Apresentar um panorama da produção artística do século XX, seus principais movimentos, tendências e personalidades artísticas singulares, demonstrando-a como o produto do entrelaçamento entre noções estéticas e toda uma série de materiais e tecnologias surgidas e/ou recuperadas no seu decorrer;Compreender a indissociabilidade do binômio arte e técnica;Compreender que a arte, na qualidade de um fenômeno pertencente ao campo da linguagem, é forma e que, como tal, encontra sua explicação tanto no campo da própria história da arte como no âmbito da sociedade da qual ela faz parte;Destacar a relação entre espaço e tempo, forma e matéria;Destacar, dentro da arte moderna e contemporânea, as obras de natureza tridimensional, da escultura ao espaço virtual, passando pelo objeto, instalação, performances e intervenções na paisagem
Apresentação dos seguintes artistas e suas respectivas orientações poéticas:Estatuária africana, Constantin Brancusi, Carl André, Georg Baselitz, Funakoshi Katsura, Steve Balkenhoz, José Bento, Marcelo SilveiraConstantin Brancusi, Isamu Noguchi, Sergio Camargo, Ulrich RuckriemAuguste Rodin, Constantin Brancusi, Alberto Giacometti, Henry Moore, Jorge Oteiza, Eduardo Chilida, Amílcar de Castro, Franz Weismann, Richard Serra3.3. Objeto – Ready madeApresentação dos seguintes artistas e suas respectivas orientações poéticas:Marcel Duchamp, Man Ray, César, Arman, Cristhian Boltansky, Nelson Leirner, Cildo Meireles, Jac Leirner.3.4. Tecnologias Industriais – vidros, espelhos, cabos de aço, resina, lâmpadas e motoresApresentação dos seguintes artistas e suas respectivas orientações poéticas:Pablo Picasso, Julio Gonzáles, Vladimir Tatlin, Naum Gabo, Antoine Pevsner, Alexander Calder, Marcel Duchamp, Tinguely, Dan Flavin, Abraham Palatnik3.5. Materiais orgânicos
Introdução aos aspectos gerais da história da arte do século XX. O debate moderno/pós-moderno na cultura em geral. A opção por uma história da arte realizada através de cortes transversais.
AMARAL, Aracy . Arte Construtiva no Brasil – Coleção Adolpho Leirner. São Paulo, Cia. Melhoramentos, DBA, 1998.______________. (org.) Dos Murais de Portinari aos Espaços de Brasília. São Paulo, Perspectiva, 1981.ARGAN, Giulio Carlo – Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992 AUGÉ, Marc – Não-Lugares. Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.BARTHES, R. A câmara clara. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.BAUDRILLARD, Jean – A Transparência do Mal. Ensaios sobre Fenômenos Extremos. Campinas: Papirus, 1992.BATTCOCK, Gregory (ed) – Minimal Art: A Critical Anthology. New York, E.P. Dutton, 1968._____________________ . The Art of Performance: A Critical Anthology. New York: Dutton, 1984.BENJAMIN, Walter – “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”. In: Os Pensadores. Walter Benjamin. São Paulo: Nova CulturalBRITO, Ronaldo – Neoconcretismo – Vértice e Ruptura do Projeto Construtivo Brasileiro. São Paulo, Cosac&Naify, 1999, 2a. edição.BURGER, Peter – Teoria de la Vanguardia. Madrid: Península. 1987.CABANNE, Pierre – Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987.CELANT, Germano – Art Povera. New York/Washington: Praeger, 1969.CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. (orgs) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.CHIARELLI, Tadeu – Arte internacional brasileira. São Paulo, Lemos, 1999.CHIPP, H.B. – Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.COHEN, Renato – Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.DANTO, Arthur – Después del Fin del Arte. Barcelona: Paidós, 1999.DIDI-HUBERMAN, Georges – O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 1998.DUARTE, Paulo Sergio – Anos 60. Rio de Janeiro, Campos Gerais,1998.FARIAS, Agnaldo – Breve roteiro para um panorama complexo: a produção contemporânea (1980/1984). Bienal Brasil Século XX. São Paulo, FBSP, 1994.____________________ . Arte brasileira hoje. São Paulo, Publifolha, 2002.____________________ . Bienal – 50 anos. São Paulo, FBSP, 2001.FOSTER, Hal – Polémicas (post)modernas. In: In: PICÓ, Josep. (org) Modernidad y Postmodernidad. 3 ed. Madrid: Alianza, 1998.FOSTER, H… [et alii] Art since 1900. New York: Thames and Hudson, 2004.GUASCH, Anna Maria (org.) . Los Manifiestos del Arte Posmoderno. Madrid: Akal, 2000.________________________ . El Arte del Siglo XX. Del Posminimalismo a lo multicultural. Madrid: Alianza, 2000.HARRISON, Charles; WOOD, Paul – Art in Theory – 1900 / 1990. Oxford, Blackwell, 1993.HARVEY, David – Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2002.HUYSSEN, Andréas – Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.JEUDY, Henri-Pierre - O Corpo como Objeto de Arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.KAYE, Nick – Site-specific art. London, Routledge, 2000.KRAUSS, Rosalind - Mudanças na Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.MACHADO, A. A ilusão especular/Introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.MARCHAN-FIZ, Simon - Del Arte Objetual al Arte del Concepto: Las Artes Plásticas desde 1960. Madrid: Akal, 1986.OBRIST, Hans Ulrich (org) – Interviews. Vol1. Milan: Charta, 2003.PAZ, Octavio – O Ocaso da Vanguarda. In: Os Filhos do Barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. ____________ . Marcel Duchamp, ou o Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva, 1977.PEDROSA, Mario – Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica. In: Dos Murais de Portinari aos Espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.REISS, Julie – From Margin to Center: The Spaces of Installation Art. New York: The MIT Press, 1999. SANDLER, Irving – Art of the Postmodern Era: From the late 1960s to the Early 1990s. New York: HarperCollins, 1996.SENIE, Harriet – Contemporary public sculpture. New York: Oxford University Press, 1992.SIEGEL, Jeanne . Art Talk. The Early 80s. New York: Da Capo Press, 1988.SMITHSON, Robert – Robert Smithson: The collected writings. Berkeley, The University of California Press, 1996.STILES, Kristine; SELZ, Peter – Theories and Documents of Contemporary Art: A Soucerbook of Artists’ Writings. Berkeley and Los Angeles, University of California Press, 1996.