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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH2502 - Fundamentos Sociais do Design
Social Fundamentals of Design

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Introduzir os estudantes nas relações entre a história social e econômica e o design. Apresentar subsídios para o entendimento da dinâmica das transformações sociais e econômicas do capitalismo na era moderna e na contemporaneidade e como influencia a produção material e as condições sociais do design.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5777969 - Marcos da Costa Braga
 
Programa Resumido
Definições de design e de seu papel social. Transformações sociais e econômicas, do século XVIII à atualidade. Estrutura de classes, Estado e relações sociais. Organização do trabalho e de suas relações com a produção da cultura material. Conceitos básicos para o estudo da inserção social do design. A mercantilização do espaço, da natureza e do trabalho, da riqueza e do ritmo de vida. Mercadoria, cultura de massas e consumo. Design, cidadania e consumo.
 
 
 
Programa
- Transformações sociais e econômicas da revolução industrial à atualidade.
- Estrutura de classes, Estado e relações sociais. - Divisão Social do trabalho e suas relações com a produção da cultura material. - Conceitos básicos para o estudo da inserção social do design, tais como os de mercantilização do espaço, da natureza e do trabalho, de riqueza, de ritmo de vida.
- Acumulação e consumo burguês e estética da mercadoria.
- Cultura de massas e consumo.
- Conceitos de consumidores e cidadãos
- O papel social do Design - Estudo de casos europeus, norte-americanos e brasileiros que exemplifiquem e aprofundem o conhecimento dos conceitos discutidos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação na estruturação e apresentação de seminário e nas discussões coletivas semanais de textos pré-selecionados. Desempenho no fichamento de textos e na redação da prova dissertativa final a respeito dos temas debatidos em sala de aula.
Critério
Avaliação individual e coletiva (prova dissertativa seminário em grupo e fichamento de textos).
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e freqüência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes.
 
Bibliografia
     
- ARGAN, G. C. Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2001.
- BOMFIM, Gustavo A. Idéias e formas na história do design: uma investigação estética. João Pessoa: Editora Universitária, 1998
- BOTELHO, Adriano. Do fordismo à produção flexível: a produção do espaço num contexto de mudança da estratégia de acumulação do capital. São Paulo, 2000.
- BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho do século XX. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
- MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política São Paulo: Abril, 1983. - DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. - DOBB, M. A evolução do capitalismo. São Paulo: Loyola, 1992.
- GARCÍA CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005
- HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997 - HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. - _____. Da Revolução Industrial Inglesa ao Capitalismo. Rio de Janeiro: Forense, 1979. - _____. A era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1996 - JAMESON, F. Pós modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.
- KLEIN, Noemi. Sem Logo: A tirania das marcas em um planeta vendido. São Paulo: Record, 2003. - MASIO, D. (org.). A sociedade pós-industrial. São Paulo: Senac, 1999. - NOVAIS, F; ALENCASTRO, L. F. História da vida privada no Brasil volume 2: Império: a Corte e a modernidade nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. - NOVAIS, F.; SCHWARCZ, L. M. História da vida privada no Brasil volume 4: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. - PERROT, M. (org.) História da vida privada volume 4: Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. - PROST, A. & VINCENT, G. (orgs.). História da vida privada volume 5: Da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
- SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. - TAFURI, M. Projeto e utopia. Lisboa: Presença, 1981.
 

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