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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH2801 - Questões Históricas e Contemporâneas do Design
Historical and Contemporary Issues in Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Estudo da História e dos Fundamentos do Design, abrangendo grandes questões a respeito da prática projetual dos objetos, produtos industriais e programação visual e suas relações com a escala de produção, a configuração de repertórios estético-simbólicos da forma, diferenciação social, conceitos de durabilidade e efemeridade do produto e idéias de inserção do design nos contextos sócio-econômicos de países do Ocidente
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5777969 - Marcos da Costa Braga
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Design Artesanal x Design Industrial
1.1– Conceitos de design
1.2- Morris e o movimento Arts and Crafts
1.3– O debate na Werkbund : estandartização x diferenciação
1.4– Produção em massa e o Alternativo para o design nos anos ‘60 e ‘70
1.5- A globalização e a customização dos produtos

2. Funcionalistas x formalistas
2.1 – O conceito de Função no Design e O Objeto como signo
2.2 – Beleza funcional x beleza tradicional no século XIX
2.3 – O Debate no Pós-guerra dos anos 1950 e 1960: funcionalismo x Styling
2.4 – Comunicação Visual: informação com ordem e clareza x gráfica artística
2.5- A busca pelo equilíbrio das funções
2.6 - Crise e críticas ao funcionalismo
2.7 – O pós modernismo do design

3. O Papel social do Designer: Para quê e para quem projetar?
3.1 – Designer x Artista
3.2 – Ética e design
3.3 – O Designer em uma sociedade de consumo
3.4 – Designer e finalidades sociais do Design
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários sobre leituras indicadas a respeito das questões em debate na disciplina.
Critério
Participação nas atividades em sala de aula.
Trabalho final de curso
Norma de Recuperação
Oferecimento de recuperação aos que obtiverem frequência mínima de 70% e nota mínima 3,0 (três)
 
Bibliografia
     
•BOMFIM, Gustavo Amarante. Idéias e formas na história do design. UFPB, João Pessoa, 1998.
•___________ Morfologia dos objetos de uso : uma contribuição para o desenvolvimento de uma teoria do design in Anais do P e D Design, Rio de Janeiro : Estudos em Design, 1996. p.I-9-18
•BONSIEPE, Gui . A tecnologia da Tecnologia, São Paulo : Edgard Blücher, 1983.
•BORGES, Adélia. Design não é personal trainer; e outros escritos. 2a. edição. São Paulo: Rosari, 2003 – Coleção textos Design.
•BORGES, Adélia. A boa forma democrática. Jornal Gazeta Mercantil. Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2000. p. 18
•BOURDIEU, Pierre. “Gostos de classe e estilos de vida” in Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983b p. 82-121.
•DORFLES, Gillo. O Design industrial e sua estética. Coleção Dimensões - Martins Fontes/Editorial Presença - LISBOA, 1984.
•ESCOREL, Ana Luisa - O Efeito Multiplicador do Design. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000.
•FRESCARA, Jorge. O papel social do design gráfico. Revista Design & Interiores. N. 17. São Paulo: Proeditores.
•HESKETT, John. Industrial Design. New York, Oxford University Press, 1980. Trad. bras. - Desenho Industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.
•HOLLlS, Richard - Graphic Design - A Concise History. London: Thames and Hudson, 1994. Trad. Bras. Design Gráfico - Uma História Concisa. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
•LIMA, Edna Lucia Cunha. “Design Gráfico, um conceito em discussão”. in Anais do PeD Design 96. Estudos em Design, Rio de Janeiro, 1996. VII - 25/33.
•LONDON, Valéria . “De funcionalistas a new designers” in Revista Design e Interiores - ano 01 nº 07 - São Paulo : Projeto. (p. 60-61)
•MAÑA, Jordi. O Design Industrial.Rio de Janeiro: SALVAT Editora ,1979.
•MORAES, Dijon de. Analise do design brasileiro: entre mímese e mestiçagem. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
•NIEMEYER, Lucy "Semiologia do Produto : o Objeto como Enunciado"in Anais do VI Encontro das Escolas de Design. Rio de Janeiro : Estudos em Design -Faculdade Carioca, 1997. p.125-132.
•NIEMEYER, Lucy. Significação, consumo. In Anais em meio digital do P&D Design 2002. Rio de Janeiro: ANPeD/AEnD-Br, 2002.
•PESEZ, Jean Marie. "História da Cultura Material" in LE GOFF (org.) A História Nova. São Paulo : Martins Fontes, 1990
•PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno: de William Morris a Walter Gropius. Martins Fontes, São Paulo, 1980.
•SOUZA, Pedro Luiz Pereira de. Notas para uma História do Design. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
•VILLAS-BOAS, André. Utopia e disciplina. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
Complementar:
•FONTANEZI, Sônia. “O rosto da forma quando jovem” in Revista Design e Interiores nº 29. Projeto, São Paulo, 1992.
•LEITE, João de Souza. Para além do moderno. In Revista Estudos em Design, v.III , n.1 , julho de 1995. Rio de Janeiro: Estudos em Design,1995.
•LEAL, Joice Joppert. Um olhar sobre o design brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil / Instituto UNIEMP / Imprensa Oficial do Estado, 2002.
•ACAR FILHO, Nelson. O marketing no projeto e desenvolvimento de novos produtos: o papel do desenhista industrial. São Paulo: FIESP/CIESP- Detec, 1997.
•BARBOSA, Lara Leite. Design para a sociedade de consumo. In Anais em meio digital do P&D Design 2002. Rio de Janeiro: ANPeD/AEnD-Br, 2002.
•BATISTA, Wagner Braga. Desenho Industrial e Consumo de Luxo. 3 Congresso Internacional de Pesquisa em design. Anais em meio digital. Rio de Janeiro, 2005.
•MEDEIROS. Design e Globalização. In Anais em meio digital do P&D Design 2002. Rio de Janeiro: ANPeD/AEnD-Br, 2002
•CASTEIÃO, André Luiz e LANDIN, Paula da Cruz. Teoria e prática do design, perante a globalização. 3 Congresso Internacional de Pesquisa em design. Anais em meio digital. Rio de Janeiro, 2005.
•FARIA, Marilia de Souza e DEJEAN, Pierre-Henri. Relações entre culturas e produtos em um ambiente globalizado. P&D Design 1998. p. 513.
 

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