Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH2805 - Estudos Dirigidos em História, Crítica e Projeto de Design
Directed studies in history, criticism and design project

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Problematizar a pesquisa em história do design em suas múltiplas vertentes e interfaces com a arquitetura e com a cidade, operando percursos intelectuais que problematizem a atividade projetual a partir de  reflexão teórica sistemática e permanente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1215593 - Nilce Cristina Aravecchia Botas
 
Programa Resumido
Discussão sobre produção do conhecimento em design; constituição do campo de problemas do design na contemporaneidade colocados em perspectiva histórica; elaboração de problemáticas históricas; definição de aportes bibliográficos e referenciais teórico-metodológicos; apontamentos sobre os desafios da história no campo de conhecimento do design, da arquitetura e da cidade.
 
 
 
Programa
Reflexão de temáticas recorrentes ao design contemporâneo, em perspectiva histórica. Percursos intelectuais que explorem a relação entre reflexão teórica e prática projetual. Relações entre o design, a arquitetura e a cidade. 
Atualização sobre pesquisas na área do design.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, trabalhos, planos de pesquisa ou provas cujos temas operem a partir da relação entre a definição de problemáticas históricas, aportes bibliográficos, referências teórico-metodológicas e reflexão sobre a prática projetual.
Critério
Avaliação individual e coletiva (prova dissertativa, seminário em grupo e trabalho monográfico). Coerência entre os aportes bibliográficos e as referências teórico-metológicas com o desenvolvimento das atividades da disciplina e seus produtos finais.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e freqüência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes. A recuperação consistirá na entrega de nova (s) versão (s) de trabalho (s), a ser (em) definidos pelo professor de acordo com as avaliações anteriores, e ser (em) apresentado (s) em data do período de recuperação estipulado pela faculdade.
 
Bibliografia
     
ARGAN, Giulio Carlo – A Arte Moderna – 1870-1990. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
BENEVOLO, Leonardo, Storia dell’Architettura Moderna. Roma: Latereza, 1958. Trad. Bras. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976.
BÜRDEK, Bernhard E. História , Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Blucher, 2006
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à História do Design. São Paulo: Blucher, 2000.
CARDOSO, Rafael. O Design Brasileiro: Antes do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DAHL, Svend – Bogens Historie. Copenhague: Haase, 1970. Trad. Esp. Historia del Libro. Madrid: Alianza, 1972.
DUBY, Georges – (org.) História da Vida Privada 2: Da Europa Feudal à Renascença. Cia das Letras, 1990. 
-– História da Vida Privada 3: Da Renascença ao Século das Luzes. Cia. das Letras,
GIEDION, Sigfried - Mechanization Takes Comand. – A Contribution to Anonimous History. Oxford: Oxford university Press, 1948. Trad. Bras. La Mecanización Toma el Mando. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
HOLLIS, Richard – Graphic Design – A Concise History. London: Thames and Hudson, 1994. Trad. Bras. Design Gráfico – Uma História Concisa. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
IRVINS Jr., W. M. – Prints and Visual Communication. London: Routledge & Kegan Paul. Trad. Esp. Imagen impresa y conocimiento – Análisis de la imagen prefotográfica. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.
JOHNSON, A. F. – Type Designs – Their History and Development. Norwich: Jarrold and Sons / Andre Deutch, 1966, Third Ed. 
PEVSNER, Nikolasus – Pioneers of Modern Design – From William Morris to Walter Gropius Harmondsworth: Penguin, 1974. Trad. Bras. – Pioneiros do Desenho Moderno.- De William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 3ª. Ed., 2002.
SELLE. G. – Ideologie und Utopie des Design. Zur gesellschaftlichen Theorie der Industriellen Formgebund. Colônia: M. Dumont, 1973. Trad. Esp. Ideologia y Utopia del Diseño - Contribución a la Teoria del Diseño Industrial. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.
GOMBRICH, E. H. – The image & The Eye – Further Studies in the Psychology of Pictorial Representation
GUILLAUME, Valérie et alli – L’ABCdaire du Design. Paris, Flammarion, 2003.
HATFIELD, H. Stafford - The Inventor and his World. New York: Penguin, 1948
HAUSER, Arnold – Historia Social da Arte e da Cultura. Lisboa, Jornal do Foro, 1954.
HAYWARD, Helena (ed.)- World Furniture – An Illustrated History. New Jersey: Charteweil,1977
HESKETT, John –Desenho Industrial. Tradução de Fabio Fernandes. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997
---- German Design – 1870-1918. New Yrok: Tapling, 1086
HOBSBAWM, Eric – A Era das Revoluções. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.
--- A Era do Capital.(1848 -1875). Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977
--- Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1986 
HOLLIS, R. Design Gráfico – Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LECHENE, Robert – L’Imprimerie de Gutemberg a l’électron. Falandole, 1972
---- L’Imprimerie Moderne ou la Seconde Mort de Gutemberg. Editions du Cap.
LEMOS, Carlos – História da Casa Brasileira. São Paulo, Contexto, 1989.
LIMA, Guilherme Cunha – O Gráfico Amador – As Origens da Moderna Tipografia Brasileira. Prefácio de Emanuel araújo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ
MACLUHAN, Marshall – A Galáxia de Gutemberg. São Paulo, Nacional / Edusp, 1972. 
MEGGS, Philip B. Meggs, Phillip. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009
NOBLET, Jocelyn de & BRESSY, Caherine - Design: Introduction à l’Histoire de l’Évolution des formes Industrielles, de 1820 à nos Jours. Stock – Chêne, 1974.
RÜEGG, Ruedi & Fröhlich – Basic Typography – Handbook of Technique and Design. Zurich: ABC Verlag, 1972
SPENCER, Herbert – Pioneers of Modern Typography. New York: Visual Communication, 1970.
VESESACK, Alexander von – Thonet - Classsic Furniture in Bent Wood and Tubular Steel. New York: Rizzoli, 1996.
ZANINI, Walter (org) - História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, IWMS, 1983
 

Clique para consultar os requisitos para AUH2805

Clique para consultar o oferecimento para AUH2805

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP