Capacitar os alunos para a análise e a crítica do Design por meio do estudo de sua História, de suas Teorias e do contexto em que ocorreram. Proporcionar conhecimentos de estudos de caso na História do Design que contribuam para a prática de projeto. Estabelecer relações entre o Design, as Artes Visuais e a Arquitetura. Continuidade dos estudos desenvolvidos em História do Design I
Estudo da História do Design, desde o final do século XIX, até a primeira metade do século XX, compreendendo tanto a História do “Desenho de Produto” quanto a História da “Programação Visual” devendo, sistematicamente, estabelecer pontes entre estes dois aspectos da produção intelectual com a arquitetura. Será ainda estudado o “Desenho de Objeto”, a Arquitetura e a Decoração no período,. Estudo de casos. A disciplina abordará no período mencionado tanto a História Geral do Design quanto os aspectos específicos do Design no Brasil.
1. Art Nouveau, Liberty, Secessão austríaca, Wiener Werkstätte. O Art Déco na Europa e nos Estados Unidos.2. Arte popular, Artesanato e Manufatura. Michel Thonet3 Ensino de artes e ofícios. Henri van de Velde. Indústria e Design. A Deutsche Werkbund..Muthesius e Walter Gropius4. Peter Behrens e AEG. Visão integrada do projeto e da produção do ambiente construído: Arquitetura, Desenho Industrial e Programação Visual. 5. Vanguardas artísticas européias e o Design. A Nova Objetividade. Construtivismo russo. Construtivismo holandês: De Stijl.. Vkhutemas. Cranbrook6. A Bauhaus (Weimar, Dessau e Berlin).. O ensino integrado de Arquitetura, Desenho Industrial e Programação Visual.7. Produção Editorial, Publicidade, Programação Visual e a Industria.8. Gestão da produção industrial e o Design de Produto. Taylorismo e Fordismo.9. Modernismo. 10.. Styling norte-americano (streamlining e art-déco). Obsolescência planejada e consumismo.
ARGAN, Giulio Carlo – A Arte Moderna – 1870-1990. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.BENEVOLO, Leonardo, Storia dell’Architettura Moderna. Roma: Latereza, 1958. Trad. Bras. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976.BÜRDEK, Bernard E. – Design – Gerschichte, Theorie und Praxis der Produkgestlatung. Colonia: DuMont Buchverlag, 1994. Diseño.- História, teoria y prática del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994. FLORES, Oscar Salinas – História del Diseño Industrial. México: Editorial Trillas, 1992.FORTY, Adrian – Obejcts of Desire – Design and Society 1750-1980. London, Thames & Hudson, 1989.GIEDION, Sigfried - Mechanization Takes Comand. – A Contribution to Anonimous History. Oxford: Oxford university Press, 1948. Trad. Bras. La Mecanización Toma el Mando. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.HOLLIS, Richard – Graphic Design – A Concise History. London: Thames and Hudson, 1994. Trad. Bras. Design Gráfico – Uma História Concisa. São Paulo, Martins Fontes, 2001.JOHNSON, A. F. – Type Designs – Their History and Development. Norwich: Jarrold and Sons / Andre Deutch, 1966, Third Ed. MALDONADO, Tomás – Disegno Industriale: Um Riesame. – Definizione, Storia, Bibliografia. Milano, Feltrinelli. Trad. Esp. - El Diseño Industrial Reconsiderado – Definición, História, Bibliografia. Barcelona: Gustavo Gili, 1977MONTANER, Josep Maria – As formas do Século XX, Barcelona, Gustavo Gili, 2002.PEVSNER, Nikolasus – Pioneers of Modern Design – From William Morris to Walter Gropius Harmondsworth: Penguin, 1974. Trad. Bras. – Pioneiros do Desenho Moderno.- De William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 3ª. Ed., 2002.SELLE. G. – Ideologie und Utopie des Design. Zur gesellschaftlichen Theorie der Industriellen Formgebund. Colônia: M. Dumont, 1973. Trad. Esp. Ideologia y Utopia del Diseño - Contribución a la Teoria del Diseño Industrial. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.GOMBRICH, E. H. – The image & The Eye – Further Studies in the Psychology of Pictorial RepresentationGUILLAUME, Valérie et alli – L’ABCdaire du Design. Paris, Flammarion, 2003.GUGGENHEIM Museum – The Great Utopia – The Russian and Soviet Avant-Gard, 1915-1932. New York Guggenheim Museum, 1992.HATFIELD, H. Stafford - The Inventor and his World. New York: Penguin, 1948HAUSER, Arnold – Historia Social da Arte e da Cultura. Lisboa, Jornal do Foro, 1954.HAYWARD, Helena (ed.)- World Furniture – An Illustrated History. New Jersey: Charteweil,1977HESKETT, John – Industrial Design. New York, Oxford Universty Press, 1980---- German Design – 1870-1918. New Yrok: Tapling, 1086LECHENE, Robert – L’Imprimerie de Gutemberg a l’électron. Falandole, 1972---- L’Imprimerie Moderne ou la Seconde Mort de Gutemberg. Editions du Cap.LEMOS, Carlos – História da Casa Brasileira. São Paulo, Contexto, 1989.LEMOS, Fernando – Na casca do ovo, o princípio do desenho industrial. São Paulo: Rosari, 2003.LIMA, Guilherme Cunha – O Gráfico Amador – As Origens da Moderna Tipografia Brasileira. Prefácio de Emanuel araújo. Rio de Janeiro: Editora UFRJLIMA, Luiz Costa (org) – Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982LOOS, Adolf: - Ornamento y Delito y Otros Escritos. Barcelona: Gustavo Gili, 1976MACLUHAN, Marshall – A Galáxia de Gutemberg. São Paulo, Nacional / Edusp, 1972. MARCUS, George – Functionalist Design – An Ongoing History. Munich: Prestel, 1995MEGGS, Philip B. – A History of Graphic Design. New York, Van Nostrand Reinhold, 1983.MICHELI, Mario de – Le Avanguardie Artistiche del Novecento. Trad. Bras.- As Vanguardas Artísticas. São Paulo, Martins Fontes, 1991MILLER, R. Craig – Modern Design – 1890 – 1990 in The Metropolitan Museum of Art. New York: The Metropolitan Museum of Art and Harry N. Abrams, 1990.MOLES, Abraham – Teoria da Informação e Percepção Estética. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1969NIEMEYER, Luci - Design no Brasil – origens e instalação, Rio de Janeiro, 2AB, 1998.NOBLET, Jocelyn de - Design – Introduction à l’Histoire de l’Évolution des Formes Industrielles de 1820 à aujoud’hui. Stock Chêne, 1974.PETROSKI, Henry – Invention or Useful Things – How Engineers Get from Thought to Thing. Cambridge: Harvard University Press, 2000.PIGNATARI, Décio – Informação, Linguagem, Comunicação. São Paulo, Perspectiva, Ateliê, 1996.RÜEGG, Ruedi & Fröhlich – Basic Typography – Handbook of Technique and Design. Zurich: ABC Verlag, 1972SHAPIRO, Meyer – A Arte Moderna. Séculos XIX e XX. São Paulo, Edusp, 1996.SPENCER, Herbert – Pioneers of Modern Typography. New York: Visual Communication, 1970.STEINBERG, S. H. – Five Hundred Years of Printing. Harmondsworth: Penguin, 1966. THONET. (Introd. Wilk, Christopher) – Thonet Bentwood & Other Furniture – The 1904 Illustrated Catalogue. New York, Dover, 1980.VESESACK, Alexander von – Thonet - Classsic Furniture in Bent Wood and Tubular Steel. New York: Rizzoli, 1996.WICK, Rainer – Bauhaus-Pedagogik. Köln: Du Mont Buchverlag, 1982. Trad. Bras. - Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.WINDSOR, Alan – Peter Behrens – Architect and Designer – 1868-1940. New York: Whitney / Watson-Guptill, 1981.WINGLER, Hans M. – Das Bauhaus. Bramsche: Verlag Gebr. Rasch & Co.,1960. Trad Esp.- La Bauhaus – Weimar, Dessau, Berlin. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.ZANINI, Walter (org) - História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, IWMS, 1983.