• Estudo da influência dos pensamentos denominados Pós-estruturalista ou Filosofia da Diferença nos conceitos, métodos e práticas projetuais do Design.• Pesquisa, crítica e interpretação de trabalhos notáveis sob influência explícita ou implícita, segundo o crivo da disciplina ou justificativa dos alunos proponentes, de pensamentos pós-estruturalistas.• Proposição de trabalho em design visual baseado em conceitos, métodos ou práticas estudadas pela disciplina.
• Projetos modernistas e a crise das ciências e do pensamento positivista• Época contemporânea e o surgimento do pensamento pós-estruturalista• O Design Visual no contexto geral da arte, design e arquitetura contemporâneos• Proposição de trabalho em design visual (P.V.)
1. Percurso histórico do Pensamento sobre o Design (1985 – 2005)2. Projetos paradigmáticos em artes, design e arquitetura modernista. O Projeto, versus o Discurso dos autores.3. Trabalhos de referência no Desenho Gráfico (Design Visual / P.V.) pós-estruturalista nos E.U.A e na Europa. A Escola nipônica.4. Situação atual nas artes, design e arquitetura. O Projeto, versus o Discurso dos autores.5. Linguagens eletrônicas e digitais, virtualidade e interatividade.6. Análise crítica de projetos em Design do Produto, Arquitetura e Design Visual7. Conceitos, metodologias e estratégias detectadas nas análises anteriores.8. Desenvolvimento de projeto em design visual (P.V.), baseado em estratégias pós-estruturalistas
Teoria Básicao Contemporary Graphic Design. Colônia (Alemanha): Taschen, 2007.o BURDEK, Bernhard, E. – Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. o DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 1991.o FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.o DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.o DUQUE - ESTRADA, Paulo César (org.). A propósito de Derrida. São Paulo: Loyola, 2002. o HARISSON, C. e Wood, P. (eds.) – Art in theory: 1990 - 2000, an anthology of changing ideas. Cambridge: Blackwell, 2003. o LÉVY, Pierre – Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1996. Barcarolla, 2004. o LIPOVETSKY, Gilles - Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. o MONTANER, Josep Maria – As formas do século XX. Barcelona: Gustavo GILI, 2002.o MORGAN, Conway L. 20th Century design: a reader’s guide. Oxford: Biddles, 2000.o NESBITT, Kate (org.) – Uma nova agenda para a arquitetura: agenda teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac & Naify, 2006.o PARENTE, André - Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004. o RASKIN, Jeff. The human interface: new directions for designing interactive systems. Addison – Wesley Professional, 2000.o “O teórico da multiplicidade: Giles Deleuze” In Revista Cult, Nº 108, Ano 9, São Paulo: Editora Bregantini, novembro 2006 (p. 45 -63.).o VASSÃO, Caio Adorno; COSTA, Carlos Zibel. "Mobilidade e interface: um pensar contemporâneo para a urbanidade seguindo formas e meios de produção ambiental" in Design: pesquisa e pós-graduação (Anais do Seminário Internacional - Perspectivas do Ensino e da Pesquisa em Design na Pós Graduação FAUUSP). São Paulo: CNPq, 2002.Geral• 365: AIGA Year in Design 33. Nova York: AIGA The American Institute of Graphic Arts. 2002. [anuários da principal associação norte-americana de design] • 8ª Bienal Brasileira de Design gráfico. São Paulo: ADG Brasil Associação dos Designers Gráficos, 2006. [catálogo da principal exposição brasileira de design gráfico]• AGREST, Diana I. Architecture from without: theoretical framings for a critical practice. London: MIT Press, 1993.• BELANTONI, Jeff; WOOLMA, Matt. Type in Motion: innovations in digital graphics. New York: Rizzoli, 1999.• Contemporary Graphic Design. Colônia (Alemanha): Taschen, 2007.• COSTA, Carlos Zibel – O pensamento sobre o design na passagem do século. São Paulo: FAUUSP, 2006. Relatório de pesquisa Pibiq/FAUUSP, pesquisador Rafael Pompilio. • DRATE, Spence; ROBBINS, David; SALAVETZ, Judith. Motion by Design. UK: Lawrence King Publishing, 2006.• DUARTE, Fábio. Arquitetura e tecnologias de informação: da revolução industrial à revolução digital. São Paulo: FAPESP/ Editora da UNICAMP, 1999.• FIELL, Charlotte e Peter – Designing the 21° century. Koln: Taschen, 2001. • FILE – Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil. Catálogo. São Paulo: Associação Cultural Videobrasil, 2005.• JODIDIO, Philip – Architecture now! Koln: Taschen, 2003. • KOOLHAAS, Rem – Conversas com estudantes. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.• MELO, Chico Homem de (org.) – O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006.• MELO, Chico Homem de & TROIA, Eliana. O design como ele é. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.• OMA; KOOLHAAS, Rem; MAU, Bruce. S, M, L, XL. The Monacelli Press, sd.• SOKAL, Alan e BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais: o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. Rio de Janeiro: Record, 1999.• SUZUKI, Akira (ed.) Toyo Ito: conversas com estudantes. – Barcelona: Gustavo Gili, 2005. • TSCHUMI, Bernard. Architecture and disjunction. London: The MIT Press, 2001.• TUFTE, Edward R. Visual explanations: images and quantities, evidence and narrative. Graphics Press, 1997.