Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH2803 - Aspectos Conceituais e Estéticos do Design de Interface
Conceptual and Aesthetic Aspects of Interface Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Estudo da História Cultural das Interfaces, abrangendo suas dimensões estéticas, cognitivas e tecnológicas. Análises comparativas de produtos diversos (games, aplicativos, smartphones, websites, redes sociais, consoles etc), visando o mapeamento de soluções e problemas de usabilidade, obsolescência programada e de arquitetura de informação. Discussão das relações entre o mundo da leitura e a leitura de mundo, abrangendo os contextos impresso, audiovisual e digital do design de interface, pensado, sempre, sob a perspectiva de interface cultural. Reflexão sobre as principais tendências e impasses (estéticos, ideológicos e imaginários) promovidos pela web 2.0 e pelo design tátil e remoto (do tipo do iPad e Xbox) no tensionamento da cultura da página e suas aberturas para a cultura dos dados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2106015 - Giselle Beiguelman
 
Programa Resumido
Disciplina dedicada à discussão crítica, em uma perspectiva de análise histórica, de um conjunto de conceitos, terminologias e definições emergentes relacionadas ao design de interface.
 
 
 
Programa
1. Interface Cultural
1.1– O Conceito de Interfaces Culturais
1.2– O Livro Antes e Depois do Livro
1.3– Cinema: Montagem, Remontagem e Remix
1.4– O Leitor, o Jogador e as Poéticas Executáveis
1.5– Estéticas do Banco de Dados

2. A Tela, o Corpo e a Cidade
2.1 – Teorias da Remediação
2.2 – Desktop e as Metáforas do Escritório Industrial
2.3 – Browser x Navegadores
2.4 – Design Tátil e Interfaces Sensíveis
2.5 – Leitores Nômades
2.6 – Realidade Aumentada
2.7 – Computadores Vestíveis

3. Da Cultura da Página à Cultura dos Dados
3.1 – Tags: Arquiteturas da Informação da Web 2.0
3.2 – A Era dos Softwares Sociais
3.3 – Templates e Padronização: Usabilidade x Previsibilidade
3.4 – Leituras Compartilhadas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários sobre leituras indicadas a respeito das questões em debate na disciplina.
Critério
Participação nas atividades em sala de aula.
Trabalho final de curso
Norma de Recuperação
Oferecimento de recuperação aos alunos que obtiverem freqüência mínima 70% e nota mínima 3,0 (três)
 
Bibliografia
     
ARAÚJO, RICARDO. Poesia Visual – Vídeo Poesia. São Paulo: Perspectiva, 1999
BEIGUELMAN, Giselle. O Livro depois do livro. São Paulo: Peirópolis, 2003.
BEIGUELMAN, Giselle e LA FERLA, Jorge (orgs.). Nomadismos Tecnológicos. São Paulo: SENAC, 2011.
BOLTER, Jay e GRUSIN, Richard. Remediation - Understanding New Media. Cambridge/Mass.: MIT Press, 2002.
BOSMA, Josephine. Nettitudes – Let’s Talk Net Art. Amsterdan: NAi/Institute of Network Cultures, 2011.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Trad. Fulvia L. Moretto. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. Editora UNESP, 1998.
CUBBIT, Sean. Digital Aesthetics. Londres: SAGE, 2000.
DARLEY, Andrew. Visual Digital Culture. London: Routledge, 2000.
FOSTER, Hal. Design and Crime (and other diatribes). New York: Veros, 2002.
KILPP, Suzana et. Al. (org.) Audiovisualidades na cultura. Porto Alegre: Entre Meios, 2010.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
LOVINK, Geert e ROSSITER, Ned. MyCreativity Reader (A Critique of Creative Industries). Amsterdan: Institute of Network Cultures, 2007.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge/Mass.: MIT Press, 2001.
SCHOLZ, Trebor. Learning Through Digital Media. New York: The Institute fot Distributed Creativity, 2012.
VAIDHYANATHAN, Siva. A Googleização de tudo. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Cultrix, 2011.
VESNA, Victoria (ed.). Database Aesthetics – Art in the Age of Information Overflow. Minnapolis: University of Minesota Press, 2007.
ZKM (Zentrum für Kunst un Medientechnologie Kralsruhe). Hardware, Software, Artware. (1992-1997).
 

Clique para consultar os requisitos para AUH2803

Clique para consultar o oferecimento para AUH2803

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP