Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0547 - Ambiente Construído e Desenvolvimento Sustentável
The Built Environment and Sutainable Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina procura articular a intervenção urbanística aos processos de gestão da cidade. Para tanto, privilegia políticas e ações de caráter local. Trabalha as articulações entre espaço construído, desenvolvimento local e qualidade de vida, associando a produção da cidade à geração de emprego e renda. Para tanto, referencia-se no conceito de desenvolvimento sustentável, qual seja a combinação de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ao meio ambiente
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1124935 - João Sette Whitaker Ferreira
1500570 - Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
 
Programa Resumido
Apresenta e discute temas e objetivos propostos pelas Agendas 21 e Habitat em termos de conceitos e de ações que engendram: Desenvolvimento Sustentável e Cidade Saudável, Direito à Moradia, Diversidade e Grupos Vulneráveis, Governança, Parcerias e Participação Popular, Poder Local, Economia Solidária e Cooperativismo.
Analisa projetos de intervenção urbana e seus impactos socioambientais e econômicos
 
 
 
Programa
A disciplina procura articular a intervenção urbanística e ambiental aos processos de gestão da cidade. Para tanto, privilegia políticas e ações de caráter local. Trabalha as articulações entre espaço construído, desenvolvimento local, e qualidade de vida, associando a produção da cidade e geração de emprego e renda.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, consulta à biblioteca e internet, visitas de campo, seminários; análise da aplicação dos conceitos acima referidos em casos concretos, discutindo-os enquanto embasamento para o trabalho do urbanista. Desenvolvimento de trabalho prático, projetual, como forma de apreensão e consolidação dos conceitos abordados.
Critério
Atribuição de nota ao processo de trabalho, expresso em seminários e no trabalho final.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
CANCLINI, Néstor. Cidadãos e Consumidores: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro, Ed.UFRJ, 1995.
COCHRANE, A. Whatever happened to Local Government? Buckingham, Open University Press, 1993.
FERREIRA, J. S. W. . Perspectivas e desafios para o jovem arquiteto no Brasil Qual o papel da profissão?. Arquitextos (São Paulo), v. 133.07, p. 133.07, 2011
HARVEY, David. Do Gerenciamento ao Empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaço e Debates, nº 39, São Paulo, 1996, p.48-64.
HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo, Loyola, 2004
FILARDO, Ângelo. Externalidade e gestão dos valores do ambiente: considerações teóricas e uma aplicação ao caso do Programa Guarapiranga (1991-2000). São Paulo, 2004. (Tese de Doutorado apresentada à FAUUSP).
LIMONAD, E. . A insustentável natureza da sustentabilidade. Cadernos Metrópole (PUCSP), v. 15, p. 123-142, 2013.
MARTINS, Maria Lucia. Elementos para pensar a questão ambiental urbana. Simpósio ANPUR/SBPC jul 2013
São Paulo (Estado) Sec.Recursos Hídricos, Saneamento e Obras/UNIC AMP. Curso de extensão: Políticas de Gestão Integradas de Bacias Hidrográficas. UNIC AMP, 1997.
SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Tietê e Pinheiros - valorização dos rios e das várzeas na cidade de São Paulo. São Paulo, 1987. (Tese de doutorado apresentada à FFLCH USP)
SINGER, Paulo. A economia solidária como alternativa. ESTUDOS AVANÇADOS 22 (62)
SWYNGEDOUW, Erik. “A cidade como um híbrido: natureza, sociedade e ‘urbanização-cyborg”. In:
ACSELRAD, H.(org.). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro:CREA-RJ e DP&A,. 2001, pp.83-104.
TRAVASSOS, L.R.F.C. Revelando os rios. Novos paradigmas para a intervenção em fundos de vale urbanos na Cidade de São Paulo. Tese de doutorado PROCAM-USP, 2010.
VILLAÇA, F. Efeitos do espaço sobre o social na metrópole brasileira. In Anais VII Encontro Nacional da ANPUR. Recife, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP0547

Clique para consultar o oferecimento para AUP0547

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP