A disciplina tem como objetivo geral o desenvolvimento de projetos que a partir da reflexão teórica alinhada com o debate contemporâneo permitam atuar no presente tendo em vista outros tempos relativos. Objetiva especificamente o desenvolvimento de projetos que permitam que se reconheça a passagem do tempo através das evidências arquitetônicas e os modos propostos de sua ocupação.
Território Tempo considera a materialidade existente como referência inicial de projeto. Propõe a elaboração de projetos que mais que gestos inaugurais tendo em vista apenas o presente constituam-se como uma colagens de diferentes tempos materiais, resultando inédito a variedade de tempos relativos em convívio.
Intervenção em edifícios ou materialidades existentes, tanto em obras autorais – e, portanto a atenção a um necessário diálogo entre autores – quanto em fragmentos ou restos de construção a serem reinseridas na paisagem presente. O conjunto edificado, motivo de projeto, deve ser definido a cada edição da disciplina. Constitui-se por aulas de referências, desenvolvimento de projeto, vistas a local de intervenção e seminários de apresentação e debates.PLANO DE CURSO E CRONOGRAMA DE REFERÊNCIA: aula 01 Introdução e Plano de curso - Referênciasaula 02 Aula teórico expositivaaula 03 Aula externa – visita às áreas de intervençãoaula 04 Mesa de debates 1 – constituída a partir do tema propostoaula 05 Orientação - definição do partidoaula 06 Orientação - definição do partido aula 07 Seminário de avaliação 1: Exposição dos partidos e debate aula 08 Mesa de debates 2 – constituída a partir do tema proposto aula 09 Orientação - desenvolvimento do estudo preliminaraula 10 Orientação - desenvolvimento do estudo preliminaraula 11 Orientação - desenvolvimento do estudo preliminaraula 12 Seminário de avaliação 2: Exposição dos estudos e debateaula 13 Orientação - revisão de estudo aula 14 Orientação - revisão de estudoaula 15 Orientação - revisão de estudoaula 16 Seminário de avaliação 3: Exposição dos estudos e debate aula 17 Debate final – Avaliação e conclusão de curso
1. Almeida, Eneida e Bogéa, Marta. Esquecer para preservar. Arquitextos (São Paulo. Online), v. 091, p. arq091_02, 2007.Disponível em http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.091/1812. Benjamin, Walter. Passagens. Organizador Willi Bolle. Belo Horizonte: UFMG, 2006.3. Bourriaud, Nicolas. Pós-Produção – Como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.4. Bogéa, Marta. Território Tempo. Em: Diego Oleas Serrano e Abilio Guerra (coordenador no Brasil). (Org.). BRASIL: X Foro Internacional de Arquitectura. 1ed.Quito: El Colegio de Arquitectura de la UFSQ, 2010, v. 1, p. 49-56.Disponível em : http://www.vazio.com.br/ensaio/territoriotempo-marta-bogea/5. ______. Tempo: matéria-prima da arquitetura. Em: Balem, Tiago e Vasconcellos, Juliano (org.) Bloco (10): ideias sobre futuro. Nova Hamburgo: Feevale, 2014. 6. Brissac Peixoto, Nélson (organizador) Intervenções Urbanas Arte/Cidade. São Paulo: Senac, 2013.7. Casares, Adolfo Bioy. A invenção de Morel. São Paulo: Cosac Naify, 2006.8. Careri, Francesco. Walkscapes – el andar como practica estética. Coleção Land&Scapes series. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.9. Cury, Isabelle (org.) Cartas Patrimoniais. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN, 2000.10. Editora Publifolha. Teatro da Vertigem Trilogia biblica. São Paulo: Publifolha, 2002.11. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A Retórica da Perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; IPHAN, 2002.12. Kuhl, Beatriz M. Notas sobre a Carta de Veneza. Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 18, p. 193-227, 2010.13. Sennett, Richard. Juntos – Os Rituais, os Prazeres e a Politica da Cooperação. Rio de Janeiro. Record, 2012. 14. Tavares, André & Bandeira, Pedro (editores). Eduardo Souto de Moura Atlas de Parede Imagens de Método. Porto: Dafne Editora, 2011.15. Weinrich, Harald. Lete – Arte e Crítica do esquecimento. São Paulo: Editora José Olympia Ltda, 2001. Observação: bibliografia especifica será acrescida a partir do tema e local de projeto. PROJETOS DE REFERÊNCIA:1. SESC Fábrica da Pompéia (São Paulo 1977) Lina Bo Bardi – colaboradores Marcelo Ferraz e André Vainer pp 220 a 2342. Centro Histórico da Bahia Plano de Recuperação (Salvador, Bahia 1986) Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo SuzukiFaz parte do conjunto: Belvedere da Sé (1986), Projeto Barroquinha (1986), Casa do Benin na Bahia (1987), Casa do Brasil no Benin (1989), Casa do Olodun (1988), Ladeira da Misericórdia(1987), Fundação Pierre Verger (1989) pp 270 a 3013. Solar do Unhão (Salvador, Bahia 1959) Lina Bo Bardi PP 152 a 157em: Ferraz, Marcelo (org.) Lina Bo Bardi, São Paulo: Empresa das Artes, 1993 4. Kolumba Museum, (Cologne, Alemanha, 2007) Peter Zumthor5. Gugalun House (Versam, Suiça, 1990-1994) Peter Zumthor. pp96 a 117.em: Peter Zumthor. A+U Architecture and Urbanism February 1998 Extra Edition6. Pinacoteca do Estado de São Paulo. (1993/1998).Original Ramos de Azevedo (Liceu de Artes e Oficio, 1895). Paulo Mendes da Rocha.7. Centro Cultural FIESP. (São Paulo, 1996) Paulo Mendes da Rocha e MMBB. Em: http://www.mmbb.com.br/projects/view/408. Neues Museum (Berlin, 1997-2009). David Chipperfieldem: http://www.davidchipperfield.co.uk/project/neues_museum9. Spittelau Viaducts Housing Project (Vienna, Austria 1994-2005) Zaha Hadidem: http://www.zaha-hadid.com/architecture/spittelau-viaducts-housing-project/10. Residência no centro histórico de salvador (2008) não construído MMBB. Em: http://www.mmbb.com.br/projects/view/2311. Santa Clara (Santa Clara a velha, Odemira, Portugal, 2006). José Adrião Arquitectos. Em: http://www.joseadriao.com/12. Prazeres (habitação em Alcântara, 2006-2009). José Adrião Arquitectos. Em: http://www.joseadriao.com/13. Casa na Comporta (Comporta, Portugal 2010) Aires Mateus. Em: http://www.archdaily.com.br/br/01-22924/casa-na-comporta-aires-mateusPraça das Artes (São Paulo, 2006 em construção) Brasil Arquitetura. Em: http://brasilarquitetura.com/projetos/praca-das-artes/14. Caminho dos Moinhos (2008 em desenvolvimento) Arvorezinha, Putinga, Nata Gorda, Ilópolis – Museu do Pão 2005)Em: http://brasilarquitetura.com/projetos/museu-do-pao/15. Centro de Interpretação do Pampa (Jaguarão, 2009, em construção) Brasil Arquitetura. Em: http://brasilarquitetura.com/projetos/centro-de-interpretacao-do-pampa/16. Museu Rodin (Salvador, 2002) Brasil Arquitetura. Em: http://brasilarquitetura.com/projetos/museu-rodin-bahia/17. Reforma no Prudência (São Paulo, 2001-2002) Andrade Morettin Arquitetos. Em: http://www.andrademorettin.com.br/projetos/reforma-prudencia/18. IMS São Paulo (2011, em construção) . Andrade Morettin Arquitetos. Em: http://www.andrademorettin.com.br/projetos/instituto-moreira-salles/19. Capela Santana do Pé do Morro (MG129, Minas Gerais 1980). Éolo Maia e Jô Vasconcelos. Em; http://www.archdaily.com.br/br/601391/classicos-da-arquitetura-capela-de-santana-do-pe-do-morro-eolo-maia-e-jo-vasconcellos20. Reforma na Casa Olga Baeta (São Paulo, 1996-1998) Original Artigas 1957 l reforma spbr l Angelo Bucci . Em: http://www.spbr.arq.br/portfolio-items/reforma-casa-olga-baeta-2/