RASTREAR E ESTABELECER PONTOS DE CONTATO ENTRE A ARQUITETURA E A ARTE CONTEMPORÂNEAS, A PARTIR DE OBRAS CUIDADOSAMENTE ESCOLHIDAS NO QUE SE REFERE AO MODO COMO PROPÕE A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO E MATÉRIA. DOTAR O ALUNO DE INSTRUMENTAL CRÍTICO PARA A COMPREENSÃO DA ARTE E DA ARQUITETURA NA CONTEMPORANEIDADE, CONSIDERANDO A DIMENSÃO HISTÓRICO-CULTURAL EM QUE SÃO PRODUZIDAS.APROFUNDAR O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA COMO COMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS.
A DISCIPLINA ANALISA A PRODUÇÃO DA ARTE E ARQUITETURA CONTEMPORÂNEAS, CONSIDERANDO O PERÍODO QUE SE INICIA DEPOIS DA II GUERRA MUNDIAL, MOMENTO EM QUE SE OBSERVA CONSTANTES MUDANÇAS CONCEITUAIS, PROPOSITIVAS E TEÓRICAS DA PRODUÇÃO DE AMBOS TERRITÓRIOS. EMBORA CONSIDERADOS EM SUAS ESPECIFICIDADES, OS DOIS CAMPOS DISCIPLINARES SERÃO ABORDADOS ATRAVÉS DE ÂNGULOS QUE VALORIZEM SUAS INTERSECÇÕES. NO QUE SE REFERE À PRODUÇÃO ARTÍSTICA, SERÃO EXAMINADAS OBRAS QUE PREVALENTEMENTE DISCUTAM A ARQUITETURA, CIDADE E PAISAGEM.
1. O CAMPO AMPLIADO DA ARTE E DA ARQUITETURA.2. ATHOS BULCÃO E LELE: ENTRE ARTE E ARQUITETURA3. SERGIO BERNARDES: NOTÍCIAS DO FUTURO.4. ARCHIGRAM, SUPERSTUDIO E A PRESENÇA DA UTOPIA.5. A EXPOSIÇÃO THIS IS TOMORROW: A CONTRIBUIÇÃO DOS SMITHSONS E RICHARD HAMILTON.6. A POP ARTE – O NOVO ESTATUTO DO OBJETO E DA IMAGEM VENTURI E SCOTT BROWN APRENDENDO COM LAS VEGAS.7. O NEOCONCRETISMO E AS IMPLICAÇÕES ESPACIAIS DAS OBRAS DE HELIO OITICICA E LYGIA CLARK.8. O PAVILHÃO REVISITADO. INTERSECÇÕES ENTRE ARTE E ARQUITETURA9. ROBERT SMITHSON. MATÉRIA, ESPAÇO E ENTROPIA.10. TRES CASOS: ROBERT MORRIS, RICHARD SERRA E WALTERCIO CALDAS.11. LAND ART E A ESPECULAÇÃO SOBRE A PAISAGEM.12. O TRABALHO DE GORDON MATTA – CLARK.13. ARQUITETURA E CIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DE ALDO ROSSI.14. REM KOOLHAAS. INVESTIGANDO A METRÓPOLE
ÁBALOS, Iñaki (org) Naturaleza y artificio. El ideal pintoresco en la arquitectura y el paisagismo contemporâneos. Barcelona: Editoria Gustavo Gili, 2009. ARANTES, Otília - Arquitetura Simulada. In: NOVAES, Adauto et alii. O Olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1988. ________ A ideologia do Lugar Público. In: O Lugar da Arquitetura Depois dos Modernos. São Paulo: Edusp/Studio Nobel, 1993. ARGAN, Giulio Carlo – Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992 . BAUDRILLARD, Jean – A Transparência do Mal. Ensaios sobre. Fenômenos Extremos. Campinas: Papirus, 1992.CHIARELLI, Tadeu – Arte internacional brasileira. São Paulo, Lemos, 1999.COLOMINA, Beatriz Doble exposición: arquitectura a través del arte. Madrid: Akal, 2006. COOK, Peter. Archigram. Nova York: Princeton Architectural Press, 1999. DEBORD, Guy – A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto. DIDI-HUBERMAN, Georges – O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 1998. DUARTE, Paulo Sergio – Anos 60. Rio de Janeiro, Campos Gerais,1998. FARIAS, Agnaldo – Breve roteiro para um panorama complexo: a produção contemporânea (1980/1984). Bienal Brasil Século XX. São Paulo, FBSP, 1994. ____________________ . Arte brasileira hoje. São Paulo, Publifolha, 2002. FARIAS, A. / Fernandes, F. Arte e Arquitetura: Balanço e Novas Direções. Brasília: Fundação Athos Bulcão / Editora Universidade de Brasília, 2010. FERREIRA, Glória/ COTRIN, Cecília (org.). Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. FOSTER, Hal – Polémicas (post)modernas. In: In: PICÓ, Josep. (org) Modernidad y Postmodernidad. 3 ed. Madrid: Alianza, 1998. _____________ The Art-Architecture Complex. London/New York: Verso, 2011. FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997. FRIED, Michael. Arte e Objetidade, in Revista e Ensaios ano 9, número 9, 2002. GALOFARO, Luca. Artscapes. El arte como aproximación al paisaje contemporáneo. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. Coleção: Land and Scape HARVEY, David – Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2002. JODIDIO, Philip Architecture:Art. Munich/Berlin/London/New York: Prestel, 2005. KOOLHAAS, Rem Nova York delirante: um manifesto retroativo para Manhattan. São Paulo: Cosac Naify, 2008. ______________ Três Textos sobre a cidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010. KRAUSS, Rosalind - Mudanças na Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. _________________ . The Originality of the Avant-garde and Other Modernist Myths. Cambridge, MIT Press, 1986. KRISTA SYKES, A. (org.) O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naufy, 2013. LIPPARD, Lucy R. A Arte Pop. São Paulo: Editora Verbo, 1976. MARCHAN-FIZ, Simon - Del Arte Objetual al Arte del Concepto: Las Artes Plásticas desde 1960. Madrid: Akal, 1986. MONEO, Rafael Inquietação teórica e Estratégia projetual na obra de oito arquitetos contemporáneos. São Paulo, Cosac Naify, 2008. MORIENTE, David Poéticas arquitectónicas en el arte contemporáneo. Madrid: Cátedra, 2010. NESBITT, Kate (org) Uma Nova Agenda para a Arquitetura. Antologia Teórica 1965-1995. São Paulo, Cosac Naify, 2006. OBRIST, H. U. & REYES, P. – The air is blue. Insights on art and architetcture: Luis Barragan Revisited. Mexico DF: Trilce Ediciones, 2006. PEDROSA, Mario – Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica. In: Dos Murais de Portinari aos Espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981. RENDELL, Jane Art and architecture – A place in between. London/NY: IB Tauris, 2010 ROSSI, Aldo A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995. SMITHSON, Robert – Robert Smithson: The collected writings. Berkeley, The University of California Press, 1996. URSPRUNG, Philip – Herzog & De Meuron – Natural history. Baden:Canadian Centre for Architecture/Lars Muller, 2005. VENTURI, Robert et alii Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac Naify, 2003. VIDLER, Anthony – The architectural uncanny. Cambridge/London: IMT Press, 1992. - Warped space – Art, architecture, and anxiety in modern culture. Cambridge/London: IMT Press, 2001. (editor) - Architecture between spectacle and use. New Haven/London: Yale University Press, 2005. WALKER, Enrique (org.) Lo Ordinario. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010. WISNIK, Guilherme – Dentro do nevoeiro. Diálogos cruzados entre arte e arquitetura contemporânea. Tese de Doutorado. São Paulo, FAUUSP, 2012.