Introduzir os estudantes nas relações entre a história social e econômica e o design. Apresentar subsídios para o entendimento da dinâmica das transformações sociais e econômicas do capitalismo na era moderna e na contemporaneidade e como influencia a produção material e as condições sociais do design.
Definições de design e de seu papel social. Transformações sociais e econômicas, do século XVIII à atualidade. Estrutura de classes, Estado e relações sociais. Organização do trabalho e de suas relações com a produção da cultura material. Conceitos básicos para o estudo da inserção social do design. A mercantilização do espaço, da natureza e do trabalho, da riqueza e do ritmo de vida. Mercadoria, cultura de massas e consumo. Design, cidadania e consumo.
- Transformações sociais e econômicas da revolução industrial à atualidade. - Estrutura de classes, Estado e relações sociais. - Divisão Social do trabalho e suas relações com a produção da cultura material. - Conceitos básicos para o estudo da inserção social do design, tais como os de mercantilização do espaço, da natureza e do trabalho, de riqueza, de ritmo de vida. - Acumulação e consumo burguês e estética da mercadoria. - Cultura de massas e consumo. - Conceitos de consumidores e cidadãos - O papel social do Design - Estudo de casos europeus, norte-americanos e brasileiros que exemplifiquem e aprofundem o conhecimento dos conceitos discutidos.
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