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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0280 - Organização Urbana e Planejamento
Urban Organization and Plannign

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Contribuir para a apreensão do planejamento urbano sob o enfoque da dialética da produção do espaço na economia de mercado, e nas condições específicas do processo econômico-social brasileiro.
Aprofundar os conhecimentos dos estudantes em relação a aspectos teóricos e práticos das intervenções organizadas do Estado no território.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087703 - Andreina Nigriello
1505102 - Maria de Lourdes Zuquim
1423870 - Nuno de Azevedo Fonseca
 
Programa Resumido
A disciplina aborda o planejamento como uma atividade a cargo do Estado, inserida no campo de tensões em que se dá o processo de ajuste do espaço brasileiro às condições históricas de reprodução desta sociedade. Partindo do tratamento do tema na escala nacional, ou seja, no âmbito em que as determinações internas e externas da reprodução social se aglutinam em políticas historicamente específicas, as atividades se organizam em torno de dois núcleos articulados, quais sejam: a) a reflexão crítica, com base no aporte teórico da disciplina, sobre planos e projetos de organização físico-territorial selecionados; e b) a formulação e elaboração de propostas de intervenção no espaço, com abrangência territorial podendo variar desde os contornos das aglomerações urbanas - como a Região Metropolitana de São Paulo, às fronteiras nacionais.
 
 
 
Programa
Introdução
A disciplina visa dar insumos para a apreensão do planejamento em sua dimensão histórica, como a participação organizada do Estado nos movimentos sucessivos de re-configuração do território nacional, demandados pelo processo econômico-social do país. A interpretação do processo de planejamento se apóia na explicitação das mediações entre a ação do Estado e os processos individuais de produção participantes da produção social. O desenvolvimento do tema inclui o exame de planos diversos, à luz dos respectivos contextos no estágio de desenvolvimento e sua crítica, considerando objetivos declarados, efetivos e o empenho de recursos utilizados.
Conteúdo
• Organização do espaço da produção e reprodução social no capitalismo. As formações nacionais. O espaço nacional como o espaço do mercado unificado. Estágios de desenvolvimento e organização físico-territorial.
• A produção do espaço brasileiro. Características distintivas da formação social brasileira e condições materiais de sua reprodução. O processo de formação do espaço brasileiro. Ordenamento político-administrativo. Infraestruturas da produção e reprodução social. Suporte político-institucional do planejamento, atribuições legais e suas transformações.
• Planejamento nacional. Planos históricos de ordenamento territorial do Estado Nacional Brasileiro e sua crítica. Planos setoriais das infraestruturas de transporte, comunicação, abastecimento. Planos de desenvolvimento. Políticas econômicas não-explícitas. Regiões versus diferenciação do espaço. Neoliberalismo no Brasil. Correntes contemporâneas de política e retórica.
• Planejamento na Região Metropolitana de São Paulo.
a) Formação da aglomeração urbana: ocupação do sítio. Evolução da mancha urbanizada e sua relação com os estágios de desenvolvimento do Brasil. Crescimento e caracterização sócio-econômica. Legislação e informalidade.
b) Características da estrutura urbana. Usos do solo. Intensidade de uso do solo. Indicadores urbanos e padrões de assentamento. Polarização – centro e sub-centros. Estrutura viária e de transportes. Grandes equipamentos urbanos.
c) Estrutura jurídico-institucional. A inserção institucional das regiões metropolitanas e a RMSP. Os municípios. O poder municipal em São Paulo: estrutura político-administrativa.
d) A Metrópole de São Paulo no processo econômico-social: estudo crítico de planos e projetos selecionados.

Considerações metodológicas
O desenvolvimento do conteúdo acima se apoia em um conjunto de atividades didáticas compreendendo: aulas expositivas; debates e seminários; estudos analíticos – monografias, leituras e fichamentos; estudos de campo; desenvolvimento de exercícios de planejamento físico-territorial.
As atividades assinaladas visam a reflexão crítica sobre o conteúdo da disciplina, e o aprofundamento de seus diversos tópicos, através do desenvol¬vimento de recortes temáticos eletivos. Por esta razão, a escolha dos temas - tanto dos trabalhos individuais como de equipe, caberá aos estudantes, ainda que sempre homologados por um professor orientador.
A abrangência física dos temas das monografias e planos de intervenção pode variar desde a totalidade do território nacional até a dimensão de uma aglomeração urbana única. Os trabalhos podem contemplar, ainda, algum tema setorial, desde que inserido na totalidade do processo em foco.
Cabe ressaltar que a Região Metropolitana de São Paulo se configura como tema de estudo e como uma área privilegiada de análise e de intervenção, não em razão de alguma peculiaridade desta aglomeração urbana em relação aos conteúdos programáticos da disciplina, mas por potencializar a transformação da experiência concreta dos estudantes na metrópole em conhecimento formalizado do processo urbano.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do rendimento dos estudantes se dá com apoio no conjunto das atividades programadas, a saber:
Trabalho individual: elaboração de monografia sobre um tema, à escolha do aluno e aprovado por um professor, referente ao processo de planejamento físico-territorial no Brasil; ou leitura e fichamento de texto(s) selecionado(s) relativo(s) ao tema.
Trabalho em equipe: desenvolvimento de proposta de intervenção referente à organização do território, (com eventual recorte espacial e/ou setorial) e avaliação das condições de sua implantação. A escolha do recorte cabe à equipe de alunos e precisa ser aprovada por um professor.
Participação nos seminários e debates.
Critério
a) Monografia: trabalho individual. A avaliação da monografia contempla a clareza do recorte temático, a incorporação crítica do suporte teórico da disciplina, a capacidade de concisão. A monografia deverá ser entregue impressa e em arquivo digital.
b) Exercício de planejamento: trabalho em equipe. A avaliação do trabalho em equipe contempla a incorporação crítica do suporte teórico da disciplina, a clareza dos objetivos, a avaliação das condições de sua implementação e a qualidade da apresentação da proposta. O exercício de planejamento deverá ser apresentado na forma de seminário(s) seguido(s) de debate(s) e na forma de relatório impresso e arquivo digital.
A nota final de aproveitamento será a média das notas da monografia (trabalho impresso e arquivo eletrônico - peso 5), do(s) seminário(s) (peso 2) e da etapa final (trabalho impresso e arquivo eletrônico - peso 3) do trabalho em equipe.
Norma de Recuperação
A disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
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WERNECK SODRÉ, Nelson (1944) Formação da sociedade brasileira
WERNECK, Nelson W Sodré (1986) As razões da Independência Difel, São Paulo
 

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