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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0713 - Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos
Architectural design for public buildings

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Elaborar estudo preliminar e anteprojeto de arquitetura de equipamento público municipal de cultura. Desenhar plantas, cortes, elevações e perspectivas externas e internas. Escrever textos justificativo e descritivo do projeto. Construir modelos físicos de estudo do projeto. Pesquisar e construir as bases, os conceitos e as referências para projetar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
466261 - Alexandre Carlos Penha Delijaicov
 
Programa Resumido
O tema (assunto) da disciplina é Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos. A temática é: equipamentos públicos; arquitetura do programa; espaços de transição (espaços intermediários). Problema: cultura de projeto de arquitetura pública (infraestruturas urbanas, equipamentos públicos e habitação produzida pelo poder público). Problemática: culturas arquitetônica, urbanística, urbana e construtiva. O programa do objeto de estudo será um dos equipamentos públicos municipais de: 1) educação; 2) cultura; 3) esportes e lazer; 4) verde e meio ambiente; 5) assistência e desenvolvimento social; 6) saúde. E o lugar será um dos 96 distritos do Município de São Paulo.
 
 
 
Programa
Projeto como pesquisa, projeto como forma de produção de conhecimento; 
Pesquisar e construir as bases, os conceitos e as referências (do lugar, do programa e da construção) para projetar;
Arquitetura Pública (infraestruturas urbanas, equipamentos públicos e habitação produzida pelo poder público);
Cultura de Projeto de Arquitetura Pública  (espiral: planejar, projetar, orçar, construir, manter e avaliar);
Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos;
Equipamentos Públicos, Arquitetura do Programa, Espaços de Transição (Intermediários);
Arquitetura do Lugar (onde). Volumes e vazios dos vizinhos. Implantação;
Arquitetura do Programa (o que). Ambientes servidos, servidores e de transição. Termo de Referência (TR);
Arquitetura da Construção (como). Materiais, elementos, componentes, sistemas. Estrutura, cobertura;
Transposições (verticais e horizontais: escadas, rampas, elevadores, pontes);
Transições (marquises, varandas, alpendres, vestíbulos);
Modulações (estrutura, cobertura, parede, janela, porta, escada).
METODOLOGIA/ATIVIDADES: 01 aula de apresentação do curso; 01 visita ao local do projeto e apresentação do programa do equipamento público municipal; 10 reuniões de orientação (inclui 10 palestras); 03 seminários de avaliação (02 intermediários e 01 final).
Os projetos serão desenvolvidos individualmente. O estúdio será organizado em quinze conversas: 01 aula de apresentação do curso,  objeto de estudo (lugar e programa), método de projeto e organização do estúdio; 01 visita ao local do projeto; 10 reuniões de orientação (e desenvolvimento dos projetos no estúdio); e 03 seminários de avaliação dos projetos (intermediários e final). As reuniões de orientação serão realizadas na mesa, em grupo de três a quatro estudantes e terão duração de uma hora (15 a 20 minutos por projeto). As reuniões de orientação poderão ter ênfases, por exemplo, plantas, cortes, elevações, isométricas e modelos físico; ou lugar, programa (espaços servidos, servidores e de transição / intermediários) e construção. Serão quatro reuniões de orientação por aula: às 9h, 10h, 11h e 12h, com total máximo de 15 estudantes / 15 projetos. Nas demais três horas diárias, o estudante deverá desenvolver o projeto no estúdio, porque o desenvolvimento do projeto é individual mas a construção do conhecimento (cultura de projeto) é coletiva.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os seminários de avaliação serão realizados na parede (apresentação digital). O estudante terá de 8 a 10 minutos para apresentar o projeto, com desenhos (plantas, cortes, elevações e perspectivas) e modelos físicos. Nos dias dos seminários, os estudantes deverão chegar no estúdio antes das 9h para organizar a apresentação, Os seminários começarão às 9h, para dar tempo de todos os estudantes apresentarem os projetos e os professores comentarem até às 13h. TRABALHOS (RESULTADOS) Resultados parciais 1 e 2 (seminários intermediários 1 e 2): Caderno A3-paisagem, digital ou originais à mão livre no papel manteiga, contendo desenhos (plantas, cortes, elevações e isométricas), textos (legenda descritiva, memorial justificativo de 500 palavras) e imagens (fotos do modelo físico) das idéias iniciais e estudo preliminar do projeto de arquitetura do equipamento público municipal de cultura. O arquivo digital deverá ser enviado para o drive da disciplina antes do início dos seminários intermediários de avaliação dos projetos. Resultado final (seminário final): Caderno A3-paisagem, impresso e digital, contendo desenhos (plantas, cortes, elevações e perspectivas), textos (legenda descritiva, memorial justificativo de até 1000 palavras, ficha técnica) e imagens (fotos do modelo físico) do anteprojeto de arquitetura do equipamento público municipal de cultura. O arquivo digital deverá ser enviado para o drive da disciplina antes do início do seminário final de avaliação dos projetos.
Critério
Avaliação do processo de pesquisa e desenvolvimento dos estudos de projeto durante as 10 reuniões de orientação, a partir dos desenhos produzidos a cada semana baseados na orientação da semana anterior e na pesquisa em projeto. Forma de avaliação dos resultados parciais e final nos seminários de avaliação do projeto: 1) conceito do projeto; 2) organização funcional; 3) organização espacial; 4) raciocínio construtivo; 5) apresentação dos desenhos e textos; 6) modelo físico. Pesos das notas: cada uma das 10 reuniões de orientação (0.3); cada um dos 02 seminários intermediários de avaliação (2.0); seminário final de avaliação (3.0). Seminário 1 - pesos: conceito do projeto (2.0); organização funcional (2.0); organização espacial (1.5); raciocínio construtivo (1.5); apresentação dos desenhos e textos do projeto (1.5); modelo físico (1.5). Seminário 2 - pesos: conceito do projeto (1.5); organização funcional (1.5); organização espacial (2.0); raciocínio construtivo (2.0); apresentação dos desenhos e textos do projeto (1.5); modelo físico (1.5). Seminário 3 - pesos: conceito do projeto (1.5); organização funcional (1.5); organização espacial (1.5); raciocínio construtivo (2.0); apresentação dos desenhos e textos do projeto (2.0); modelo físico (1.5).
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Básica/Obrigatória:
1 Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, Lei de Zoneamento e Plano Regional da Sé
2 Código de Obras e Edificações da PMSP e Código Sanitário Brasileiro (ANVISA)
3 Lei Federal de Acessibilidade Universal e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
4 Plano Municipal de Cultura da PMSP
5 Programa da Biblioteca Monteiro Lobato

Complementar:
6 Programa de Escolas-Classe e Escolas Parque para a Cidade de São Paulo, de Anísio Teixeira e Hélio Duarte
7 Programa de Parques Infantis, Bibliotecas Infanto-Juvenis e Bibliotecas Públicas da PMSP, de Mário de Andrade
8 Programa de Bibliotecas-Parque, de Monteiro Lobato (a conferir)
9 Estudos das Praças de Equipamentos Sociais da PMSP, 1992-2000
10 Projeto dos Centros Educacionais Unificados da PMSP, 2001-2004

Affonso Eduardo Reidy
BONDUKI, Nabil Georges (org.). Affonso Eduardo Reidy. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi; Lisboa: Editorial Blau, 2000.

Hélio de Queiroz Duarte
DUARTE, Hélio de Queiroz. Escola-classe, escola-parque. São Paulo: FAUUSP, 1973.
______. Escola-classe, escola-parque. 2.ed. ampliada (org. André Takiya). São Paulo: FAUUSP, 2009.

João Batista Vilanova Artigas
ARTIGAS, João Batista Vilanova. Cadernos de riscos originais - Projeto do edifício da FAUUSP. São Paulo: FAUUSP, 1998.
______. Caminhos da arquitetura. São Paulo: CosacNaify, 1999.
______. Vilanova Artigas. São Paulo: Fundação Vilanova Artigas / Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1994.

João Filgueiras Lima
LIMA, João Filgueiras. João Filgueiras Lima, Lelé. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi; Lisboa: Editorial Blau, 2000.

Paulo Mendes da Rocha
ARTIGAS, Rosa. Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: CosacNaify / Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, Fundação Bienal São Paulo, 2000.
______. Paulo Mendes da Rocha: 1999-2006. São Paulo: CosacNaify, 2007.

Municipal (Município de São Paulo)
DÓRIA, Og; PEREZ, Maria Aparecida (org.). Educação, CEU e cidade: breve história da educação brasileira nos 450 anos da cidade de São Paulo. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, 2007.
GADOTTI, Moacir. Educação com Qualidade Social. Projeto, implantação e desafios dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). São Paulo: 2004.
LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Arquitetura e Educação. São Paulo: Nobel, 1995.
PADILHA, Paulo Roberto; SILVA, Roberto da. Educação com Qualidade Social – A experiência dos CEUs de São Paulo. Instituto Paulo Freire. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

Estadual (Estado de São Paulo)
FERREIRA, Avany de Francisco e MELLO, Mirela Geiger de (org.). Arquitetura Escolar Paulista: anos 1950 e 1960. São Paulo: FDE, 2006.
______. Arquitetura Escolar Paulista: estruturas pré-fabricadas. São Paulo: FDE, 2006.
PEIRÃO CORRÊA, Maria Elizabeth (org.); GEIGER DE MELLO, Mirela (org.); VENDRAMINI NEVES, Helia Maria (org.). Arquitetura escolar paulista: 1890 -1920. São Paulo: FDE, 1991.

Metodologia do Trabalho Científico
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução: Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2011.
VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnológica. Rio de Janeiro: Globo, 1985.

Educação
ALVES, Rubem. A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir. Campinas: Ed. Papirus, 2008.
CARVALHO, Lúcia; CRUZ, José Armênio de Brito. São Paulo 450 anos: A escola e a Cidade. São Paulo: BEI, 2004.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2009.
______. Filosofia e ensino médio: certos porquês, alguns senões, uma proposta. Petrópolis: Vozes, 2009.
GROSBAUM, Marta Wolak; CARVALHO, Lídia Izecson de. Os Centros Educacionais Unificados: um estudo de caso em São Miguel Paulista. São Paulo: Fundação Tide Setubal, 2009.
PACHECO, Eliezer. Por uma Sociedade Educadora. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Brasília: INEP, 2005.
PACHECO, José. Escola da Ponte – Formação e Transformação em Educação. Petrópolis: Vozes Editora, 2008.
PADILHA, Paulo Roberto. Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2004.
PEREZ, Maria Aparecida. A valorização da escolaridade - Secretaria Municipal de Educação (capítulo 3, 3.1.2).
PEREZ, Maria Aparecida. Documento Técnico - A apresentação da pesquisa dos modelos internacionais de ensino médio: Alemanha, França e Argentina. 2012.
RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
______. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
______. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.
______. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
______. Extensão ou Comunicação? Tradução: Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.
______. Pedagogia da tolerância. Direção, organização, apresentação e notas: Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.
______. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
______. Cidade Educadora: princípios e propostas (org. Paulo Roberto Padilha e Alícia Cabezudo). São Paulo: Cortez Editora/IPF, 2004.
______. Princípios e Experiências (org. Paulo Roberto Padilha e Alícia Cabezudo). São Paulo: Editora Cortez/IPF, 2004.
TEIXEIRA, Anísio Spinola. Aspectos Americanos de educação. Salvador: Tip. S. Francisco, 1928.
______. A pedagogia de Dewey; esboço da teoria da educação de John Dewey. Vida e educação de John Dewey. São Paulo: Melhoramentos, 1952.
______. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Discurso de Inauguração. Salvador: Centro Audio-Visual, CRPE, 1950.
______. Educação não é privilégio. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.
______. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. São Paulo: UFRJ, 2007.
______. Pequena introdução à filosofia da Educação. São Paulo: Nacional, 1975.

Outros
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª Edição brasileira coordenada e revista: Alfredo Bosi. Revisão da tradução e tradução dos novos textos: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2011, 2010.
______. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
BOAL, Augusto. A estética do oprimido: reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. Rio de Janeiro: Funarte: Garamond, 2008.
CAVALCANTI, Lauro (org.); Modernistas na repartição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.
CAVALCANTI, Lauro; CORREA, André. Ainda moderno? Arquitetura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Brasil
Editor, Editora Nova Fronteira, 2005.
HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
XAVIER, Alberto (Org.). Depoimento de uma geração – Arquitetura Moderna Brasileira. São Paulo: CosacNaify. 2003.
XAVIER, Alberto; BRITTO, A. &; NOBRE, Ana Luiza. Arquitetura moderna no Rio de Janeiro. São Paulo: Pini/Fundação Vilanova Artigas; Rio de Janeiro: RIOARTE, 1991.
XAVIER, Alberto; CORONA, Eduardo; LEMOS, Carlos. Arquitetura moderna paulistana. São Paulo: Pini, 1983.

Publicações em periódicos
ANELLI, Renato. Architecture et éducation à São Paulo. Tracés. Zurique, n.15-16, p.13-16, 2005.
______. Centri Unificati di Educazione ao Sao Paolo. Casabella. Milão, n. 727, p.6, 2004.
Boletim Cimento Hoje. Lazer e educação em toda a cidade. n.45, p.14, 2003.
MILHEIRO, Ana Vaz. Sonho feliz de cidade. Jornal Público - suplemento Mil Folhas. Lisboa, 17/07/2004.
Revista D’Art. São Paulo, n.9, 2002.
Revista Habitat. São Paulo, n.4, 1951.
Revista alemã ARCH+. Berlin, n.190, 2008.
ROCHA, Selma. Caderno observatório dos direitos do Cidadão. São Paulo, n.13, 2002.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvea da, FREITAS, José Cleber de. Caderno observatório dos direitos do Cidadão. São Paulo, n.2, 2002.
SILVA, Camilla Croso; GHANEM, Eliem; GRACIANO, Mariangela; MANSAÇÃO, Vera. Caderno observatório dos direitos do Cidadão. São Paulo, n.20, 2002.
SILVA, Itamar Mendes da. Caderno observatório dos direitos do Cidadão. São Paulo, n.9, 2002.
TRELCAT, Sophie. Centres d'éducation unifiés. L’architecture d’aujourd’hui. Paris, n.359, p.82, 2005.
VITALE, Denise. Caderno observatório dos direitos do Cidadão. São Paulo, n.18, 2002.

Trabalhos acadêmicos
PEREZ, Maria Aparecida. Inclusão Social Através da Educação. Um estudo do programa “Centro Educacional Unificado” na cidade de São Paulo. Tese de doutorado apresentada à Universidade de Siegen, Alemanha. Siegen: 2010.
TAKIYA, André. EDIF 60 anos de arquitetura pública. Dissertação de Mestrado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo: FAU USP, 2009.
 

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