Panorama da produção artística dos séculos 19 ao 21. A arte como produto do entrelaçamento entre noções estéticas, pesquisas de materiais e abordagens de tecnologias, desde a Revolução Industrial até as redes digitais. Arte e tecnologia como um binômio indissociável. Arte e a arquitetura como fenômenos pertencentes ao campo da linguagem, e como formas que compreendem explicações tanto no campo da história da arte e da arquitetura (estética), como no âmbito da sociedade da qual fazem parte.
- A eclosão da modernidade - Vanguarda e modernismos - Crise e crítica pós-moderna - Mundo contemporâneo, virtualização
- Clássico e Romântico - Arte e produção industrial: Movimento Arts & Crafts e Art Nouveau - Impressionismo e Expressionismo - O Fauvismo e o Cubismo - Futurismo, Construtivismo Russo e Neoplasticismo - Dadaísmo e Surrealismo - Bauhaus e L’Esprit Nouveau (Depois do Cubismo) - Arte e arquitetura construtivas no Brasil: Brasília e o Concretismo - Arte no pós-Segunda Guerra Mundial: Expressionismo Abstrato, Informalismo - O Neo-Dadaísmo e a ruptura do formalismo moderno - A volta à figuração: Pop Art e Novo Realismo - Introdução ao Pós-modernismo: Aprendendo com Las Vegas - A heterogeneidade do Pós-modernismo: populismo, contextualismo, historicismo - Minimalismo e Land Art - Tropicalismos e as novas “Eztetykas” - Tecnofagias: da “estética da fome” às estéticas dos bancos de dados - Arte em rede: da participação ao hacktivismo
Bibliografia Básica ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. COHEN, Jean-Louis. O futuro da arquitetura desde 1889. São Paulo: Cosac Naify, 2013. HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. Bibliografia complementar ARGAN, G. C. Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2001. ARGAN, G. C. Walter Gropius e a Bauhaus. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005. AZEVEDO, R. M. “As vanguardas”. In Metrópole: abstração. São Paulo: Perspectiva, 2005. BAUDELAIRE, C. O spleen de Paris. Rio de Janeiro: Imago, 1995. BEIGUELMAN, Giselle. “Arte pós-virtual”. In Pessao, F. (org.). Cyber-Arte-Cultura – 8o Seminários Internacionais Vale. Vitória: Museu Vale, 2013. BENJAMIN, W. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985. BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. BRETON, A. Manifiestos del surrealismo. Madrid: Guadarrama, 1974. BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008. CABANNE, P. Marcel Duchamp – o engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987. CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. CLARK, T. J. A pintura da vida moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. COLQUHOUN, A. La arquitectura moderna: una história desapasionada. Barcelona: Gustavo Gili, 2005. FER, B. [et al]. Realismo, racionalismo, surrealismo – a arte no entre-guerras. São Paulo: Cosac Naify, 1998. FOSTER, H… [et alii]. Art since 1900. New York: Thames and Hudson, 2004. FRANSCINA, F... [et alii]. Modernidade e modernismo. São Paulo: Cosac Naify, 1998. GAY, P. Modernismo: o fascínio da heresia – de Baudelaire a Beckett e mais um pouco. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. GROPIUS, W. Bauhaus: novarquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1977. HARRISON, C... [et alii]. Primitivismo, Cubismo, Abstração. São Paulo: Cosac Naify, 1998. KRAUSS, R. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. MACHADO, A. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984. MARGOLIN, V. The struggle for utopia. Chicago: The University of Chicago Press, 1997. MICHELI, M. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991. MONDRIAN, P. Neoplasticismo na pintura e na arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2008. OZENFANT e LE CORBUSIER. Depois do cubismo. São Paulo: Cosac Naify, 2005. PEVSNER, N. Origens da arquitetura moderna e do design. São Paulo: Martins Fontes, 2001. PEVSNER, N. Os pioneiros do desenho moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2002. RICKEY, G. Construtivismo – origens e evolução. São Paulo: Cosac Naify, 2002. RICHTER, H. Dada: arte e antiarte. São Paulo: Martins Fontes, 1993. SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003. SCHAPIRO, M. Impressionismo. São Paulo: Cosac Naify, 2002. SCULLY JR., V. Arquitetura moderna: a arquitetura da democracia. São Paulo: Cosac Naify, 2002. SYPHER, W. Do rococó ao cubismo. São Paulo: Perspectiva, 1980. WINGLER, H. La Bauhaus. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.