Levar o aluno a abordar a relação entre o projeto preceptivo e seus meios de execução. Estudar as características de projetos de edifícios - escolas, creches, postos de saúde, fóruns, agências, etc. - que em geral são programados pelos Poderes Públicos para serem edificados em larga escala e, muitas vezes em contextos urbanos e geográficos diferenciados.
O custo das decisões arquitetônicas. Estabelecer com a precisão possível as relações entre o desenho e a realidade.A transformação do desenho em construção e suas relações com o meio: tecnologia, desenvolvimento sócio-econômico, aspectos culturais.O programa funcional e seu dimensionamento.Projetos-padrão.Conceito de projeto-ótimo e projeto-preceptivo.Padronização de componentes e sistemas construtivos
ALBA, Antonio Fernandes - Cinco questiones de arquitectura. Madri, Josefina Betancour, 1974.ALMEIDA, Marília Sant'Anna de - O desenho do arquiteto. São Paulo, Dissetação de mestrado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sào Paulo, 1984.CAPORIONI, Carlotti et TENCA, Montini - La coordinación moduar. Barcelona, Gili, 1971.CHING, F. Manual de dibujo arquitectónico. Barcelona, Gili, 1989.COMPANHIA DE CONSTRUÇÕES ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO - CONESP: - Relatório 75/ 79. São Paulo, 1979. - Superintendência de projetos - Manual de dimensionamento modular especificações de ambientes para construções escolares de primeiro grau. São Paulo, 1977. - Manual de diretrizes gerais para projetos de construções escolares de primeiro grau. São Paulo, 1977. - Superintendência de planejamento - Especificações escolares - primeiro grau. São Paulo, 1977. - Metodologia de planejamento da rede física. São Paulo, 1977. - Como repensar a escola quanto a recursos físicos. São Paulo, 1983. - Ambientes: especificações da edificação escolar de primeiro grau. São Paulo, 1987.ENCOL SA - Arquitetura Empresarial.s.ed. Brasília, 1990FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FDE. DIRETORIA DE OBRAS E SERVIÇOS : - Manutenção da rede física escolar do estado de São Paulo. São Paulo, 1988. - Ambientes: especificações da edificação escolar de primeiro grau. São Paulo, 1990. - Identidade visual/sinalização: especificações da edificação escolar de primeiro grau. São Paulo, 1990. - Mobiliário escolar distribuição nos ambientes: tipologia, quantificação e esquemas básicos de distribuição espacial do mobiliário na unidade escolar de primeiro grau. São Paulo, 1990. - Vegetação e paisagismo: especificações da edificação escolar de primeiro grau. São Paulo, 1990.GATZ, Konrad - Detalhes arquitectónicos modernos. Barcelona, Gustavo Gili, 1971. - Divisiones interiores de madera. Bacelona, Blume, 1967.MASCARÓ, J. L. - O custo das decisões arquitetônicas.NEUFERT, Ernest - Arte de projetar en arquietura. São Paulo, Gili, 1965. - Les élements des projets de construction. Paris, Dunod, 1963.PNUD - Dez alternativas tecnológicas para a habitaçãoVIEUX, Maurice - O segredo das construções. Rio de Janeiro, Difel, 1977.XAVIER, Alberto et alli - Arquitetura moderna paulistana. São Paulo, Pini, 1983. - Arquitetura moderna no Rio de janeiro. São Paulo, Pini, 1991. A bibliografia específica será apresentada a cada semestre, de acordo com a temática escolhida.