Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0555 - Elementos de Planejamento de Transportes
Transportation Planning Elements

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina objetiva apresentar aos alunos os principais conceitos associados ao planejamento do transporte urbano de passageiros e às pesquisas utilizadas para estudar e desenvolver indicadores sobre os  deslocamentos urbanos. Também propõe envolver os alunos numa reflexão sobre os padrões de acessibilidade e de mobilidade que caracterizam a Região Metropolitana de São Paulo e sobre as condições de superação da precariedade crônica de tais padrões.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087703 - Andreina Nigriello
 
Programa Resumido
Conjunto de 15 aulas sobre as características do espaço urbano que moldam as condições de deslocamento da população; principais conceitos e indicadores utilizados no planejamento de transporte urbano de passageiros; Pesquisas Origem – Destino e as O/Ds na RMSP; mobilidade da população e condições de deslocamento na RMSP; o planejamento de transporte e a organização do espaço urbano; evolução da rede de transporte na RMSP; custos e recursos associados ao transporte; a Política Nacional de Mobilidade Urbana; etapas da elaboração de um plano de transporte.
 
 
 
Programa
1ª aula –   Apresentação da disciplina
Objetivos, seqüência de aulas, bibliografia, exercícios programados.
2ª aula – Características do espaço urbano que moldam as condições de deslocamento da população
Espaço fragmentado, articulado, reflexo da sociedade, condicionante dos processos de produção e reprodução, simbólico, mutável e campo de lutas sociais.
3ª aula – Transporte urbano de passageiros: conceitos e indicadores
Conceito de viagem: atração, produção de viagem; transporte: demanda e oferta; acessibilidade e mobilidade; organização das atividades e ‘desejos’ de viagem; fatores intervenientes na definição dos modos, motivos, frequência, periodicidade, organização espacial de viagens; formas de representação dos deslocamentos
4ª aula – Pesquisas Origem – Destino
Pesquisas O/D (domiciliar e da Linha de Contorno); aspectos técnicos e metodológicos; objetivos e resultados buscados. Fases de realização da pesquisa: preparação das bases cartográficas; delimitação das zonas de pesquisa; desenvolvimento do plano amostral; dimensionamento e sorteio da amostra; elaboração dos questionários; treinamento dos pesquisadores; coleta de informações; tratamento dos dados obtidos. Uso das informações da O/D: suporte de estudos de expansão das redes viária e de transporte coletivo; insumos para a produção e calibração de modelos de simulação da demanda de transporte; calibração das redes de simulação do sistema viário e de transporte, análises urbanísticas.
Exercício 1: Com base na matriz do total de viagens motorizadas diárias identificadas pela Pesquisa Origem-Destino 2007, na RMSP, realizar mapa das principais “linhas de desejo”, considerando os intervalos: 30.001 a 50.000 viagens; 50.001 a 70.000 viagens; 70.001 a 90.000 viagens; mais de 90.000 viagens.
5ª aula – As Pesquisas Origem-Destino na Região Metropolitana de São Paulo: informações gerais e informações sobre transporte
O surgimento e o histórico das pesquisas O/D. Principais resultados da O/D 2007. Viagens totais. Divisão modal. Viagens produzidas e atraídas. Matriz de deslocamentos. Viagens por modo, motivo, renda, idade, gênero, escolaridade, outros. Tempos de viagem. Deslocamentos horários. Picos e vales de viagem. Série histórica de alguns indicadores urbanísticos e de transporte (da Pesquisa O/D 67 a hoje) Tabelas, gráficos, matrizes, mapas: análise e inter¬pre¬ta¬ção.
Exercício 2 - Identificação e mapeamento das 5 principais zonas de origem das viagens diárias motorizadas com destino aos pólos de: Pinheiros, Santo Amaro, São Bernardo, Santo André, São Caetano, Tatuapé, Penha, Itaquera, Guarulhos, Osasco e Baruerí.
6ª aula – Mobilidade da população e condições de deslocamento na RMSP
Conceitos de mobilidade, orçamento espaço-tempo, consumo estático do espaço de circulação, consumo dinâmico do espaço de circulação. Tempos gastos em viagens, por modo de transporte e segundo a renda familiar mensal, na RMSP.
Exercício 3 - Traçado de isócronas ao redor da área central e de alguns pólos selecionados de São Paulo, com base em tabelas de tempos médios de viagem, por transporte coletivo, de todas as zonas da pesquisa O/D 2007 para os seguintes conjuntos de zonas:
1. no pico da manhã
• Centro: zonas 1 a 37
• Pinheiros: zonas 76, 79, 81, 82, 317 e 318;
• Lapa: zonas 90, 93, 97, 98 e 99;
• Santo Amaro: zonas 260, 263, 264, 269, 281, 282, 283, 284 e 286.
2. no pico da tarde
• Cidade Tiradentes: zonas 213, 214, 215, 216 e 217.
7º aula – O planejamento de transporte e a organização do espaço urbano
Principais desafios do planejamento de transporte nas grandes cidades de países em desenvolvimento. A relação entre a oferta de acessibilidade e o uso do solo. Dinâmicas associadas à redução das desigualdades na distribuição da acessibilidade e à reorganização do espaço urbano e regional. Exemplos internacionais de intervenções associadas ao transporte e à organização territorial: Madrid, Montreal, Toronto, Paris, Londres, Hong Kong, Stuttgart. Con¬di¬ções para que se viabilizem as alterações desejadas no espaço urbano através do planejamento de transporte.
8ª aula – Evolução da rede de transporte em São Paulo
Evolução histórica das condições socioeconômicas regionais e da tecnologia de transporte instalada, da correspondente estrutura de circulação e seu rebatimento na formação do espaço urbano na RMSP.
9ª aula – Custos e recursos associados ao transporte
Principais custos associados ao transporte. Fontes convencionais e não convencionais para o financiamento da manutenção e expansão do sistema de transporte.
10ª aula – A Política Nacional de Mobilidade Urbana
Apresentação do conteúdo da Lei 12.587/2012: estrutura do documento; objetivos estabelecidos para o planejamento, a gestão e a avaliação sistema nacional de mobilidade urbana; o plano de mobilidade urbana e suas diretrizes gerais; análise das dificuldades atuais para a aplicação da lei.
11ª aula – Etapas da elaboração de um plano de transporte
Diagnóstico das questões associadas à acessibilidade do território e à demanda e oferta de transporte. Cenários futuros da configuração espacial da demanda de transporte. Objetivos da política de transporte. Indicadores de desempenho para a avaliação das alternativas de redes de transporte. Diretrizes para o traçado de redes. Confronto do grafo das linhas de desejo com a rede de transporte existente. Traçado de redes de transporte alternativas.
Apresentação do trabalho final
Ampliação da rede atual de transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo com o acréscimo de 200 km de linhas de metrô, observando as seguintes diretrizes de projeto:
• Atender os grandes volumes de viagem;
• Interligar os principais pólos de atividades;
• Ultrapassar as principais barreiras físicas no espaço urbano;
• Reduzir as disparidades territoriais de oferta de acessibilidade;
• Induzir a formação de pólos de atividades em áreas com alta densidade de população e baixa densidade de empregos, comércio e serviços;
• Integrar os espaços urbanos de uso habitacional com as áreas de concentração de indústrias, comércio e serviços.
12ª à 15ª aulas: Orientação aos alunos, discussão e avaliação dos exercícios e do trabalho final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Um conjunto de 3 exercícios realizados individualmente durante o curso, e corrigidos em aula, preparam o aluno para o trabalho final.
Critério
A nota final da disciplina é composta pela média das notas dos 3 exercícios e do trabalho final.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
•	BATTAGLIA, L.:  Os recursos públicos para a infra-estrutura espacial: a questão do entrave em São Paulo. Comunicação para o BISS/91/São Paulo, Bartlett International Summer School. São Paulo, agosto de 1991,  (mimeo).
• BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: LEI Nº12.587. Institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília, 3 de janeiro de 2012.
• BRUTON, M. J.:Introdução ao planejamento dos transportes - São Paulo: Editora da USP.
• CAMARGO, C. P. F. et alii: São Paulo 1975: crescimento e pobreza. São Paulo, Loyola, 1974. Ler o capitulo: “ A lógica da desordem”.
• CARVALHO, B. T.: Infra-estrutura de transportes metropolitanos como elemento organizador do espaço urbano. Trabalho Final de Graduação, FAUUSP, 2010.
• CORREA, R. L.: O espaço urbano . São Paulo: Editora Ática.
• DEÁK & SCHIFFER (org.): O processo de urbanização no Brasil. São Paulo, Fupam, Edusp, 1999.
• DEÁK, C.: Elementos de uma Política de Transporte Público em São Paulo in Revista Espaço e Debates, n.º 30, p. 42 a 55. São Paulo, 1990. pp. 42-55.
• DEÁK, C.: À busca das categorias da produção do espaço: cap.5: Localização e espaço. Tese de Livre Docência, Fauusp, São Paulo, 2001.
• FARRET, R. L.: O espaço da cidade -São Paulo: Projeto Editores Associados.
• FUJI, C.: PITU 2020, São Paulo. São Paulo: TFG FAU-USP, 2008.
• GARCIA, M. Z.: Projeto de uma linha de metrô na zona norte de São Paulo. Trabalho Final de Graduação, Fauusp, 2007.
• HOCHTIEF, MONTREAL, DECONSULT (HMD): Metrô de São Paulo. São Paulo: Metrô. 1969. 2v.
• LAGONEGRO, M. A.: Metrópole sem metrô: transporte público, rodoviarismo e populismo em São Paulo (1955-1965). São Paulo: Mestrado FAUUSP, 2003.
• LANGENBUCH, J.R. : Estruturação da Grande São Paulo. IBGE. Rio de Janeiro, 1971
• LIMA, D. C.: Rede intermodal de transporte em São Paulo – Um estudo sobre o VLT. Trabalho Final de Graduação, Fauusp, 2009.
• MORI, K. Kaiser: Rede de Metrô 2010 - parâmetros espaciais. Departamento de Planejamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo, São Paulo, 1991.
• NIGRIELLO, A. et alii : Operação Integrada. Eliminando as Carências Urbanas in Revista Engenharia nº 536. p. 32 a 33. São Paulo, 1999.
• NIGRIELLO, A. et alii: Transporte, um Mercado em Mutação in Revista Engenharia nº 536.p. 48 a 52. São Paulo, 1999.
• NIGRIELLO, A.: A Expansão da Rede de Metrô em São Paulo in Revista dos Transportes Públicos, n.º 83, p. 7 a 23. Associação Nacional dos Transportes Públicos. São Paulo, 1999.
• NIGRIELLO, A.: O impacto do sistema de transporte sobre o espaço urbano. Pós - Revista do programa de Pós – Graduação em Arquitetura e urbanismo da FAU/USP, São Paulo, v.1, n.2, p. 47-54.
• NIGRIELLO, A.: Transporte coletivo: a experiência internacional em fontes não convencionais de financiamento. Revista dos Transportes Públicos. ANTP, n. 61, p.79 - 89
• PONTES, F. M.: Diretrizes de projeto para a ampliação da rede de metrô de São Paulo. Trabalho Final de Graduação, FAUUSP, 2010.
• SÃO PAULO (Estado), Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos: Pesquisa Origem e Destino 2007 – Região Metropolitana de São Paulo: Síntese das Informações Pesquisa Domiciliar. São Paulo: STM, 2008.
• SÃO PAULO (Estado), Companhia do Metropolitano: Publicação Comemorativa dos I5 Anos da Companhia do Metropolitanos de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo. São Paulo, 1983.
• SÃO PAULO (Estado), Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos: Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2020 – Pitu 2020. Governo do Estado de São Paulo. São Paulo, 1999.
• SÃO PAULO (Estado), Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos: Pitu 2025 – Plano Integrado de Transportes Urbanos. Síntese. Documento eletrônico em .pdf. Governo do Estado de São Paulo. São Paulo, 2007.
• SÃO PAULO (Estado), COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS: Modernização da Malha da CPTM. São Paulo, 2003.
• SÃO PAULO (Prefeitura): São Paulo Interligado: O Plano de Transporte Público Urbano Implantado na Gestão 2001-2004. São Paulo: PMSP, 2004.
• SORT, J. J.: Redes metropolitanas. Barcelona, Gustavo Gili, 2006.
• STIEL, W. C.: História do Transporte Urbano no Brasil. Pini Editora. Brasília, 1984.
• UITP: Critérios de Escolha do Modo de Transporte Segundo o Planejamento Urbano e as Condições de Operação in Revista dos Transportes Públicos, n.º 23. Associação Nacional dos Transportes Públicos. São Paulo, 1984.
• VASCONCELLOS, E. A. et alii: Por uma política nacional de transporte urbano. Revista dos Transportes Públicos: 85 ( p. 29 a 42). Associação Nacional dos Transportes Públicos. São Paulo, 1999.
• VASCONCELLOS, E. A.: Transporte Urbano, Espaço e Eqüidade. Análise das políticas públicas. Editora Unidas. São Paulo, 1996.
• VUCHIC, V.: Urban Transit: operations, planning and economics. Hoboken: John Wiley & Sons, 2005.
• VUCHIC, V.: Urban Transit: systems and technology. Hoboken: John Wiley & Sons, 2007.
• YOSHIKAWA, V. A. C.: Transporte Urbano em São Paulo: uma análise crítica sobre os corredores de ônibus. Trabalho Final de Graduação, Fauusp, 2007.
• SÍTIOS DE INTERNET
• Companhia do Metropolitano de São Paulo - www.metro.sp.gov.br
• http://www.metro.sp.gov.br/metro/numeros-pesquisa/pesquisa-origem-destino-2007.aspx
• Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - www.cptm.sp.gov.br
• São Paulo Transportes - www.sptrans.com.br
• Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - www.emtu.sp.gov.br
• Secretaria dos Transportes Metropolitanos - www.stm.sp.gov.br
• Csaba Deák - www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/
• Metropolitan World Atlas – http:/ books google com.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP0555

Clique para consultar o oferecimento para AUP0555

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP