI, G. , Torino: 1983.BLUNT, A. A. - Art Theories of Italian Renaissance. London: 1968.BRIGANTI, G. - View Painters of the XVIIIth Century, London, 1978BROMBERG, R. - Canaletto Etchings. A complete Catalogue, San Francisco, Alan Wofsy Fine Arts, 1993CHASTEL, A. A. - A Arte Italiana. São Paulo: 1996.CHASTEL, A. A. - La Grottesca, Palermo, 1995CORBOZ, A. Canaletto: una Venezia immaginaria, Milano, 1988.DE VECCHI, A. P. L. , CERCHIAI, P. - Arte in Italia. Milano: vol. 3 , 1989.DI TEODORO, F. P., Raffaello, Baldassar Castiglione e la lettera a Leone X, Bologna, 1998Exploring Rome: Piranesi and his contemporaries, C. D. Denyson (ed.), New York, MIT Press, 1993FOCILLON, H. - Giovanni Battista Piranesi, Paris, H. Laurens, 1928FRIEDBERG, E. S. - Painting in Italy. 1500-1550. New York: 1968.Giovanni Battista Piranesi Drawings in the Pierpont Morgan Library, catálogo da exposição, New York, 1978HYLTON, T. - The Drawings by Giovanni Battista Piranesi, London, Faber & Faber, 1954.HOLT, H. E. - La storia dell'arte attraverso i documenti. Milano: 1973.JANSON, H. - Historia da Arte. São Paulo: 1978.LINKS, J. - Canaletto and his Patrons, London, 1994. MOROLLI, G. Le belle forme degli edifici antichi, Bologna, 1983MOSCHINI, V. Canaletto 1697 - 1768, Milano, A. Martello, 1954MOSCHINI, V. Francesco Guardi, Milano, A. Martello, 1952NESSELRATH, A., I taccuini di disegni dall'antico degli artisti del Rinascimento, in Storia dell'Arte Einaudi, vol. 2, Torino, 1982PANOFSKY, E. - A perspectiva como forma simbólica. São Paulo: 1993.PARKER, K. T. - The Drawings of Canaletto in Her Majesty Collection in Windsor Castle, Oxford, Phaidon, 1948PONTANO, G. - I trattati delle virtù sociali. a c. di TATEO, F. Roma: 1976.POPE-HENNESSY, A. J. Raphael, London, 1984.Scritti d'arte del Cinquecento. a c. di P. Barocchi, Milano, Napoli: 1969.Raffaello Architetto, catálogo da exposição, C. L. Frommel (ed.), Milano, 1984Raffaello in Vaticano, catálogo da exposição, Roma, 1984ROSENBERG, J., SLIVE, S. TER KUILE, E.H. - Arte e Arquitetura en Holanda 1600 - 1800, Madrid, Alianza, 1994SETTI, H. O. - Cidade Contemporânea: a visão de Piranesi, São Paulo, 1988TAFURI, M. - La esfera y el laberinto, Barcelona, Gili, 1984VASARI, B. G. - Le Vite de'più eccellenti pittori scultori e architettori da Cimabue in Qua. Torino: a c. di L. Bellosi, Torino: 1986. ed. 1568 a c. di G. Milanesi, vol. 9 Firenze, 1901.WILTON ELY, J. - The mind and art of Giovambattista Piranesi, London, Thames and Hudson, 1978WILTON ELY, J. - Piranesi architetto, catálogo da exposição, Milao, 1987WITTKOWER, B. A. - Arte y arquitetura en Italia. 1600-1750. Madrid: 1978.ZERI, F. (ed.) - La Pintura del Cinquecento in Italia. Milano: 1987.
ALBERTI, J. L. B. - A Pintura. São Paulo: 1998.ARGAN, G. C. - Storia dell'arte italiana. Firenze, vol. 3, 1972.AVERY, A. C. - Giambologna. London: 1993.BAIRATI, A. , FINOCHI, E. G. - Arte nel tempo. Milano: vol. 3, 1989BAXANDALL, I. M. - O olhar renascente. São Paulo: 1990.BELLORI, A. A. - Le vite de'pittori, scultori e architetti moderni. a c. di PREVITALI, G. , Torino: 1983.BLUNT, A. A. - Art Theories of Italian Renaissance. London: 1968.CHASTEL, A. A. - A Arte Italiana. São Paulo: 1996.COLLARETA, M. a c. - De Sculptura. Firenze, 1982.FRIEDBERG, E. S. - Painting in Italy. 1500-1550. New York: 1968.GOMBRICH, E. W. - A História da Arte. São Paulo: 1995.HOLT, H. E. - La storia dell'arte attraverso i documenti. Milano: 1973.JANSON, H. - Historia da Arte. São Paulo: 1978.PALLUCCHINI, C. R. - Tiziano. vol. 2, Firenze, 1978.PANOFSKY, E. - A perspectiva como forma simbólica. São Paulo: 1993.PONTANO, G. - I trattati delle virtù sociali. a c. di TATEO, F. Roma: 1976.POPE-HENNESSY, A. J. - Italian High Renaiissance and Barone Sculpture. London, NowYork: 1995, 5 ed. ; Idem, Cellini, London, 1992; Idem, Raphael, London, 1984.Scritti d'arte del Cinquento. a c. di Barocchi, Milano, Napoli: 1969.TOLNAY, M. O. - Michelangelo. Madrid: 1990.VASARI, B. G. - Le Vite de'più eccellenti pittori scultori e architettori da Cimabue in Qua. Torino: a c. di L. Bellosi, Torino: 1986. ed. 1568 a c. di G. Milanesi, vol. 9 Firenze, 1901.VERCHI, A. P. L. , CERCHIAI, P. - Arte in Italia. Milano: vol. 3 , 1989.WITTKOWER, D. R. - Bernini. London: 1965.WITTKOWER, B. A. - Arte y arquitetura en Italia. 1600-1750. Madrid: 1978.ZERI, F. - La Pintura del Quatrocento in Italia. a c. Milano: 1987.ZERI , F. - La Pittura del Quatrocento in Italia. a c. Milano: 1986.