Seu principal objetivo é introduzir o aluno ao processo de elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo, considerando a amplitude oferecida pelo Departamento de Projeto através das suas cinco principais áreas de conhecimento: projeto de edificações, planejamento, paisagismo, desenho industrial e programação visual. A disciplina visa fortalecer a capacidade crítica e propositiva dos alunos, como futuros arquitetos e cidadãos. Além disso, servirá para efeitos de validação e aproveitamento das disciplinas realizadas em intercâmbio pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, para obtenção de créditos em disciplinas optativas eletivas fixadas pelo currículo. (Conforme previsto pela Resolução CoG N°4605, Artigos 3° e 4° e CoG N° 4974)
Objetiva fornecer ao aluno fundamentos conceituais e metodológicos, que possibilitem a criação de um embasamento teórico-prático, necessário ao desenvolvimento de trabalhos de projeto, nos seus diferentes níveis de abordagem das áreas de conhecimento desenvolvidas no Departamento de Projeto: a Arquitetura do Edifício, o Planejamento Físico e Territorial, o Paisagismo nas suas escalas urbana e ambiental, o Desenho Industrial e a Programação Visual.
O ensino da teoria e da prática do projeto de arquitetura, sob o regime de autonomia didática, dará ensejo ao desenvolvimento de todos os temas pertinentes, nos níveis em que o professor julgar adequados a cada semestre, envolvendo os fundamentos culturais, históricos, sociais, econômicos e políticos, como também, os conteúdos próprios da disciplina, por exemplo: · o método no desenvolvimento do projeto, · relações de escala no projeto de edificações, · objeto e paisagem urbana,· a funcionalidade na organização espacial,· forma, significado e linguagem; a questão do belo,· forma e técnica construtiva,· o conceito, a idéia, o partido,· a superação do programa de necessidades,· a consideração do lugar,· sistemas de produção e exeqüibilidade,· sistemas estruturais, "natureza e desenho", construção, · conforto ambiental,· habitação de interesse social, topologia,· espaços públicos e privados,· desenho urbano, uso e ocupação do espaço · e outros.
CAMPOS FILHO, Cândido M. - As cidades brasileiras, seu controle ou Caos. São Paulo. NOBEL, 1989. COSTA, Lucio. Sobre o ensino de arquitetura. DAHER, Luiz Carlos. Sobre o desejo - digo - o desenho do Arquiteto. (do catálogoda Exposição "O desenho do Arquiteto".