Elaborar estudo preliminar e anteprojeto de arquitetura de equipamento público municipal de cultura. Desenhar plantas, cortes, elevações e perspectivas externas e internas. Escrever textos justificativo e descritivo do projeto. Construir modelos físicos de estudo do projeto. Pesquisar e construir as bases, os conceitos e as referências para projetar.
O tema (assunto) da disciplina é Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos. A temática é: equipamentos públicos; arquitetura do programa; espaços de transição (espaços intermediários). Problema: cultura de projeto de arquitetura pública (infraestruturas urbanas, equipamentos públicos e habitação produzida pelo poder público). Problemática: culturas arquitetônica, urbanística, urbana e construtiva. O programa do objeto de estudo será um dos equipamentos públicos municipais de: 1) educação; 2) cultura; 3) esportes e lazer; 4) verde e meio ambiente; 5) assistência e desenvolvimento social; 6) saúde. E o lugar será um dos 96 distritos do Município de São Paulo.
Projeto como pesquisa, projeto como forma de produção de conhecimento; Pesquisar e construir as bases, os conceitos e as referências (do lugar, do programa e da construção) para projetar; Arquitetura Pública (infraestruturas urbanas, equipamentos públicos e habitação produzida pelo poder público); Cultura de Projeto de Arquitetura Pública (espiral: planejar, projetar, orçar, construir, manter e avaliar); Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos; Equipamentos Públicos, Arquitetura do Programa, Espaços de Transição (Intermediários); Arquitetura do Lugar (onde). Volumes e vazios dos vizinhos. Implantação; Arquitetura do Programa (o que). Ambientes servidos, servidores e de transição. Termo de Referência (TR); Arquitetura da Construção (como). Materiais, elementos, componentes, sistemas. Estrutura, cobertura; Transposições (verticais e horizontais: escadas, rampas, elevadores, pontes); Transições (marquises, varandas, alpendres, vestíbulos); Modulações (estrutura, cobertura, parede, janela, porta, escada). METODOLOGIA/ATIVIDADES: 01 aula de apresentação do curso; 01 visita ao local do projeto e apresentação do programa do equipamento público municipal; 10 reuniões de orientação (inclui 10 palestras); 03 seminários de avaliação (02 intermediários e 01 final). Os projetos serão desenvolvidos individualmente. O estúdio será organizado em quinze conversas: 01 aula de apresentação do curso, objeto de estudo (lugar e programa), método de projeto e organização do estúdio; 01 visita ao local do projeto; 10 reuniões de orientação (e desenvolvimento dos projetos no estúdio); e 03 seminários de avaliação dos projetos (intermediários e final). As reuniões de orientação serão realizadas na mesa, em grupo de três a quatro estudantes e terão duração de uma hora (15 a 20 minutos por projeto). As reuniões de orientação poderão ter ênfases, por exemplo, plantas, cortes, elevações, isométricas e modelos físico; ou lugar, programa (espaços servidos, servidores e de transição / intermediários) e construção. Serão quatro reuniões de orientação por aula: às 9h, 10h, 11h e 12h, com total máximo de 15 estudantes / 15 projetos. Nas demais três horas diárias, o estudante deverá desenvolver o projeto no estúdio, porque o desenvolvimento do projeto é individual mas a construção do conhecimento (cultura de projeto) é coletiva.
Básica/Obrigatória: 1 Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, Lei de Zoneamento e Plano Regional da Sé 2 Código de Obras e Edificações da PMSP e Código Sanitário Brasileiro (ANVISA) 3 Lei Federal de Acessibilidade Universal e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo 4 Plano Municipal de Cultura da PMSP 5 Programa da Biblioteca Monteiro Lobato Complementar: 6 Programa de Escolas-Classe e Escolas Parque para a Cidade de São Paulo, de Anísio Teixeira e Hélio Duarte 7 Programa de Parques Infantis, Bibliotecas Infanto-Juvenis e Bibliotecas Públicas da PMSP, de Mário de Andrade 8 Programa de Bibliotecas-Parque, de Monteiro Lobato (a conferir) 9 Estudos das Praças de Equipamentos Sociais da PMSP, 1992-2000 10 Projeto dos Centros Educacionais Unificados da PMSP, 2001-2004 Affonso Eduardo Reidy BONDUKI, Nabil Georges (org.). Affonso Eduardo Reidy. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi; Lisboa: Editorial Blau, 2000. 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