Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP1301 - Tópicos de Design para Ambientes Digitais: Informação, Interface, Interação, Ação e Colaboração
Design topics for digital environments: information, interface, interaction, action and collaboration

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Criar e aprofundar repertório sobre ambientes digitais, abordando tópicos como design de informação, design de interface e de interação; apresentar e analisar projetos (objetos, produtos, sistemas e serviços para suportes e infra-estruturas digitais); fomentar o pensamento crítico e iniciativas projetuais com ênfase em impactos no humano e no social; auxiliar o aluno a pensar em sua identidade a fim de ampliar o entendimento da atuação profissional considerando a capacidade de projetar para vários contextos, escalas, plataformas e ambientes; auxiliar o aluno a desenvolver estratégias projetuais específicas para o contexto digital (informação, interface, interação, ação, colaboração).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095550 - Daniela Kutschat Hanns
752681 - Leandro Manuel Reis Velloso
 
Programa Resumido
Disciplina voltada a projeto para ambientes digitais e à ampliação de repertório sobre ambientes digitais, suas propriedades, características e paradigmas tecnológicos envolvidos, assim como à reflexão sobre impactos das tecnologias da informação e comunicação na cultura e no comportamento. Desenhada para integrar, em prática, o conhecimento que envolve teorias e projetos existentes à ideação e desenvolvimento de propostas pelos alunos.
 
 
 
Programa
Propriedades dos ambientes digitais. O digital e a sociedade em rede. Do hipertexto à ação e colaboração. A imersão no mundo de dados. Design de informação em ambientes interativos. Histórico das interfaces (HC) e desafios contemporâneos. Design de interface, percepção e cognição. Design de interação e paradigmas tecnológicos. Corpo, objetos, ambientes e a cidade mediados digitalmente. Redes, economia e ativismo. Participação e feedback como elementos projetuais. Tópicos de projeto de produtos, sistemas e serviços.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão avaliados: assiduidade e participação em aula; apresentação de seminário; apresentação de exercícios; desenvolvimento e apresentação de projeto: do pré-projeto ao desenvolvimento e apresentação final.
Critério
Avaliação continuada. Assiduidade e participação em aula (2 pontos). Apresentação de seminário (2 pontos). Apresentação de exercícios (2 pontos). Apresentação do pré-projeto ao desenvolvimento do projeto e apresentação final(4 pontos).
Norma de Recuperação
Novo trabalho a ser desenvolvido após término da disciplina.
 
Bibliografia
     
ARTOPOULOS, Alejandro. Notas Sobre a Cultura Juvenil Móvel na América Latina. In: BEIGUELMAN, Giselle; LA FERLA, Jorge. Nomadismos Tecnológicos. São Paulo: SENAC, 2011
BASTOS, Marcus. Algumas Notas Sobre Economia num Mundo de Geografias Celulares. In: BEIGUELMAN, Giselle; LA FERLA, Jorge. Nomadismos Tecnológicos. São Paulo: SENAC, 2011.
BENYON, David. Interação Humano Computador. 2a. edição. São Paulo: Pearson, 2011.
BULLIVANT, Lucy (guest-editor). Architectural Design: 4dsocial, Interactive design environments. London: Wiley-Academy, July-August 2007.
BULLIVANT, Lucy (guest-editor). Responsive environments: architecture, art and design, (V&A Contemporaries). London: V&A Publications, 2006.
BUSH, Vannevar. “As We May Think” (1945). In: PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.). Multimedia: from Wagner to virtual reality. Expanded edition. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2001.
CASTELLS, Manuel. Opening: networking minds, creating meaning, contesting power. In: ______. Networks of outrage and hope: social movements in the internet age. Cambridge: Polity Press, 2012. p.1-19.
CASTELLS, Manuel. Prelude to revolution: where it all started. In: ______. Networks of outrage and hope: social movements in the internet age. Cambridge: Polity Press, 2012. p.20-52.
COUCHOT, Edmond; TRAMUS, Marie Helène; BRET, Michel. A segunda interatividade. Em direção a novas práticas artísticas. In DOMINGUES, Diana (org): Arte e vida no século XXI. Tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Edunesp, 2003.
ENGELBART, Douglas. “Augmenting Human Intellect: A Conceptual Framework” (1962). In: PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.). Multimedia: from Wagner to virtual reality. Expanded edition. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2001.
HARVEY, David. O direito à cidade. Revista Piauí, São Paulo, n. 82, p.38-43, jul. 2013.
JENKINS, Henry. Conclusão. In: _____. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph: 2009, p.322-343.
KAY, Alan. “User Interface: A Personal View” (1989). In: PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.). Multimedia: from Wagner to virtual reality. Expanded edition. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2001.
KAY, Alan; GOLDBERG, Adele. “Personal Dynamic Media” (1977). In: PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.). Multimedia: from Wagner to virtual reality. Expanded edition. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2001.
LAUREL, Brenda (org.). The Art of Human Computer Interface Design. Addison Wesley, 1990.
LEMOS, André. Cultura da Mobilidade. In: BEIGUELMAN, Giselle; LA FERLA, Jorge. Nomadismos Tecnológicos. São Paulo: SENAC, 2011, p.15-34.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo, Editora 34, 1996.
LÉVY, Pierre. Cibercultura, São Paulo, Editora 34, 1999.
LICKLIDER, J.C.R. “Man Computer Symbiosis” (1960). In: PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.). Multimedia: from Wagner to virtual reality. Expanded edition. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2001.
MCLUHAN, Marshall. Automação: aprendendo a ganhar a vida. In: ______. Os meios de comunicação como extensões do homem. 4a ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1974. p.388-403.
McCULLOUGH, Malcolm. Digital Ground: architecture, pervasive computing and environment knowing. Cambridge: MIT Press, 2004.
MITCHELL, William J. Prólogo: Réquiem urbano. In: E-topia: a vida urbana, mas não como a conhecemos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002. p.19-28.
MITCHELL, William J. A marcha das meganets. In: E-topia: a vida urbana, mas não como a conhecemos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002. p.29-58.
MOGGRIDGE, Bill. Services. In: Designing Interactions. Cambridge: The MIT Press, 2006. p.383-448.
MOGGRIDGE, Bill. People and Prototypes. In: Designing Interactions. Cambridge: The MIT Press, 2006. p.641-736.
MURRAY, Janet H. Da forma aditiva para a expressiva. In: Hamlet no Holodeck: O Futuro da Narrativa no Ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003, p.73-98.
MURRAY, Janet H. Agencia. In: Hamlet no Holodeck: O Futuro da Narrativa no Ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003, p.127-151.
NORMAN, Donald. A. The Design of Everyday Things. New York: Basic Books, 1988.
NORMAN, Donald A. Three Levels of Design: Visceral, Behavioral and Reflective. In: Emotional Design. TFLeBOOK, 2004, p.63-98.
PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005
RAINIE, Lee; WELLMAN, Barry. The Internet Revolution. In: Networked: the new social operating system. Cambridge: The MIT Press, 2012. p.59-80.
RAINIE, Lee; WELLMAN, Barry. The Mobile Revolution. In:. Networked: the new social operating system. Cambridge: The MIT Press, 2012. p.81-108.
SAFFER, Dan. Designing for interaction. Creating innovative applications and devices. Berkeley: New Riders, 2010.
TUFTE, Edward R. Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence
and Narrative. Cheshire, Graphics Press, 1997.
TUFTE, Edward R. Envisioning Information. Cheshire, Graphics Press, 1990.
WIENER, Norbert. “Cybernetics in History,” The Human Use of Human Beings (1954). In: PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.). Multimedia: from Wagner to virtual reality. Expanded edition. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP1301

Clique para consultar o oferecimento para AUP1301

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP