Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0333 - Arte e Arquitetura Contemporâneas: Fronteiras e Dinâmicas de Colaboração
Contemporary Art and Architecture: Frontiers and Collaborations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
RASTREAR E ESTABELECER PONTOS DE CONTATO ENTRE A ARQUITETURA E A  ARTE CONTEMPORÂNEAS, A PARTIR DE OBRAS CUIDADOSAMENTE ESCOLHIDAS NO QUE SE REFERE AO MODO COMO PROPÕE A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO E MATÉRIA. 
DOTAR O ALUNO DE INSTRUMENTAL CRÍTICO PARA A COMPREENSÃO DA ARTE E DA ARQUITETURA NA CONTEMPORANEIDADE, CONSIDERANDO A DIMENSÃO HISTÓRICO-CULTURAL EM QUE SÃO PRODUZIDAS.
APROFUNDAR O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA COMO COMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
78734 - Agnaldo Aricê Caldas Farias
919922 - Guilherme Teixeira Wisnik
 
Programa Resumido
A DISCIPLINA ANALISA A PRODUÇÃO DA ARTE E ARQUITETURA CONTEMPORÂNEAS, CONSIDERANDO O PERÍODO QUE SE INICIA DEPOIS DA II GUERRA MUNDIAL, MOMENTO EM QUE SE OBSERVA CONSTANTES MUDANÇAS CONCEITUAIS, PROPOSITIVAS E TEÓRICAS DA PRODUÇÃO DE AMBOS TERRITÓRIOS. EMBORA CONSIDERADOS EM SUAS ESPECIFICIDADES, OS DOIS CAMPOS DISCIPLINARES SERÃO ABORDADOS ATRAVÉS DE ÂNGULOS QUE VALORIZEM SUAS INTERSECÇÕES. NO QUE SE REFERE À PRODUÇÃO ARTÍSTICA, SERÃO EXAMINADAS OBRAS QUE PREVALENTEMENTE DISCUTAM A ARQUITETURA, CIDADE E PAISAGEM.
 
 
 
Programa
1. O CAMPO AMPLIADO DA ARTE E DA ARQUITETURA.
2. ATHOS BULCÃO E LELE: ENTRE ARTE E ARQUITETURA
3. SERGIO BERNARDES: NOTÍCIAS DO FUTURO.
4. ARCHIGRAM, SUPERSTUDIO E A PRESENÇA DA UTOPIA.
5. A EXPOSIÇÃO THIS IS TOMORROW: A CONTRIBUIÇÃO DOS SMITHSONS E RICHARD HAMILTON.
6. A POP ARTE – O NOVO ESTATUTO DO OBJETO E DA IMAGEM
VENTURI E SCOTT BROWN APRENDENDO COM LAS VEGAS.
7. O NEOCONCRETISMO E AS IMPLICAÇÕES ESPACIAIS DAS OBRAS DE HELIO OITICICA E LYGIA CLARK.
8. O PAVILHÃO REVISITADO. INTERSECÇÕES ENTRE ARTE E ARQUITETURA
9. ROBERT SMITHSON. MATÉRIA, ESPAÇO E ENTROPIA.
10. TRES CASOS: ROBERT MORRIS, RICHARD SERRA E WALTERCIO CALDAS.
11. LAND ART E A ESPECULAÇÃO SOBRE A PAISAGEM.
12. O TRABALHO DE GORDON MATTA – CLARK.
13. ARQUITETURA E CIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DE ALDO ROSSI.
14. REM KOOLHAAS. INVESTIGANDO A METRÓPOLE
 
 
 
Avaliação
     
Método
 SÃO ORGANIZADOS SEMINÁRIOS EM QUE AS TEMÁTICAS DO CURSO SÃO APROFUNDADAS E PROBLEMATIZADAS A PARTIR DA LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS FUNDAMENTAIS. OS SEMINÁRIOS SÃO REALIZADOS PELOS ALUNOS SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR.
 A DISCIPLINA TAMBÉM PROPÕE UMA INVESTIGAÇÃO INDIVIDUAL A SER REALIZADA PELOS ALUNOS A PARTIR DE TEMAS PROPOSTOS PELO CURSO, QUE SE CONCLUI COM UMA MONOGRAFIA BASEADA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.
Critério
A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NOS SEMINÁRIOS E PELO DESENVOLVIMENTO DA MONOGRAFIA.
 NORMA DE RECUPERAÇÃO: A RECUPERAÇÃO SERÁ FEITA POR UMA PROVA QUE CONTEMPLA TODOS OS TEMAS TRATADOS NA DISCIPLINA, A PARTIR DE BIBLIOGRAFIA SELECIONADA.
Norma de Recuperação
A RECUPERAÇÃO SERÁ FEITA POR UMA PROVA QUE CONTEMPLA TODOS OS TEMAS TRATADOS NA DISCIPLINA, A PARTIR DE BIBLIOGRAFIA SELECIONADA.
 
Bibliografia
     
	ÁBALOS, Iñaki  (org)  Naturaleza y artificio. El ideal pintoresco en la arquitectura y el paisagismo contemporâneos. Barcelona: Editoria Gustavo Gili, 2009.
 ARANTES, Otília - Arquitetura Simulada. In: NOVAES, Adauto et alii. O Olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.
 ________ A ideologia do Lugar Público. In: O Lugar da Arquitetura Depois dos Modernos. São Paulo: Edusp/Studio Nobel, 1993.
 ARGAN, Giulio Carlo – Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992 .
 BAUDRILLARD, Jean – A Transparência do Mal. Ensaios sobre. Fenômenos Extremos. Campinas: Papirus, 1992.
CHIARELLI, Tadeu – Arte internacional brasileira. São Paulo, Lemos, 1999.
COLOMINA, Beatriz Doble exposición: arquitectura a través del arte. Madrid: Akal, 2006.
 COOK, Peter. Archigram. Nova York: Princeton Architectural Press, 1999.
 DEBORD, Guy – A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto.
 DIDI-HUBERMAN, Georges – O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 1998.
 DUARTE, Paulo Sergio – Anos 60. Rio de Janeiro, Campos Gerais,1998.
 FARIAS, Agnaldo – Breve roteiro para um panorama complexo: a produção contemporânea (1980/1984). Bienal Brasil Século XX. São Paulo, FBSP, 1994.
 ____________________ . Arte brasileira hoje. São Paulo, Publifolha, 2002.
 FARIAS, A. / Fernandes, F. Arte e Arquitetura: Balanço e Novas Direções. Brasília: Fundação Athos Bulcão / Editora Universidade de Brasília, 2010.
 FERREIRA, Glória/ COTRIN, Cecília (org.). Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
 FOSTER, Hal – Polémicas (post)modernas. In: In: PICÓ, Josep. (org) Modernidad y Postmodernidad. 3 ed. Madrid: Alianza, 1998.
 _____________ The Art-Architecture Complex. London/New York: Verso, 2011.
 FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
 FRIED, Michael. Arte e Objetidade, in Revista e Ensaios ano 9, número 9, 2002.
 GALOFARO, Luca. Artscapes. El arte como aproximación al paisaje contemporáneo. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. Coleção: Land and Scape
 HARVEY, David – Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2002.
 JODIDIO, Philip Architecture:Art. Munich/Berlin/London/New York: Prestel, 2005.
 KOOLHAAS, Rem Nova York delirante: um manifesto retroativo para Manhattan. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
 ______________ Três Textos sobre a cidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.
 KRAUSS, Rosalind - Mudanças na Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
 _________________ . The Originality of the Avant-garde and Other Modernist Myths. Cambridge, MIT Press, 1986.
 KRISTA SYKES, A. (org.) O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naufy, 2013.
 LIPPARD, Lucy R. A Arte Pop. São Paulo: Editora Verbo, 1976.
 MARCHAN-FIZ, Simon - Del Arte Objetual al Arte del Concepto: Las Artes Plásticas desde 1960. Madrid: Akal, 1986.
 MONEO, Rafael Inquietação teórica e Estratégia projetual na obra de oito arquitetos contemporáneos. São Paulo, Cosac Naify, 2008.
 MORIENTE, David Poéticas arquitectónicas en el arte contemporáneo. Madrid: Cátedra, 2010.
 NESBITT, Kate (org) Uma Nova Agenda para a Arquitetura. Antologia Teórica 1965-1995. São Paulo, Cosac Naify, 2006.
 OBRIST, H. U. & REYES, P. – The air is blue. Insights on art and architetcture: Luis Barragan Revisited. Mexico DF: Trilce Ediciones, 2006.
 PEDROSA, Mario – Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica. In: Dos Murais de Portinari aos Espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.
 RENDELL, Jane Art and architecture – A place in between. London/NY: IB Tauris, 2010
 ROSSI, Aldo A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
 SMITHSON, Robert – Robert Smithson: The collected writings. Berkeley, The University of California Press, 1996.

 URSPRUNG, Philip – Herzog & De Meuron – Natural history. Baden:Canadian Centre for Architecture/Lars Muller, 2005.

 VENTURI, Robert et alii Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

 VIDLER, Anthony – The architectural uncanny. Cambridge/London: IMT Press, 1992.

 - Warped space – Art, architecture, and anxiety in modern culture. Cambridge/London: IMT Press, 2001.

(editor) - Architecture between spectacle and use. New Haven/London: Yale University Press, 2005.

WALKER, Enrique (org.) Lo Ordinario. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.
WISNIK, Guilherme – Dentro do nevoeiro. Diálogos cruzados entre arte e arquitetura contemporânea. Tese de Doutorado. São Paulo, FAUUSP, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para AUH0333

Clique para consultar o oferecimento para AUH0333

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP