A disciplina visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento das linguagens individuais de cada aluno. Na formação do aluno é fator importante o desenvolvimento dos processos que lhe permitam criar e recriar o repertório de suas atribuições, por meio do desenvolvimento de uma visão critica da realidade e capaz de inseri-lo em uma visão ampla e que deve ultrapassar a idéia que atribui a esse ensino a função de produzir um profissional fechado e incapaz de pensar.O curso não visa o desenvolvimento de experimentações que privilegiem o uso do computador como ferramenta de trabalho, o mesmo deverá ser evitado em favor de outras ferramentas menos virtuais e mais eficazes no desenvolvimento do processo criativo.Os exercícios deverão ser desenvolvidos, preferencialmente, sob a orientação do professor numa troca constante de informações e respeitando-se o partido adotado por cada um dos alunos.
Introduzir o aluno : 1) no campo de percepção do espaço urbano enquanto visão crítica do seu processo de formação; compreensão de sua organização espacial. 2)no processo de projetar (conceber) um trabalho voltado a mensagem visual, utilizando para isso as interrelações dos níveis -sintático/semântico/ pragmático, tanto ao referir-se a problemas da linguagem gráfica e seus principais processos de impressão como aos da leitura da paisagem urbana.
1ª PARTEDesenvolvimento de dez exercícios (problemas criados pelo professor) que objetivam:1.1 Estimular no aluno a capacidade de equacionar respostas aos problemas propostos, agilizando seu raciocínio e criatividade frente aos temas sugeridos. 1.2 Desenvolver o hábito de realizar estudos alternativos e de discutí-los com os demais colegas, com vistas à seleção da resposta definitiva a ser adotada.1.3 Ao longo do processo descrito no ítem 1.2, trazer para a discussão conjunta, problemas de equilíbrio, ritmo e sintaxe das formas, organização do campo, relações cromáticas, bem como de pertinência das soluções quanto ao tema dado e sua atualidade. Cada um dos exercícios, em anexo, terá suas especificações próprias.2ª PARTEA partir da análise e crítica dos estudos iniciais, com a orientação do professor, cada aluno deverá produzir um conjunto de 5 pranchas, no formato A4. Essas pranchas deverão representar, em síntese, a evolução e desenvolvimento dos estudos iniciais, cada aluno irá desenvolver um tema de sua escolha (deverá dar um título ao conjunto de pranchas), as pranchas deverão ter a mesma linguagem. Esse conjunto de pranchas deverá se constituir no projeto final. Deveremos então, ter aproximadamente um total de 100 pranchas, que dependendo de suas qualidades poderão fazer parte do site da FAUUSP, no item referente à disciplina, ou até mesmo serem impressas.
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