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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0189 - Ateliê Livre
Open Workshop

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Exercitar o aluno para uma postura de projeto que permita efetivamente corresponder ao compromisso da arquitetura (no sentido de “arquitetura e urbanismo” como ensinou Artigas) como competência socialmente útil voltada à transformação concreta de seu objeto, o espaço de uso físico do Homem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
61576 - Antonio Carlos Barossi
3566192 - Marta Vieira Bogea
 
Programa Resumido
A proposta desta disciplina é de possibilitar o aluno a percorrer pratica e criticamente, ainda que dentro dos limites de um trabalho acadêmico, todo o processo de transformação da matéria-prima problematizada, desde sua identificação até a proposição de uma solução.
 
 
 
Programa
A disciplina prevê um conteúdo de fundamentação e apoio conceituais à exercitação prática, compreendendo:
- Práxis e projeto: organizar uma prática de aprendizado de projeto para além do mero exercício de resolução de problema dado (configurado na forma de um “programa”) em arquitetura, urbanismo, desenho de objetos, comunicação visual: identificação/proposição, a construção de um problema e o desenvolvimento de sua solução, sempre à luz do compromisso com a efetiva realização da solução proposta. Aproximar o aluno ao processo dinâmico que marca a relação de sua “atividade” transformadora, enquanto ser humano– “sujeito ativo”, e a “matéria-prima” objeto de seu trabalho (Vázquez, 1987).
- Práxis e estética: o cenário em que o sujeito ativo atua com seu projeto não é estável: é, por excelência, dinâmico e conflituoso, e os problemas que nele emergem refletem esse padrão de constante transformação. Os problemas não se repetem, são únicos no tempo e no espaço.
- Exercitação de projeto: ensino x aprendizado: a exercitação do futuro projetista para enfrentar essa realidade cambiante e contraditória exige que, muito mais que responder a problemas dados, se desenvolva a capacidade de, por um lado, não só resolver bem, mas, e sobretudo, de construir corretamente o problema e, por outro lado, de identificá-lo e efetivar sua realização. Nesse sentido, a tradicional didática de treinar a solução de um problema dado (explicitado e construído como “programa”) não prepara o futuro profissional e cidadão para as necessidades reais da profissão e da sociedade.
- Disciplina x liberdade: para que o aluno possa exercer plenamente a responsabilidade assumida, será assegurada a mais ampla liberdade de escolha do problema a ser trabalhado. Por outro lado, para lastrear e referenciar o percurso de projeto desenvolvido com base nessa postura, o aluno será incentivado e orientado a buscar um problema concreto de interesse acadêmico e social.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas.
Leituras programadas.
Seminários.
Aulas assistenciais em ateliê: desenvolvimentos de projetos individuais
Critério
1 Desempenho nas atividades e programadas pelo professor.
2 Projeto por uma banca única a ser composta de comum acordocom os alunos
3 Presença com participação efetiva nas atividades programadas
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e freqüência mínima de 70%.
 
Bibliografia
     
DREXLER, Arthur (ed.). The architecture of the Ecole dês Beaux-Arts.
Cambridge, Massachusetts: The MIT PRESS, 1977.
KOSTOF, Spiro (coord.). El arquitecto: historia de una profesión. Madrid:
Cátedra, 1984.
NARUTO, Minoru. Repensar a formação do arquiteto.São Paulo, 2006,
129p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1977. (pp 185-223, 233-254, 269-279)
 

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