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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0282 - Desenho Urbano e Projeto dos Espaços da Cidade
Urban Design and City Spaces Project

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 150 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
ESTUDAR AS RELAÇÕES DO ESPAÇO EDIFICADO COM OS ESPAÇOS LIVRES E SEUS DIVERSOS 
SIGNIFICADOS, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AO DIREITO À CIDADE PARA TODOS, EM 
TERRITÓRIOS DE GRANDE VULNERABILIDADE SOCIOESPACIAL E ATENTANDO ÀS DINÂMICAS 
SOCIAIS E URBANAS LOCAIS. VISA PREPARAR O ALUNO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO URBANO 
DE FORMA ABRANGENTE QUE CONSIDERE AS DIFERENTES INTERAÇÕES ENTRE AS FORMAS DA 
CIDADE E OS CIDADÃOS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS, DEVENDO CONSIDERAR OS ASPECTOS 
RELATIVOS ÀS ATIVIDADES ECONÔMICAS, O USO SOCIAL, SUA RELAÇÃO COM A PAISAGEM E O 
AMBIENTE NATURAL, A PERCEPÇÃO ESPACIAL, A LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA E A HISTÓRIA DO 
URBANISMO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE, LEVANDO EM CONTA O CONTEXTO DE TRANSIÇÃO 
ECOLÓGICA E DE JUSTIÇA AMBIENTAL.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
344564 - Ana Claudia Castilho Barone
1124935 - João Sette Whitaker Ferreira
3226800 - Karina Oliveira Leitão
 
Programa Resumido
A DISCIPLINA TRABALHA COM O CONCEITO DE DESENHO URBANO COMO INTERVENÇÃO NO 
ESPAÇO URBANO, CONSTRUÍDO OU NÃO, VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, PARA O 
CONJUNTO DA POPULAÇÃO USUÁRIA, ASSIM COMO SUA INTEGRAÇÃO COERENTE COM A 
MACROESTRUTURA URBANA. CONSIDERA PARA ISSO O CONJUNTO DAS DINÂMICAS SOCIAIS QUE 
REGEM A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E INTERFEREM EM SEU DESENVOLVIMENTO: ESPACIAIS,
ARQUITETÔNICAS, AMBIENTAIS, JURÍDICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS, CULTURAIS, POLÍTICAS,
ETC. DEVE CONSIDERAR O PAPEL DO PODER PÚBLICO NO PROCESSO, ENQUANTO INCENTIVADOR 
E REGULADOR DA PRODUÇÃO DE UM ESPAÇO URBANO DEMOCRÁTICO E DE QUALIDADE, ASSIM 
COMO O PAPEL DOS AGENTES ECONÔMICOS E FINANCEIROS, E DA SOCIEDADE CIVIL 
ORGANIZADA. A DISCIPLINA PROPÕE AOS ALUNOS IDENTIFICAR CONFLITOS TÍPICOS ENTRE OS 
AGENTES QUE PRODUZEM O ESPAÇO URBANO, PARA ENTENDÊ-LOS E REFLETIR SOBRE AS 
SOLUÇÕES AO ALCANCE DO PLANEJAMENTO URBANO, E PROPOR UMA INTERVENÇÃO PROJETUAL 
DE MELHORIA DOS ESPAÇOS ESTUDADOS.
 
 
 
Programa
• AULAS TEÓRICAS, COMPLEMENTAÇÃO COM FILMES/VÍDEOS: ESTADO, MERCADO E 
SOCIEDADE CIVIL NA PRODUÇÃO DO TERRITÓRIO.
• A DINÂMICA URBANA DA ÁREA CENTRAL E NA PERIFERIA E ÁREAS PROTEGIDAS.
• ABORDAGEM SETORIAL E ABORDAGEM TERRITORIAL.
• EXPERIÊNCIAS RECENTES DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA EM SITUAÇÕES DE 
PRECARIEDADE SOCIOAMBIENTAL.
• VISITAS A CAMPO NAS ÁREAS DE REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DA DISCIPLINA.
• DESENVOLVIMENTO EM EQUIPES, DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM ASSENTAMENTOS 
EM SITUAÇÃO DE PRECARIEDADE SOCIOESPACIAL, SEJA EM ÁREAS CENTRAIS, SEJA NOS 
INTERSTÍCIOS DA CIDADE CONSOLIDADA, SEJA EM ÁREAS PERIFÉRICAS MAIS DISTANTES.
• SEMINÁRIO DE ANDAMENTO, APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM SEMINÁRIO FINAL NA 
FAUUSP E ENTREGA DOS RESULTADOS ÀS COMUNIDADES ENVOLVIDAS.
• A DISCIPLINA É INTEGRALMENTE EXTENSIONISTA, UMA VEZ QUE TRABALHA 
OBRIGATORIAMENTE EM PARCERIA COM O PODER PÚBLICO E/OU ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS 
PARA REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS EM ÁREAS POPULARES.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é organizado em aulas expositivas, visitas de campo e em exercício de intervenção projetual urbana.
O exercício de intervenção é realizado por grupos de 6 alunos, sob orientação dos professores da disciplina. Este exercício compreende o levantamento dos grupos sociais atuantes no setor ou na área, a elaboração de um programa tentativo de intervenção, o estudo preliminar e de viabilidade da intervenção, envolvendo aspectos legais, econômicos, sociais e urbanísticos.
Critério
- participação em aula e no acompanhamento do trabalho em equipe
- desempenho na elaboração de trabalhos em equipe, avaliados tanto pela apresentação em seminários intermediário e final quanto pelo produto entregue
Norma de Recuperação
Aprovação em decorrência de nível satisfatório da avaliação. Não haverá recuperação, pois os trabalhos para avaliação ocorrem ao longo de todo o semestre.
 
Bibliografia
     
ARANTES, Otília, MARICATO, Ermínia e VAINER, Carlos. A cidade do pensamento único. Petrópolis: Vozes, 2000.
BIDOU-ZACHARIASEN. De volta à cidade: dos processos de gentrificação às políticas de revitalização dos centros urbanos. São Paulo: AnaBlume, 2006.
BUENO, L. Projeto e favela: metodologia para projetos de urbanização. São Paulo: FAU USP, 2000. Tese de Doutorado.
CARICARI, Ana Maria; KOHARA, Luiz (coord). Cortiços em São Paulo: soluções viáveis para habitação social no centro da cidade e legislação de proteção à moradia. Fórum de Estudos sobre Atuação em Cortiços. SãoPaulo: Mídia Alternativa e Centro Gaspar Garcia, 2006.
DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.
Estudos Avançados. Dossiê São Paulo. vol 25, no 71. São Paulo, jan-abril 2011.
FERREIRA, J. S. W. . Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil Urbano. 1. ed. São Paulo: Fupam, 2012. v. 1.
FÓRUM CENTRO VIVO. Dossiê Denúncia.Violação dos direitos humanos no centro de São Paulo: Propostas e reivindicações para políticas públicas. https://centrovivo.sarava.org/Main/HomePagr
HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Loyola, 2004.
JOSÉ, Beatriz Kara. Políticas Culturais e Negócios Urbanos. A instrumentalização da Cultura na na Revitalização do Centro de São Paulo. 197-2000. 1. ed. São Paulo: Editora Annablume, 2007.
MARICATO, Ermínia. O impasse da Política Urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011.
MARTINS, Maria Lucia R. Moradia e Mananciais – tensão e diálogo na metrópole. São Paulo, FAUUSP/FAPESP
MORETTI, R. S. Normas urbanísticas para a habitação de interesse social: recomendações para elaboração. São Paulo : Instituto de Pesquisas Tecnológicas, 1997.
VILLAÇA, Flávio. Reflexões sobre as cidades brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, 2012.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
PODER PÚBLICO E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS
Objetivos da atividade
A DISCIPLINA PROPÕE AOS ALUNOS IDENTIFICAR CONFLITOS TÍPICOS ENTRE OS AGENTES QUE PRODUZEM O ESPAÇO URBANO, PARA ENTENDÊ-LOS E REFLETIR SOBRE AS SOLUÇÕES AO ALCANCE DO PLANEJAMENTO URBANO, E PROPOR UMA INTERVENÇÃO PROJETUAL DE MELHORIA DOS ESPAÇOS ESTUDADOS.
Descrição da atividade
REALIZAÇÃO DE PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS EM ÁREAS POPULARES
Indicadores de avaliação da atividade
O seminário final deverá envolver representantes do grupo social alvo abordado no oferecimento da disciplina, tais como, técnicos da prefeitura, funcionários de órgãos públicos e lideranças comunitárias na avaliação dos trabalhos. O retorno avaliativo da entidade parceira, no caso a Prefeitura e associações de bairro envolvidas, se dá por ocasião desse seminário, em que se disponibiliza o conjunto das propostas realizadas.

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