Apresentar aos alunos a técnica de Gravura em Metal Criar arcabouço prático e crítico que subsidiem e instiguem ttrabalhos expressivos nas Linguagens Gráficas, especificamente na Gravura em Metal
Através de experimentações na técnica da gravura em metal desenvolver essa Linguagem Gráfica
Apresentar aos alunos a técnica de Gravura em Metal e seus principais procedimentos, sejam: Ponta Seca, Água Forte e Água Tinta. Realizar experimentações nessa técnica. Criatividade. Desenvolvimento de linguagem.
BERSIER, Jean E. La gravure: les procedes, l’histoire. Paris: Berger-Levrault, 1980. BRUNNER, Felix. A handbook of graphic reproduction process. Londres, Alec Tiranti, 1972. CAMARGO, Iberê & CARNEIRO, Mário. Iberê Camargo/Mário Carneiro: Correspondência Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Centro de Arte Hélio Oiticica/Rio Arte, 1999. DASILVA, Orlando. De colecionismo: graphica. Curitiba: SEC, 1990. DAWSON, John. Guia completa de grabado e impression: técnicas y materiales. Madrid, H. Blume, 1982. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. São Paulo: Edusp, 1977. IVINS JR., Willian M. Imagen impresa y conocimiento: Análisis de la imagen prefotográfica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975. JARDIM, Evandro Carlos. Reflexões sobre a prática da gravura em metal. São Paulo: 1989. (Memorial descritivo da tese de doutorado). LARAN, Jean. L’estampe. França: Quarto Press e Universitaires de France, 1979. MACAMBIRA, Yvoty. Evandro Carlos Jardim. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial, 1998. MARTINS, Itajahy. Gravura: arte e técnica. São Paulo: Laserprint: Fundação Nestlé de Cultura, 1987. SARAIVA, Maria Teresa Kerr. Imagens da cidade – Estação da Luz. São Paulo, 1998. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. TWIMAN. Litography 1800-1850. Londres: Oxford University, 1970.