Objetiva instrumentalizar o aluno na investigação teórica e histórica das manifestações da Arquitetura, do urbanismo e do Desenho Industrial. A instrumentalização se fará através da orientação na investigação dos fundamentos sociais e econômicos da prática em estudo, onde procurará se ater a especificidade brasileira em deixar, no entanto, de refletir sobre a experiência internacional nessas atividades.
Bibliografia:Hobsbawn, E. "Artifices e Aristocratas do Trabalho?" in Mundos do Tabalho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984, p. 349-377. (tema a}Pereira, Paulo César Xavier. "Questão da Construção: Urbanização e Industrialização em São Paulo (1872-1914)." São Paulo, Depto. de Ciência Politica/FFLCH/USP, 1990 (tese de doutoramento), p.1.4/1-31. (tema a)Gitchy, M.L.C. "Qualificação e Urbanização em São Paulo: A experiência do Liceu de Artes e Oficios (1873-1934)" in Ribeiro, Maria Alice Rosa (org). Trabalhadores Urbanos e Ensino Profissional. Campinas, Ed. UNICAMP, 1986, p. '1-88. (tema a)Gitchy, M.L.C. "Os Trabalhadores da Construção Civil na belle époque 1889-1914" in Anais do 11 Conaresso Brasileiro de História Econômica. Niterói, ABPHE/ICHF-UFF, 13 a 16/10/1996, vol.ll,p.118-132. (tema b)Valladares, LP. "Quebra-quebras na construção civil: o caso dos operários do metrô do Rio de Janeiro." Dados. Rio de Janeiro, vol. 24, n° l, 1981, p.61-84. (tema b)14)31 /05
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloDepto. de História da Arquitetura e Estética do ProjetoAUH-533 - Fundamentos à Crítica da Arquitetura e do Urbanismo ( Sociedade, Trabalho, Arquitetura)Professora: Maria Lúcia Caira Gitahy1º Semestre de 2000Natureza..............................OptativaCarga Horária......................30Crédito.................................04 Horário.................................4º feira das 8:00 às 12:00 h1.sCONTEÚDO PROGRAMÁTICO:UNIDADE I: A sociedade capitalista e as transformações do processo de trabalho .I.I. A destruíção dos ofícios artesanais, manufatura e mecanização do trabalho (primeira Revolução Industrial1.2. A "maquinização" do trabalhador: taylarismo/fordismo (Segunda Revolução Industrial)1.3. O "novo " paradigma da organização industrial (Revolução Científica-Tecnológica)UNIDADE II: As transformações do processo de trabalho nmas consrruções.2.1. A separação entre concepção e execução: os elos na cadeia hierárquica.2.2. O parcelamento das tarefas: a força da manufatura serial. 2.3. A Industrialização da construção: no projeto e na obra.UNIDADE III: A produção social da arquitetura em São Paulo.3.1. O papel do arquiteto no processo de trabalho.3.2. A transformação da Arquitetura e do Urbanismo em disciplina acadêmicas.3.3. A Arquitetura eo Urbanismo como arte e utopia.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES01) 23/02/2000 - Calourada.02) 01/03/2000 - Apresentação do curso Organização das atividades e escolha das duplas. Aula sobre undade I.BIBLIOGRAFIA: HOBSBAWN, E. Da Revolução Industrial Inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1986, p. 13-89.03) 08/03/2000 - Quarta feira de cinza.04) 15/03/2000 - Aulas sobre "Primeira Revolução Industrial" Todos os alunos trazem o texto lido Painel nº 1 sobre "A transição para o capitalismo: A destruição dos ofícios artesanais manufatura e mecanização do trabalho".BIBLIOGRFIA MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1971, cap. 12 p. 386-42205) 22/03/2000 - Aula sobre "Primeira Revolução industrial". Trabalho plástico sobre "A transformação do trabalho no século VXIII e XIX". ( trazer o material terial que julgar necessário) Escolha dos temas para próxima semama. 05)29/03/2000- Aula introduzindo "Segunda Revolugão Industrial: a etapa monopolistado capitalismo."Cada dupla traz lido tema-texto para apresentar trabalho em classe noPainel n. 2 sobre:a) A etapa monopolista do capitalismo;b) mudança técnica no sistema industrial moderno: o novo papel daciência.c} a institucionalização da ciência e da tecnologia: a formaçãode novas profissões.Bibliografia:Hobsbawm, Eric J., "Uma Economia Ivludando de Marcha" in A Era dos Impérios Rio deJaneiro, Paz e Terra, 1988, p.57-85. (tema a)Braverman, H. Trabalho e caPitai Monopolista. A Dearadacão do Trabalho no século XX. Riode Janeiro, Zahar, 1977, p. 137-147. ítema b)Noble, D. F. America bv Destan. Science, TechnoloaY, and the Rise of CorPorate CaPitalismNew York, Alfred A. Knopf, cap.1-3, p. 3-49.06)05/04/2000 - Filme: "Tempos Modernos." (Charles Chaplin, USA, 1936). Debate.07) 12/04/2000 - Aula sobre "Taylorismo e do fordismo enquanto padrões de gestãoda força de trabalho.Trazer textos lidos para elaboração de texto escrito em classe rlacinando filmee aula.Bibliografia:Braverman, H. Trabalho e CaPitei Monopolista. Rio de Janeiro, Zahar, 1977, parte 1, p.47-123.Cooper, C7. "Frederick Winsiow Taylor and Scientific Management" in Pursell Jr., Carol W.Technoloay in America. A History of Individuais and Ideas. Cambridge, Mss/London. The MITPress, 1990.08) 1 9/04/20Q0 - Filme: "O Leopardo." {Visconti, Itália/USA, 1967)Debate sobre "A difusão do 'novo' paradigma em diferentes contextos."09)26/04/2000 - Semana Santa.10)03/05/2000- Prova íindividual, sem consulta).11) 10/05/2000 - Aula sobre " Revoluçao Cientifico-Tecnológica: Crise, novas tecnologias, mudança social." Painel n.3: "A complexidade das relações entre mudanças técnicas e sociais. A emergência de um novo paradigma tecnológico."Bibliografia:Harvey, D. "A transformação politico-econõmica do capitalismo do final do século XX" in _Condição Pós-Moderna. Uma Pesouisa sobre as oriaens da mudança cultural. São Paulo,Loyola, 1992, cap.7, 8 e 9, p.1 l 7-162.Connor, Steven."Q pós-modernismo na arquitetura e nas artes visuais" in Cultura Pós-Moderna.Introdução às teorias do contemporaneo. São Paulo, Loyola, 1992, p.57-69Avaliação:O aluno será avaliado por seu trabalho nas discussões, painéis e trabalhos, recebendo uma nota específica. Esta nota terá o mesmo peso que a média das notas das provas. A nota final da disciplina será a média destas duas notas. O aluno que no atingir média, mas tiver a frequência exigida, terá direito à recuperação que consistirá de exame escrito sobre a temática discutida no curso.Orientação para os Painéis:Um painel é simplesmente uma forma de organizar uma discussão em grupos. Depende da leitura prévia do texto por todos os alunos. No primeiro momento, cada grupo didcute internamente o texto, eventualmente tendo em conta uma questão-problema. O resultado da discussão é rapidamente sintetizado por escrito (40 minutos).No segundo momento, o debate será retomado num circulo amplo, envolvendo toda a classe. Cada grupo trará as suas reflexões para a discussão coletiva. (40 minutos).12)17/05/2000- Filme: "Blade Runner." (RibleyScott, USA, 1980)Debate: " Representações da cidade e pós-modernismo."Escolha do tema para a próxima aula.13)24/05/2000 - Entrega dos textos relacionando filme e aula anterior.Aula introduzindo Unidade 11: "O processo de trabalho nas construções." Painel n° 4 com apresentação à classe e debate sobre um dos temas:a) O debate sobre Q papel do "artifice" da construção civil.b) "As condições de trabalho nas construções em São Paulo na belle époque e hoje."Bibliografia:Hobsbawn, E. "Artifices e Aristocratas do Trabalho?" in Mundos do Tabalho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984, p. 349-377. (tema a}Pereira, Paulo César Xavier. "Questão da Construção: Urbanização e Industrialização em São Paulo (1872-1914)." São Paulo, Depto. de Ciência Politica/FFLCH/USP, 1990 (tese de doutoramento), p.1.4/1-31. (tema a)Gitchy, M.L.C. "Qualificação e Urbanização em São Paulo: A experiência do Liceu de Artes e Oficios (1873-1934)" in Ribeiro, Maria Alice Rosa (org). Trabalhadores Urbanos e Ensino Profissional. Campinas, Ed. UNICAMP, 1986, p. '1-88. (tema a)Gitchy, M.L.C. "Os Trabalhadores da Construção Civil na belle époque 1889-1914" in Anais do 11 Conaresso Brasileiro de História Econômica. Niterói, ABPHE/ICHF-UFF, 13 a 16/10/1996, vol.ll,p.118-132. (tema b)Valladares, LP. "Quebra-quebras na construção civil: o caso dos operários do metrô do Rio de Janeiro." Dados. Rio de Janeiro, vol. 24, n° l, 1981, p.61-84. (tema b)14)31 /05/2000 - Aula fechando Unidade II e iá introduzindo Unidade lil."A industrialização da construção no projeto e na obra. O papel do arquiteto no processo de trabalho."Bibliografia:Farch, M. F.S. "Estratégias diante da crise: Mudanças no processo de trabalho na construção habitacional" in Ciências Sociais Hoie, 1993. São Paulo, ANPOCS/HUCITEC, 1994, p.175-194.Vargas, Nilton. "Racionalidade e Não-Racionalização:O Caso da Construção Habitacional" in Fleury, Afonso C. C.e Vargas, N. (orgs.). Oroanização do Trabalho. Uma abordacem interdisciplinar. Sete estudos sobre a realidade brasileira São Paulo, Atlas, 1983.Xavier Pereira, Paulo César. "A industrialização do trabalho de construção." EsPaço, Técnica e Construção. O desenvolvimento das técnicas construtivas e a urbanização do morar em São Paulo. São Paulo, Nobel, 1988.15)07/06/2000 - Filme:" Caro Diário" ( Nanni Moretli, Itália, 1991.Debate: "A Arquitetura como arte, critica e utopia."Ultimo dia para a entrega de trabalhos atrazados.Bibliografia:Borden, lain and Dunster, David (orgs.). Architecture and the Sites of Historv. New York, WatsonGuptill Publications, 1995: 361-399.16) 14/06/2000 - Prova (individual, sem consulta).17)21 /06/2000 - Encerramento do curso. Devolução e Comentário sobre as provas. Avaliação do curso.18)28/06/2000- Exame de Recuperação.
Bibliografia:Hobsbawn, E. "Artifices e Aristocratas do Trabalho?" in Mundos do Tabalho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984, p. 349-377. (tema a}Pereira, Paulo César Xavier. "Questão da Construção: Urbanização e Industrialização em São Paulo (1872-1914)." São Paulo, Depto. de Ciência Politica/FFLCH/USP, 1990 (tese de doutoramento), p.1.4/1-31. (tema a)Gitchy, M.L.C. "Qualificação e Urbanização em São Paulo: A experiência do Liceu de Artes e Oficios (1873-1934)" in Ribeiro, Maria Alice Rosa (org). Trabalhadores Urbanos e Ensino Profissional. Campinas, Ed. UNICAMP, 1986, p. '1-88. (tema a)Gitchy, M.L.C. "Os Trabalhadores da Construção Civil na belle époque 1889-1914" in Anais do 11 Conaresso Brasileiro de História Econômica. Niterói, ABPHE/ICHF-UFF, 13 a 16/10/1996, vol.ll,p.118-132. (tema b)Valladares, LP. "Quebra-quebras na construção civil: o caso dos operários do metrô do Rio de Janeiro." Dados. Rio de Janeiro, vol. 24, n° l, 1981, p.61-84. (tema b)14)31 /05/2000 - Aula fechando Unidade II e iá introduzindo Unidade lil."A industrialização da construção no projeto e na obra. O papel do arquiteto no processo de trabalho."Bibliografia:Farch, M. F.S. "Estratégias diante da crise: Mudanças no processo de trabalho na construção habitacional" in Ciências Sociais Hoie, 1993. São Paulo, ANPOCS/HUCITEC, 1994, p.175-194.Vargas, Nilton. "Racionalidade e Não-Racionalização:O Caso da Construção Habitacional" in Fleury, Afonso C. C.e Vargas, N. (orgs.). Oroanização do Trabalho. Uma abordacem interdisciplinar. Sete estudos sobre a realidade brasileira São Paulo, Atlas, 1983.Xavier Pereira, Paulo César. "A industrialização do trabalho de construção." EsPaço, Técnica e Construção. O desenvolvimento das técnicas construtivas e a urbanização do morar em São Paulo. São Paulo, Nobel, 1988.15)07/06/2000 - Filme:" Caro Diário" ( Nanni Moretli, Itália, 1991.Debate: "A Arquitetura como arte, critica e utopia."Ultimo dia para a entrega de trabalhos atrazados.Bibliografia:Borden, lain and Dunster, David (orgs.). Architecture and the Sites of Historv. New York, WatsonGuptill Publications, 1995: 361-399.